.

.

.

.

terça-feira, 14 de junho de 2011

O "Modus operandi" e a sua ousadia e imagi nação para roubar

Enviado por um leitor, publicanos  o“Modus operandi” dos romenos quanto aos furtos, cujo texto foi extraído do "Fórum da GNR". Os nossos agradecimentos


Duas mulheres e três homens, acompanhados por um bebé, furtaram 1.400 euros de produtos de beleza e higiene em dois espaços comerciais de Miranda e da Lousã
No curto espaço de duas horas consumaram dois furtos e tentaram ainda o terceiro. Falamos de um grupo de cidadãos de origem romena, interceptado pela GNR da Lousã, ao princípio da tarde de quarta-feira. Em causa estão duas mulheres e três homens, supostamente residentes em Coimbra, que se fazem acompanhar por um bebé de meses.
O grupo revela, no mínimo, ousadia e imaginação. Com efeito, entre as 12h00 e as 14h00, consumaram duas “incursões” coroadas de êxito. Foram “apanhados na terceira.
De acordo com fonte do Destacamento da GNR da Lousã, o grupo começou por se deslocou ao Intermarché de Miranda do Corvo, onde reuniu o primeiro “fornecimento” de produtos de beleza e higiene pessoal. Uma primeira intervenção que não suscitou qualquer suspeita, com as duas mulheres, três homens e o bebé a saírem sem “dar nas vistas” daquele espaço comercial, munidos da mercadoria devidamente acondicionada.
A “viagem” continuou, desta feita rumo ao Mini-Preço, na Lousã, onde entraram, fizeram “compras” e saíram com a mesma tranquilidade, dirigindo-se, de seguida, a um terceiro espaço comercial, desta feita o Intermarché da Lousã. E foi aqui que a “coisa” deixou de lhes correr de “feição”.
Com efeito, de acordo com fonte do Destacamento da GNR da Lousã, o comportamento do grupo «levantou suspeitas» e, por coincidência, o gerente daquele espaço comercial é o mesmo do Intermarché de Miranda do Corvo, este responsável quis averiguar a situação da melhor forma. Daí proceder ao visionamento das imagens recolhidas através do sistema de videovigilância e ter “interceptado” a operação de furto praticada pouco antes.

O alerta foi de imediato feito para o posto da GNR da Lousã, que deslocou para o local uma patrulha. Sem fuga possível, o grupo foi “apanhado com a boca na botija”, tendo em seu poder um conjunto de produtos de beleza e higiene, alguns dos quais «bastante caros», avaliados em cerca de 1.400 euros. Entre a gama furtada, a patrulha da GNR “diagnosticou” cremes de dia e de noite, protectores solares, produtos hidratantes e ainda pasta dos dentes em quantidade considerável.
Os assaltantes, todos de origem romena, com idades entre os 15 e os 33 anos, foram levados para o posto da GNR da Lousã, onde foram identificados, e o material furtado apreendido, o mesmo acontecendo com a viatura, um BMW, em que se faziam transportar. O processo segue agora os trâmites normais no Tribunal Judicial da Lousã.
“Modus operandi” original

Revelando bastante à vontade, o grupo não deixa de manifestar, também, uma grande imaginação na forma como praticava os furtos, o que implicava desde um vestuário a “preceito”, até um sistema de “reconhecimento prévio” e uma vigilância “apertada”, envolvendo quer os elementos masculinos, quer femininos.
Com efeito, segundo apurámos, os romenos usavam vestuário escuro, basicamente de cor preta, mas também largo, e as senhoras tinham a particularidade de usar, debaixo do vestuário, como “adereço fundamental”, um avental com duplo pano, que funcionava como “bolsa de canguru” para recolha do espólio retirado das prateleiras e posterior transporte.
Assim, depois de um visionamento prévio do espaço, o grupo introduzia-se de novo no estabelecimento comercial. Os homens ficavam de atalaia, criando a “barreira de protecção” necessária para a actuação das mulheres, a quem competia a tarefa de recolher os produtos das prateleiras e ocultá-los na bolsa do avental.
Um sistema que, de resto, se revelou eficaz, quarta-feira, nas “visitas” feitas ao Intermaché de Miranda e Mini-Preço da Lousã, “claudicando” apenas na terceira tentativa de furto. Aliás, é bastante provável que este mesmo grupo seja responsável por furtos idênticos praticados em várias superfícies comerciais da região.
http://www.forumgnr.com/t20141-grupo-de-romenos-apanhados-por-furto-em-supermercados

Sem comentários: