.

.

.

.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

OPINIÃO: “Tenho saudades de um país que ainda não existe no mapa”

Por: Isabel Faria
Isabel Jonet com aquela sensibilidade que todos lhe conhecemos quando se preocupa com a nossa saúde e diz que não se pode comer bifes todos os dias ou quando afirma que temos que aprender a viver mais pobres, diz agora que o principal problema dos desempregados são as redes sociais. 

Que raio de ideia a nossa poder pensar que seria o desemprego, o risco de pobreza, ou a pobreza, a cada vez menor protecção social no desemprego, a falta de perspectivas, a falta de dinheiro para, sequer, comprar uma roupa decente para ir a uma entrevista de emprego ou um bilhete de autocarro, a desilusão, a depressão, a falta de vontade de viver, o ser velho aos 40 e enxotado para fora do País aos 25. Tudo isto não passa de aprendizagens. O inimigo dos desempregados é o Facebook, o Twitter e quejandos.

Se não tens trabalho não te iludas que podes ter amigos. Reais, virtuais, amigos. Que podes ouvir música. Saber notícias. Conversar. Ler. Ou escrever. Se não tens trabalho, não te armes em vivo, pá!
Isabel  Jonet

Se não tens trabalho começa a procurar à uma da manhã e mantém-te na busca até à meia- noite. Mas na rua, no batente, como dizia o outro. Está tudo fechado à noite? Não há portas para bater, nem ninguém que receba CVs?  Mas isso que importa? Sai de casa na mesma. Mexe-te, pá! Aliás, brevemente ficas sem casa, por isso bem podes ir-te habituando a passar 24 horas a procurar emprego calcorreando as ruas. Vai-te treinando e descansa debaixo da ponte…melhor, não descansas nada. Se não tens trabalho não tens direito a descansar. Não te armes em revolucionário, pá!
E aquelas histórias de se poder encontrar emprego na net, de a solidariedade nos conseguir fazer agarrar à vida, de a partilha nos fazer acreditar na vida, são desculpas de quem não quer mas é trabalhar. Não te armes em espertinho, que a Jonet, topa-te bem.

Sim, porque se quisesses trabalhar, oferecias-te como voluntário, a preço zero. Não conseguias pagar a água nem a luz? Mas também para que precisas tu de tais luxos? Precisas de arranjar dinheiro para dar comida aos teus filhos? Mas para que precisam eles de tais luxos? Aliás, se eles tiverem menos de 10 ou 11 anos, também os podes mandar para as campanhas do Banco Alimentar. Ou mais pequenos, até. Desde que sejam maiores que um saco daqueles que entregam aos clientes dos supermercados, a Jonet aceita-os.

Adenda: Já depois de ter terminado estas linhas, vi uma declaração de António José Seguro em que promete acabar com os sem-abrigo no prazo de uma legislatura. 

Juntando uma e outra notícia, apetece-me recorrer à frase de Eduardo Galeano: Tenho saudades de um país que ainda não existe no mapa.