.

.

.

.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

OPINIÃO: o Domingo de Festa em que caiu o Carmo e a Trindade em Alpiarça

Por: Repórter Y 


A festa das comemorações dos 100 anos do Concelho de Alpiarça esteve efetivamente animada por ranchos folclóricos, artistas da ASAL, bandas filarmónicas e fogo de artifício, conforme tem sido noticiado e é do conhecimento geral. Mas, não há bela sem senão.
Muitos alpiarcenses ficaram a ver navios no que diz respeito ao "petisco" da anunciada vitela e porco assado no espeto. Muitos pensaram ir meia hora depois do anunciado para evitar filas e confusões e acabaram por ficar com os pratos e guardanapos na mão porque a comida já tinha "fugido" dos grandes tachos e panelas. Havia dezenas de pessoas pacientemente à espera que viesse, pelo menos, o pão e uma costeleta de porco ou vitela mas em vão. Foram desistindo um a um, com a má notícia de que já não havia mais! "Só há molho mas, também não há pão!" - diziam os cozinheiros e distribuidores de tão cobiçadas iguarias. E lá se ia bebendo um "tintinho" para não perder tudo e molhar a palavra.
Dizia alguém que o problema foi a mudança do petisco do dia do centenário, por causa da chuva, para um Domingo de Festa em que caiu o Carmo e a Trindade em Alpiarça. Foram centenas de forasteiros vindos de Santarém, Almeirim, Chamusca e Vale de Cavalos que se caíram na barragem junto ao palco e ao petisco. Havia filas de carros que chegavam ao Parque de Campismo, Escola José Relvas e estádio Raúl José das Neves. O "comes e bebes" à borla, começava oficialmente pelas 18:30 mas, segundo testemunhos oculares, muito antes já havia gente a petiscar. O resultado foi que pelas dezanove e pouco já estava tudo "rapado", graças também aos nossos visitantes que nos ajudaram nessa difícil tarefa.
Dizia-nos um alpiarcense residente, homem já de meia idade, que ficou também a "ver navios":
"...para as próximas comemorações (150 anos!) deveriam ter mais atenção à "assadura" com mais um vitelo e, dois ou três porcos, a contar com a vizinhança que também parece gostar do petisco. Muitos não saiam dali e repetiram três e quatro vezes! Pelos vistos, em todo o lado, a fome é negra! - concluiu.
Valeu-nos a "pinga alpiarcense" branco e tinto que resistiu às várias "investidas" por mais algum tempo.

 

1 comentário:

Anónimo disse...

Pena é, que depois desse repasto,pelos vistos apenas para alguns, as ruas continuem cheias de buracos, ainda agora dei cabo de um pneu do carro.
Pelos vistos, deve de haver falta de pessoal, para estes serviços uma vez anda tudo ocupado com festas, que já não se lembram das tarefas que tem de desempenhar todos os dias.....