.

.

.

.

sábado, 24 de abril de 2010

Mais um aniversário do “25 de Abril” numa Alpiarça que é uma “Terra Orgulhosa”

Por: António Centeio *

Comemora-se hoje mais um aniversário do “25 de Abril”. 36 anos passaram sobre o golpe militar que deu origem à conhecida “Revolução dos Cravos”.

Esta data que se comemora, para lá do balanço político do que se possa fazer sobre aquilo que aconteceu ao longo destes 36 anos deixa bem claro que tem sido um pouco maltratada na área da política.


Mas o 25 de Abril também é história e deve ser contada aos mais novos para saberem apreciar melhor a liberdade que têm de escolher. Se a democracia trouxe a liberdade, com ela veio uma outra que também faz parte dessa liberdade, a responsabilidade.


O 25 de Abril de 1974 será um dia jamais esquecido pela maioria dos alpiarcenses. Uma terra marcada de sofrimento e de perseguições.


Um dia e uma data que os alpiarcenses comemoraram com alegria.


Mas 36 anos passados é altura de fazermos uma reflexão daquilo que aconteceu, do que se fez e do que se tem feito.

Encontramos coisas boas como outras que devem envergonhar os protagonistas de certas acções e ainda outras das quais nos devemos orgulhar.


Alpiarça sempre foi e continuará a ser uma terra de esquerda. Cada um vive o “25 de Abril” em conformidade com os seus ideais políticos e partidários mas esta “Esquerda” deve ser um orgulho para todos os alpiarcenses.


“Jornal Alpiarcense” congratula-se por mais um aniversário da data que marcou profundamente o nosso país e a nossa sociedade. Aos alpiarcenses que lutaram e sofreram as agruras das perseguições, que são tantos, em parte lhe devemos a liberdade que hoje temos.


Aproveitamos a oportunidade para deixarmos aqui, a quem de direito; a proposta para que um dia em local a demarcar, seja colocado um monumento em que conste os nomes de todos os alpiarcenses que lutaram pela liberdade que hoje temos para que as gerações vindouras possam saber que Alpiarça é uma “Terra Orgulhosa” do seu passado.


* Editor do Jornal Alpiarcense

Sem comentários: