.

.

.

.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Vaticano encontra centenas de milhões de euros escondidos

Foram descobertas centenas de milhões de euros escondidos em contas privadas no Banco do Vaticano, sinal de que as finanças da Santa Sé estão mais saudáveis do que se pensava.
O Vaticano descobriu centenas de milhões de euros escondidos em contas privadas de vários departamentos no Instituto para as Obras de Religião, o banco da Santa Sé. A revelação foi feita pelo cardeal australiano George Pell, prefeito da secretaria de Economia do Vaticano e responsável pela reforma financeira do Estado do Vaticano.
Em entrevista à revista Catholic Herald, o também arcebispo de Sidney salientou que a descoberta significa que as finanças do Vaticano estão mais saudáveis do que se julgava. “Na verdade, descobrimos que a situação é muito mais saudável do que se julgava, porque algumas centenas de milhões de euros estavam metidas em contas particulares e não apareciam nas contas [do Vaticano]”, disse à revista. “É importante salientar que o Vaticano não está falido. Para além do fundo de pensões, que precisa de ser fortalecido para os próximos 15 a 20 anos, a Santa Sé está a pagar o que deve, ao mesmo tempo que vai adquirindo ativos e investimentos substanciais”, referiu ainda.
Na mesma entrevista, o cardeal sugeriu que foram várias as pessoas “sem escrúpulos” que, durante décadas, se aproveitaram da “ingenuidade financeira” do Vaticano e dos seus procedimentos secretos. Apesar de o cardeal não ter especificado de que forma ou porquê o dinheiro foi escondido, referiu que os vários departamentos do Vaticano tinham liberdade para lidar com as suas próprias finanças, seguindo “padrões estabelecidos há muito tempo”. “Muito poucos estavam tentados a dizer ao mundo o que estava a acontecer, exceto quando precisavam de ajuda extra”, explicou.
«Observador»

Sem comentários: