.

.

.

.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

O “caminho” está a ficar cinzento para Mário Pereira

Por: António Centeio/JA

Mário Pereira não tem levado muito a sério as intervenções de  Francisco Cunha (TPA) e Pedro Gaspar (PS) vereadores da oposição.

Estes dois vereadores já demonstraram que não estão para brincadeiras e muito menos permitem que as suas questões sejam ignoradas pelo presidente da Câmara.

Uma estratégia errada por parte de quem tem a maioria que começa a ter as suas consequências.

A “travessia do deserto” tem sido difícil quer para Francisco Cunha quer para Pedro Gaspar mas as “palmeiras” começam a estar à vista.

FRANCISCO CUNHA


O vereador do TPA já demonstrou (por actos e palavras), que é um “incómodo” e o que diz que “vai fazer” faz mesmo.

Nada do que fez e disse o envergonha (antes pelo contrário) porque acima de tudo são legítimos os seus “direitos”.

Afinal representa uma razoável franja do eleitorado e tem que mostrar a este a responsabilidade de ser vereador da oposição como pretende, mais tarde ou mais cedo, ocupar o lugar de Mário Pereira.

Nada então como ser “incómodo” porque muitos alpiarcenses começam a acreditar  se Francisco Cunha tivesse sido eleito presidente da Câmara” já “algo teria mudado” nesta pacata terra.

Foram longos “meses de espera” que o vereador Francisco Cunha teve que aguardar para que tivesse acesso aos tão desejados documentos.

Para que tal acontecesse teve que pedir ajuda a um organismo da Assembleia da República.

PEDRO GASPAR


A “inércia” e um certo “desleixe” por parte do executivo da CDU quanto à mortandade dos peixes, como era de esperar, acabou por ter as suas consequências, graves e penalizadoras para o executivo, nomeadamente para Mário Pereira.

Enquanto Francisco Cunha caminhou pelos corredores da Assembleia da República o vereador do PS, Pedro Gaspar socorreu-se dos seus conhecimentos e influências partidárias porque  os “camaradas” são para as ocasiões.

Numa “singela” mas oportuna conversa, Pedro Gaspar soube que a deputada Idália Serrão (eleita pelo PS no circulo eleitoral de Santarém) ia apresentar vários problemas da região na Assembleia da República e pediu-lhe que juntasse “aos que já levava” o problema da “mortandade dos peixes na Barragem dos Patudos de Alpiarça” porque os comunistas “dão indícios” da “causa dos peixes mortos” ser coisa que não incomode muito.

Idália Serrão (foto) que é uma “mulher de influências” apontou na sua “ agenda” a “teimosia ou desleixe” de Mário Pereira para interpelar o Ministro do Ambiente”



Pedro Gaspar limitou-se a “denunciar factos” como fazia a CDU quando era oposição ao PS, que “chamava até a Alpiarça jornalistas e repórteres de imagem para filmarem os esgotos que corriam da Zona Industrial para a vala velha e outros desleixos e agressões ao ambiente” (palavras de um comentarista).

A “coisa” deu "estrondo” e a imprensa deu “cobertura nacional” ao acontecimento porque nos bastidores das “influências” estava (e está) um homem da comunicação social que sabe muito bem o que é ou não “noticia”.

Mas como não há “uma sem duas” e para se mostrar que não são só os outros que se preocupam com o “ambiente” e “como quem não quer a coisa” num ”ápice” e em simultâneo o PEV – Partido Ecologista “Os Verdes” solicita ”uma reunião com carácter de urgência à Câmara Municipal de Alpiarça (CMA), no sentido de tomar conhecimento das medidas que a autarquia está a implementar para resolver o problema que está a ocorrer na Barragem dos Patudos e que levou à morte de peixes”.


Curiosamente ou por mera coincidência (???) tudo acontece e é marcado após a imprensa começar a divulgar o “inacreditável”. Uma maneira simples de ninguém ficar comprometido e todos mostrarem que estão preocupados com a situação.

Existe é uma “pequena” diferença:

“Os Verdes” limitaram-se a querer tomar “conhecimento das medidas que a autarquia está a implementar para resolver o problemaenquanto a deputada socialista interpelou directamente o ministro e…no sítio certo.

Com tudo isto que aconteceu, uma coisa  sabe-se: os ventos não estão favoráveis para Mário Pereira porque os vereadores já mostraram que não estão para brincadeiras.


Para que o “caminho não fique  ainda mais cinzento” seria bom que o edil se tornasse mais flexível e tolerante caso contrário, o “quero, posso e mando” poderá sair-lhe bem caro.


3 comentários:

Anónimo disse...

Embora a veracidade dos factos, reconheça-se o bom trabalho que o executivo da CDU está a levar a efeito, dentro das suas possibilidades, competência e seriedade

O VELHINHO VFPF disse...

Mas, há uma diferença e grande. Quando era o PS a culpa era dos esgotos das adegas,da Zona industrial e da fabrica de Ulme...E aqui é dos comunistas que vão todos os dias mijar no lago da barragem. o Velhinho.

Anónimo disse...

"...dentro das suas possibilidades". Tem toda a razão senhor comentarista, e é justamente aqui que bate o ponto! Aqui é que está a diferença.
As "possibilidades" de uns e de outros nem sempre são as mesmas perante o mesmo cenário. Por isso é que há os vencidos e os vencedores. Os que passam e os que deixam passar. Os que evoluem e os que não passam da cepa torta!
São as "possibilidades" de cada um.
E quem faz o "possível" a mais não é obrigado. Só que o reconhecimento e mérito, é sempre de quem ultrapassou a barreira do "normalmente possível". Em certos casos, de quem fez o IMPOSSÍVEL.

(Viriato)