Devido ao vertiginoso correr dos tempos actuais, os utilizadores da nossa Biblioteca sentem necessidade de obter informação actualizada que os ajude a adquirir o conhecimento que necessitam para a sua vida no dia a dia.
O estudante, o técnico, o cidadão comum já não se contentam com a informação disponibilizada nos suportes tradicionais em papel, como o livro e as publicações periódicas, sabem que existem outros recursos que podem fazer a diferença no seu contexto educacional, social ou profissional. Pretendem recorrer, entre outros, aos recursos multimédia e à Internet. A primeira dificuldade surge na utilização dos meios de acesso, onde o computador predomina, depois surge uma outra, a de saber separar o “trigo do joio” na imensidão de informação que os rodeia.
Esta dificuldade surge com maior incidência entre os adultos seniores, que na sua grande maioria nunca utilizou um computador ou nunca aprendeu a seleccionar a informação nesta nova dimensão digital, embora manifestem grande vontade em desenvolver novas competências nestas literacias: a da informação e a digital.
É aqui que a Biblioteca Municipal vai intervir, servindo de mediadora entre os utilizadores e esta nova dimensão informacional-digital, dando aos adultos seniores, maiores de 60 anos, a oportunidade de participarem em acções de formação focadas na utilização das novas tecnologias da informação e comunicação - TIC. Estas irão decorrer no espaço da Biblioteca, onde procuraremos fornecer os conhecimentos básicos para a utilização dos recursos disponíveis.
Com início em outubro, as acções de formação terão lugar à terça e quinta-feira, no período da manhã, entre as 10h30 e as 11h30.
Dadas as limitações do espaço, só serão aceites 5 inscrições por ação de formação.
Sem comentários:
Enviar um comentário