.

.

.

.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Emparcelamento Rural

A “Agrotejo” iniciou um projecto denominado “Emparcelamento Rural” de autoria do Eng.º Mário Antunes destinado ao grande potencial agrícola da região. O potencial produtivo dos solos da região e a localização clamam por emparcelamentos levando já a que alguns agricultores se preocupem com o meio ambiente.


Sem o emparcelamento das terras não é permitida uma melhor organização dos terrenos, como um regadio mais eficiente. O emparcelamento permite sim, o reorganizar das parcelas de terras.
Com a colaboração dos agricultores poderão ser eliminados caminhos rurais antigos e criados novos por força da reorganização das parcelas. Do projecto directamente ligado ao emparcelamento, serão criadas novas valas, destinadas à irrigação e será feita uma nova estrutura de electrificação. Estas novas infra-estruturas mais modernas e com maior eficácia, irão permitir que haja uma melhor protecção do meio ambiente. A instalação dos novos sistemas de rega irão originar «um consumo de água mais eficiente», sublinhou o Eng.º Mário Antunes, levando a que haja «uma menor captação de águas subterrâneas» e, ainda fazendo com que haja «uma maior eficiência na distribuição de adubos agroquímicos».
O projecto prevê que seja feito um sistema de drenagem que «permite encaminhar a água conforme a sua qualidade». Desviando a água sem qualidade para outros locais.
O projecto pode sofrer alterações como ser redefinido para outros locais. Nos estudos da reestruturação e na aplicação do emparcelamento está previsto um menor número de parcelas (40%); captações de água subterrânea (20%) e um aumento de 20% da área com condições para instalação de rega por aspersão.
Hoje sabe-se que uma das maiores dificuldades que os agricultores encontram no escoamento dos seus produtos para o mercado deve-se à falta de quantidade e à falta de emparcelamento de terras que por sua vez faz aumentar a quantidade e a qualidade. Passados anos, os agricultores começam a aperceber-se de que na feitura destes novos projectos está o futuro da agricultura portuguesa.
Por esta razão que a “Agrotejo” arrancou com este novo projecto de forma a poder aumentar a quantidade e qualidade dos produtos oriundos dos seus associados.
«JA»

Sem comentários: