.

.

.

.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O PERIGO DE INCÊNDIO OU A POSSIBILIDADE DE ACONTECER ALGUMA DESGRAÇA CONTINUA A EXISTIR


No dia 21 de Agosto publicamos uma notícia de um leitor que mais não foi do que um “Alerta” para o perigo que rodeia as habitações próximas da Barragem dos Patudos.
Hoje “Jornal Alpiarcense” foi ver o local para saber o “ponto da situação”. Está  na mesma e tudo indica que está para continuar.

Dizia o leitor (ler: UMA BOMBA INCENDIARIA ) que o mais engraçado, é que a maior bomba incendiaria encontra-se junto à casa do Comandante dos Bombeiros e não há ninguém que lá vá retirar as árvores. Estamos em Agosto, muito calor, rama seca e troncos amontoados, se houver um azar, ardem as casas todas ali em redor. Não há ninguém na Câmara que veja isto ? Que anda o Sr. Presidente a fazer para não obrigar que de imediato retirem as lenhas dali ?”

É gritante a passividade das autoridades, nomeadamente a Câmara, que continua a permitir e existência do arvoredo e folhas secas e a ignorar o perigo que por ali paira.

Não se compreende como o executivo camarário não notifica o causador do embrião incendiário ou a expensas suas não faz a limpeza para depois apresentar a “conta” ou apresentar a  responsabilidade a quem de direito.

Por compreender está também  a passividade dos Bombeiros que nada fazem e até parece ignorarem o perigo de incêndio ou alguma desgraça que possa acontecer pelas bandas da Barragem.

Se estas duas entidade nada fazem para acabar com o pânico que existe nos moradores da Zona Alta da Barragem o melhor que há a fazer é esperar que nada aconteça porque a acontecer quer o presidente da Câmara quer o Comandante dos Bombeiros terão que prestar contas a alguém.

Curiosamente e segundo conseguimos apurar nem sequer um pequeno “relatório” do perigo existe por parte dos Bombeiros a informar a Câmara.

2 comentários:

Anónimo disse...

é uma pouca vergonha como a Camara continua a fingir que não existe perigo.
Nem se preocupam com a segurança da população.

Anónimo disse...

A comemoração do dia da Árvore e esta denuncia desta "prevenção" da Natureza é pura hipocrisia!

Perante este atentado ao meio ambiente e à preservação das Árvores, transcrevo um pequeno texto do site da Câmara Municipal:
Comemorações do Dia da Árvore 2012


Numa iniciativa da Câmara Municipal e com a colaboração do Agrupamento de Escolas e da Junta de Freguesia, o Dia Mundial da Floresta foi assinalado em Alpiarça, nos dias 20 e 21 de março.

No dia 20 as atividades centraram-se nas crianças do 1.º Ciclo das escolas do concelho e decorreram com a plantação de árvores na Reserva do Cavalo Sorraia e junto às Piscinas Municipais bem como a sensibilização com a ACHAR (na Silvicultura Preventiva), Bombeiros (no Combate a Incêndios) e GIPS (na Defesa da Floresta contra Incêndios – Brigadas Helitransportadas).

No dia 21 e dirigidas às crianças do pré-escolar, as atividades consistiram na realização de uma Peça de Teatro e a plantação de árvores na Reserva do Cavalo Sorraia.

Os objetivos visaram sensibilizar os alunos para a preservação e proteção do meio ambiente, incutindo hábitos de comportamento e prevenção, promovendo a relação das crianças com a natureza, incentivando-as também ao convívio e troca de experiências.