.

.

.

.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Câmara paga quase 17 mil euros pelo aluguer de uma plataforma


 Por falta de recursos próprios, a Câmara adjudicou à Construlink-Tecnologias de Informação, S.A, um serviço de aluguer de uma plataforma para um contrato  em regime de ASP (*) e respectivos serviços associados  com custos de 16.200,00 €
 A “Construlink-Tecnologias é uma empresa sediada em Lisboa e especializada em produtos informáticos

(*) O que significa "ASP"?

O ASP (de Active Server Pages), também conhecido como ASP Clássico hoje em dia, é uma estrutura de bibliotecas básicas (e não uma linguagem) para processamento de linguagens de script no lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web. Exemplos de linguagens aceitas são: VBScript, JScript, PerlScript, TCL ou Python sendo que apenas as duas primeiras são suportadas por padrão.

Ele roda/corre nativamente em servidores Windows, através do serviço chamado de IIS (Internet Information Service) - o servidor web da Microsoft, ou do PWS (Personal Web Server) em ambientes com Windows 98. Além disso ele pode rodar/correr em outras plataformas, como Linux no servidor Apache quando usando um módulo de um programa como o Tomcat.
O script é interpretado no lado do servidor e o que é enviado ao lado do usuário/utilizador (navegador, por exemplo) é apenas a saída que normalmente é uma linguagem de marcação como HTML, XHTML ou XML.
Linguagens como o Javascript e o VBScript podem ser processadas pelo navegador do visitante. Neste caso, este tem que suportar a linguagem. Contudo, como o ASP é processado pelo servidor, há independência de navegadores, uma vez que eles só processarão HTML.
Através dessa tecnologia também é possível executar consultas a Banco de Dados, através da biblioteca de componentes ActiveX.
O uso desta tecnologia vem diminuindo sensivelmente pela maturação da tecnologia .NET, sendo gradativamente substituído pelo ASP.NET que proporciona uma gama maior de recursos e um melhor desempenho.
Fonte:

Sem comentários: