.

.

.

.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DOS LEITORES: "As medidas foram tomadas mas desordenadamente e fora de tempo"


O repuxo e toda a sua instalação e estrutura de apoio, foi colocado ali, no tempo do presidente da câmara Dr.Rosa do Céu com outros propósitos que não a oxigenação da água, segundo nos foi dito


Por: J. Antunes


Li o que foi escrito pela imprensa acerca dos resultados da reunião de emergência entre Os Verdes e a Câmara Municipal de Alpiarça que teve como tema central a poluição da barragem dos Patudos em Alpiarça. E, não há dúvida, que de acordo com testemunhos credíveis que conhecem bem o problema da barragem e as medidas que têm sido implementadas, o que foi dito, pouco ou nada corresponderá à verdade. Ou melhor, as medidas foram tomadas mas desordenadamente e fora de tempo.

Vejamos:
O repuxo e toda a sua instalação e estrutura de apoio, foi colocado ali, no tempo do presidente da câmara Dr.Rosa do Céu com outros propósitos que não a oxigenação da água, segundo nos foi dito.
Entretanto, o sistema esteve desactivado e foi então reposto pelo executivo CDU com o fim de auxiliar na oxigenação da água da barragem, o que é notória e comprovadamente insuficiente.



Quanto à renovação da água a partir de um furo existente próximo da barragem e referido pelos Verdes, isso foi implementado sim mas, há poucas semanas e quando o assunto começou a ser mais badalado nos jornais, que começaram a publicar fotos com a mortandade dos peixes. Talvez, porque isso envolve despesas consideráveis com o consumo de energia e desgaste da electrobomba submersível de grande potência e consumo energético proporcional.
Para finalizar, e já que isso ainda nunca foi abordado publicamente por quem de direito, há que resolver o problema da comporta de esgoto da barragem que, conforme foi confirmado pelos Bombeiros Municipais de Alpiarça, é impossível abrir. O sistema, como tantos outros "sistemas" que temos por aí, está enferrujado e precisa de ser substituído.
Como diz o outro: "Eles falam, falam mas..." "Palavras leva-as o vento!"
É isto que me apraz registar. O resto ficará à consideração de quem tiver interesse pelo assunto.

Noticia relacionada:
"OPINIÃO: As explicações dadas são confrangedoras": 


Sem comentários: