.

.

.

.

sábado, 16 de maio de 2009

Técnicos de saúde serão colocados nas extensões da Lezíria para libertar médicos

A directora executiva do agrupamento de centros de saúde da Lezíria do Tejo ( que englobe Alpiarça), Luísa Portugal, pretende colocar técnicos de saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além de enfermeiros, nas extensões de saúde.

No âmbito de uma reorganização dos serviços que está a ser preparada, e perante a falta de médicos, a medida visa evitar o encerramento destas unidades e permitir uma assistência mínima às populações das zonas rurais.

O que se pretende também, diz Luísa Portugal, é que os médicos de família se concentrem apenas nos actos exclusivamente clínicos, libertando-os de tarefas que lhes ocupam tempo e que podem ser feitas por enfermeiros ou dietistas, por exemplo. “Há uma grande dispersão de locais de atendimento, com extensões que servem 600 ou 800 pessoas e nestes casos as consultas médicas podem ser concentradas noutras unidades mais próximas”, explica. Com isto poupa-se tempo com as deslocações dos clínicos e optimizam-se os serviços.

A directora do agrupamento, sedeado no Centro de Saúde de Almeirim e que abrange além deste os centros de Chamusca, Alpiarça, Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente, pretende também reorganizar a assistência nos Serviços de Atendimento Permanente (SAP) e Atendimento Complementar (AC), destinado às pessoas que não têm médico de família ou que precisam de um atendimento mais urgente.
A proposta passa por retirar os horários dos médicos de família nestes serviços e concentrá-los nas consultas aos utentes dos seus ficheiros e contratar clínicos a empresas para assegurarem os SAP e AC.
«O Mirante»

1 comentário:

Anónimo disse...

NOITE DE FADOS na Quinta de S.José, em Alpiarça - organizada pela CDU

Excelente iniciativa realizada pela CDU neste sábado.
Esteve tudo muito bem organizado, com a presença de muitas pessoas que assistiram a um espectáculo memorável de boa música e poesia e ainda com a ceia servida.
Está de parabéns a CDU; estão de parabéns os músicos e os fadistas; estão de parabéns todos os que contribuiram para organizar e apresentar este espectáculo, tudo com o trabalho voluntário e militante de muitos alpiarcenses.
No início o Mário Fernando disse que ao longo destas campanhas para as eleições europeias, legislativas e autárquicas a CDU irá realizar espectáculos que irão envolver vários tipos de expressões culturais, políticas e desportivas. Espero que continuem assim e que sejam atingidos bons resultados na eleições, até à vitória em Alpiarça, para pôr a cultura e o desporto ao serviço de todos os alpiarcenses.