.

.

.

.

domingo, 7 de dezembro de 2014

OPINIÃO: "Em Portugal desde o 25 de Abril de 1974 o prato das despesas sempre pesou mais que as receitas, a isso chama-se deficit"

Espero que tenha explicado que a austeridade é consequência do memorando,que Sócrates assinou,que agora o Costa quer renegociar, mas que para isso é necessário que os credores aceitem!


Uma iniciativa, sem duvida, louvável debater com as bases por parte de um partido que aspira, para as eleições legislativas de 2015, ter uma maioria absoluta no parlamento.
Como não estive presente só espero que tenha sido explicado aos presentes que um orçamento é como uma balança de dois pratos, receitas e despesas, que devem estar equilibrados!
Em Portugal desde o 25 de Abril de 1974 o prato das despesas sempre pesou mais que as receitas, a isso chama-se deficit, o que levou a compensar, no prato das receitas, com o contrair de divida, a ser paga lá mais para a frente"!
O ilustre deputado Pedro Nuno Santos parece ter descoberto a pólvora quando diz que muitas famílias foram levadas ao desespero, por via da austeridade imposta, e que o governo pratica um intolerável desinvestimento na Educação que compromete todo o futuro do país e dos portugueses, espero que não se tenha esquecido de dizer que tudo isso foi obra dos partidos da alternância, ou como se dizia, no Portugal do século XIX, do rotativismo, que agora se chama do arco da governação, que incluí o seu partido, o de Passos Coelho e o de Paulo Portas.
Espero que tenha explicado também que o governo do seu partido foi apresentando, sucessivamente, os famosos PECS e que se o Primeiro Ministro da altura, José Sócrates, não tivesse apresentado a demissão, na sequência do chumbo do PEC IV, no qual se apresentava um vasto cardápio de cortes, já iríamos na versão 35 do respectivo PEC!
Espero que também explicado que foi na sequência do pedido de assistência internacional, também feito pelo mesmo governo dos PECS, quando estava já demitido, e apenas poderia garantir actos de mera gestão, e com esta possibilitou a entrada da TROIKA com o famoso memorando de entendimento em Portugal e tudo isto com a carta de conforto do partido do Passos!
Espero que tenha explicado que a austeridade é consequência do memorando,que Sócrates assinou,que agora o Costa quer renegociar, mas que para isso é necessário que os credores aceitem!
Espero que tenha explicado que se os credores não aceitarem a renegociar a divida e se chegar a uma situação de rotura total o que fará o seu partido, enquanto suporte do governo, dirá que não pagamos, como fez a Argentina, e saímos da União Europeia e do Euro!
Espero que tenha explicado por miúdos qual é "a estratégia vocacionada para estimular o crescimento económico, a criação de emprego e o desenvolvimento" porque se for à Sócrates será na base do endividamento externo que levará, sem dúvida, a um segundo resgate ou a uma efectiva bancarrota.
Por ultimo,cá para mim, não deve ter explicado nada disso porque isso era falar verdade e as eleições não se ganham falando verdade! 

Noticia relacionada:"PS ANALISA ORÇAMENTO": 

Sem comentários: