.

.

.

.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NOVA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA AVANÇA EM ALPIARÇA


ÁGUAS DO RIBATEJO ESTÁ A INVESTIR 8 MILHÕES DE EUROS NO CONCELHO
As obras da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Alpiarça já se iniciaram e prevê-se que a ETA entre em funcionamento no primeiro trimestre de 2013 em conjunto com o novo reservatório de Alpiarça e os novos sistemas construídos pela ÁGUAS DO RIBATEJO para abastecer Alpiarça, Casalinho, Gouxaria, Frade de Baixo e Frade de Cima.
A ETA de Alpiarça custa cerca de 500 000 euros e está a ser construída pela empresa Oliveiras S.A., junto do novo reservatório, entre as piscinas municipais e a Barragem dos Patudos, em Alpiarça. A obra tem um prazo de execução de 5 meses e a sua construção justifica-se com a necessidade de eliminar alguns metais que aparecem com frequência ( ainda que em quantidades dentro dos valores recomendados), na atual captação, que será eliminada após a entrada em funcionamento dos novos sistemas.
Os investimentos nos Sistemas de Abastecimento de Água que servem o concelho de Alpiarça, cerca de 4 Milhões de Euros, financiados pela União Europeia e pela empresa, visam melhorar a qualidade da água e do abastecimento e garantir reservas que permitam servir toda a freguesia de Alpiarça, mais de 95 % da população, durante 48 horas em caso de avaria nos furos de captação ou nos atuais reservatórios.
Nesta empreitada foram construídas três novas captações: uma em Frade de Cima e duas em Alpiarça; três estações elevatórias em Alpiarça, três novos reservatórios: em Casalinho, Fazendas de Almeirim (abastece Frade de Cima) e Alpiarça. Foi ainda criada uma nova rede de condutas, com cerca de 24 km de extensão, que atravessa os municípios de Alpiarça e Almeirim.

OBRAS DE 4 MILHÕES DE EUROS MELHORAM QUALIDADE AMBIENTAL
Na área do saneamento, em 2013, Alpiarça atinge uma cobertura superior a 90% no tratamento das águas residuais com a realização da ampliação da rede em Casalinho, Gouxaria e Frade de Cima e a ligação à rede, que integra quatro estações elevatórias (duas novas e duas requalificadas) no sistema ligado à nova ETAR de Almeirim/Alpiarça. A estação é um equipamento com lagoas naturais a céu aberto, construída junto à Reserva Natural do Paul da Gouxa. Esta área foi protegida com  um emissário que permite que a descarga final das águas seja feita a 2 km a jusante da ETAR, eliminando desta forma qualquer impacte ambiental.
As obras de saneamento no município de Alpiarça custaram cerca de 4 Milhões de Euros, financiados pela União Europeia e por capitais próprios da empresa resultantes da receita das faturas pagas pelos consumidores.
O impacto destas obras é visível na vala de Alpiarça, Barragem dos Patudos e nas linhas de água que atravessam o concelho de Alpiarça, que disponibiliza vários espaços de lazer interessantes, procurados por muitas famílias devido à melhoria da qualidade ambiental e ao aumento da biodiversidade nos espelhos de água.
As intervenções da ÁGUAS DO RIBATEJO foram elogiadas pela Agência Portuguesa do Ambiente que considerou que as obras realizadas têm contribuído para a melhoria da qualidade das águas no rio Tejo e seus afluentes.

Sem comentários: