Especialmente dedicado aos vinhos produzidos no concelho, o IV capítulo da Confraria Gastronómica de Almeirim realizou-se no domingo, 17 de Maio, no cine-teatro da cidade, onde foram entronizados sete novos confrades.
As três adegas cooperativas locais – Almeirim, Benfica do Ribatejo e Gouxa – são agora confrades de honra, tal como a eurodeputada Jamila Madeira, que recentemente organizou uma mostra de sopa da pedra no Parlamento Europeu, e Joaquim Rosa do Céu, ex-presidente da Câmara Municipal de Alpiarça e actual presidente da Região de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo.
Como confrades efectivos, com direito a usar o traje oficial, o colar e a insígnia, foram entronizados Luís Gonçalves e Hugo Martins. Durante a cerimónia, todos os novos membros provaram a sopa da pedra, um copo de branco e juraram defender e divulgar os propósitos da Confraria Gastronómica de Almeirim, fundada a 14 de Maio de 2004.
“Esta é a nossa festa de aniversário e o momento mais alto do ano, pois não só acolhemos novos confrades, como recebemos amigos de confrarias de todo o país”, disse ao nosso jornal o grão-mestre João Paulo Simões, adiantando que este acto foi presenciado por representantes de 43 organizações gastronómicas nacionais. O capítulo terminou com um grande almoço regional para todos os convidados no salão Moinho de Vento.
«O Ribatejo»
1 comentário:
O Dr. Rosa do Céu é confrade da Confraria Enófila Nª Srª do Tejo há cerca de oito anos e nunca compareceu nos Capítulos (Assembleias Gerais). É uma Confraria Regional muito importante presidida pelo Prof. Veríssimo Serrão, e inclui todos os produtores regionais,muitos enólogos e entidades variadas para além de personalidades individuais como o Dr. Jaime Gama, entre outros. Espero que o Dr. Rosa do Céu, desta vez, honre a sua nova Confraria, participando, pelo menos, nos Capítulos, já que não tem de pagar as quotas visto ser confrade de honra.
Enviar um comentário