.

.

.

.

domingo, 15 de março de 2009

Afinal, Rosa do Céu será tão incompetente como dizem ?

Artigo de Opinião
Por: Antaeus
Nos últimos tempos parece que «está na moda dizer mal de Rosa do Céu». Acusam-no de tudo e de mais alguma coisa e de outras coisas que não se pode dizer.

Mas será na verdade Rosa do Céu um incompetente ou será ele um “animal político” por causa da sua experiência nos meandros da política o do que já conseguiu?
Há momentos da nossa vida que devemos parar um pouco para analisarmos as situações e as razões das coisas e das pessoas.
Quando foi eleito para presidente da Câmara foi um “Herói” porque conseguiu com habilidade e astúcia destronar quem já estava no poder há alguns anos. Depois bateram-se palmas por tudo e por nada ao herói, quando trouxe “ilustres” a Alpiarça como mais nenhuma força politica; nele se depositaram as maiores esperanças no futuro da terra. O tempo passou e nem tudo se realizou. Obteve verbas financeiras para bem do concelho e, entre outras, conseguiu com que em Alpiarça passasse a haver: tolerância politica e terminou com os ódios partidários, coisa que hoje está a aparecer novamente.
Fez alguma obra no pouco tempo que esteve à frente do Município se tomarmos em atenção o tempo que lá esteve em relação aos eleitos da CDU.
Soube repartir ideais políticos que estavam convergidos numa só força politica alpiarcense e abriu os olhos a quem «só via para um lado».
Vejamos um pouco do passado de Rosa do Céu: Foi um trabalhador -estudante que se licenciou com esforço; dedicou-se à causa de corpo e alma para chegar onde chegou. Por ser ambicioso; exerceu cargos de alta responsabilidade e de destaque, como é de conhecimento de todos, ganhou umas eleições que: quase todos previam ser um falhanço e deixou o cargo de “Presidente” para exerceu o mais alto cargo na maior «entidade de turismo». Quer ainda mais e chegar onde muitos não conseguem. «Não quer morrer deitado mas sim de pé como as árvores».
Acusam-no, de enquanto presidente, ter actos menos correctos e outros considerados de interesse. O tempo se encarregou de mostrar que não foi bem como disseram e os tribunais confirmaram-no
Alguém, hoje, “honestamente” é capaz de o acusar com provas de algo obscuro que fizesse? Alguém é capaz de dizer e provar que meteu proveitos públicos ao bolso? Alguém é capaz de provar que prejudicou a vida deste ou daquele cidadão? É possível que alguns estejam a atravessar problemas, por razões profissionais, mas honestamente, perguntando a nós próprios: - não teriam contribuído para isso?
Na hora da verdade o que interessa são os resultados e as obras.
Isto é crime ou defeito?
Possui os seus defeitos, as suas virtudes e não abdica daquilo em que acredita e que sabe que vai conseguir. Ouve quem lhe convêm e escuta os mais sábios, mas a decisão final só a ele pertence. Não aceita que lhe contornam o caminho que quer perseguir e não abdica daquilo que acredita. Tem uma personalidade forte como não desiste daquilo que quer. Sabe dar tempo ao tempo. Foi ele que ganhou as eleições e só a ele compete defender a imagem de quem votou nele. Os outros, que dele dependem, devem estar limitados a seguir o que «determina como as regras do jogo». É esta a diferença de quem manda e de quem é mandado
É o seu feitio e a sua personalidade. Isto não é incompetência. É a sua própria maneira de ser. Devemos aceitar e tolerar os feitios de cada um, mesmo que não estejamos de acordo com eles.
Tudo em contrário e quem não queira ser realista é porque é maldizente. Não é qualquer pessoa que chega onde Rosa do Céu já chegou e onde muitos nunca conseguirão, como soube destronar quem nunca acreditou naquilo que pudesse ser possível, a derrota.
Usou a astúcia e inteligência para obter com esforço o que conseguiu. É louvável o que fez e o que faz, quer queiramos quer não.
Só a intenção do mal dizer ou os opositores, é que podem, ou querem, fechar os olhos para a realidade.
A único erro que fez, quanto a mim, foi abandonar o lugar para que foi eleito, cuja população quando votou nele sempre acreditou que terminasse o mandato. Aqui falhou redondamente.
É possível que haja algumas pessoas que com ele trabalharam directa ou indirectamente ou dele dependeram que possam criticá-lo de alguma coisa, mas esta questão é o velho e conhecido problema existente, que perdura já a algumas centenas de anos, entre «patrão e empregado» ou de «quem manda e quem é mandado».
Veja-se o inquérito levado a efeito recentemente por um jornal da região onde os inqueridos quando se pronunciaram sobre Rosa do Céu pouco ou nada tiveram para acusar, antes pelo contrário.
Dos políticos do passado e do presente, haverá por aí algum que possa mandar uma pedra para o seu telhado sem o machucar? Todos temos telhados de vidro, não é? Ou alguém se julga puritano? Todos erramos e falhamos. Agora depende é se o fazemos por maldade ou para que as coisas funcionem, mesmo sabendo-se de antemão que nem a todos se pode agradar.
Em termos de sumário: haverá provas em contrário?
Afinal Rosa do Céu é incompetente como dizem ou é a oposição ou os opositores de tão cegos andarem que não aceitam a verdade dos factos?
JA - Foto Arquivo JA

3 comentários:

Anónimo disse...

Para Antaeus ou seja lá quem tenha composto a notícia parece que em política e para se alcançar degraus cada vez mais altos tudo é permitido, ou então quem fez o artigo não conhece minimamente o que Rosa do Céu fez até a grandes amigos, como Marques Pais, Gabriela Pinhão, Manuel Caniço, João Serrano, Prof. Joaquim Duque, Josué Cavalheiro, Sónia Sanfona, só para citar alguns nomes.
As sondagens por telefone valem o que valem e as entrevistas são feitas durante o dia e para telefones fixos que são atendidos por pessoas idosas que estão em casa e não sabem destrinçar entre o que é um 1.º ministro e um presidente da república, quanto mais saber o que Rosa do Céu fez de bom ou de mau.
Afirmar num artigo que Rosa do Céu não é contestado é esquecer tudo o que a oposição tem escrito e é não ter assistido nunca a uma assembleia municipal.
Senhor Centeio a quantas assembleias municipais foi o senhor na sua vida, para colocar no seu jornal um artigo destes?
Parece que o interesse de levar o Quim ao colo começa a cheirar mal ou será que o homem lhe vai arranjar um lugar lá para o Turismo? É que ele há uns meses atrás andava desesperado para falar consigo...

Anónimo disse...

Quanto ao que o Sr. "Anónimo" diz,cumpre-me informar que o António Centeio (Administrador deste jornal)foi a muitas "Assembleias Municipais" e fez muitas reportagens sobre as reuniões deste Orgão que foram publicadas noutro orgão de informação.
Em parte estou de acordo com que o Sr diz.
Quanto ao autor da crónica, o "Antaeus" é a opinião dele e aqui no "Jornal Alpiarcense" respeitamos as opiniões de cada um e especialmente dos nossos colaboradores, mesmo que muitas vezes não estejamos de acordo com elas, mas é lhes dada toda a liberdade de expressão para poderem escrever o que entenderem, como é o caso do nosso amigo e colaborador "Antaeus".
Na crónica que foi publicada, estou perfeitamente de acordo com o Sr. "Anónimo", ou seja, não estou de acordo com o que ele ( o "Anateus") escreve e deixa para debate, mas...aceitamos a opinião de "Antaeus" e de outros.
É nossa obrigação publicar a colaboração recebida ( desde que identificada e sem ofensas a quem quer que seja).
Para nós aqui no "Jornal Alpiarcense" aceitamos todas as ideias e mais uma vez, defendemos as palavras de "Anónimo" como aquilo que escreveu. Estamos de acordo.
AC/JA

Anónimo disse...

Anónimo das 21.00 explique cá à malta o que Rosa do Ceu fez ao Marques Pais. Gostavamos de saber.
Olhe que não lhe deve ter feito muito mal porque Marques Pais até é o Presidente da Junta.
Explique e deixe-se de acusações.
Já Agora...olhe que o João Serrano está onde está...foi Rosa do Ceu que o meteu lá...
Leitor Curioso