.

.

.

.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Vai começar a contenda entre os "titãs" da politica alpiarcense


Avizinha-se uma grande luta entre vencedores e derrotados para depois os acomodados passarem o tempo a lamentarem-se, como tem sido habitual ao longo de eleições autárquicas

A CDU vai iniciar a campanha eleitoral para as “Autarquias 2009” e Vanda Nunes segue-lhe as pisadas num evento a realizar também brevemente onde será apresentado parte do programa socialista/”Alpiarça é a Razão”.
Começam assim a ser dados os primeiros passos pelas duas principais forças partidárias de Alpiarça e concorrente às “Eleições 2009” com o objectivo de se anteciparem a uma luta renhida em termos políticos e possibilitando ao eleitor de saber com a devida antecedência com quem e com o que pode contar para uma melhor reflexão e análise das promessas politicas como dos respectivos programas.
Esta contenda começa a surgir na altura e antecipação certa, porque o candidato da CDU derrotado nas últimas autárquicas quer responder a toda esta movimentação por reacção e com acção própria, mostrando capacidade de liderança aos eleitores que lhe tiraram o tapete, votando em Rosa do Céu. Agora o candidato da CDU quer mostrar que já aprendeu algo e é senhor de uma outra sabedoria, sendo capaz de navegar contra todas as marés.
Mas o essencial para o cidadão eleitor que vai acompanhar de perto e com maior curiosidade estas questões partidárias e situações das lides política, vai verificar que a estabilidade é essencial nos projectos que vão ser apresentados. Não houve estabilidade nos últimos dois mandatos. Mas Vanda Nunes está também diferente e possui melhor experiência que o adversário porque está no terreno. Uma vantagem a seu favor, porque desde que é Presidente o concelho começa a estar diferente e a estabilizar.
É certo que não existem vencedores antecipados, mas não se visualiza, por enquanto, uma personagem que ombreie com o carisma e a popularidade de Vanda Nunes. Sente-se nela a pujança e a vontade de quem está a iniciar um projecto novo.
Mário Pereira deve dar sinal de renovação para dentro e para fora do partido que quer representar.
Ambos contam com poucos meses pela frente para demonstrarem o que valem como o que conseguem fazer. Daqui uma guerra de “titãs” porquanto uma candidata já possui algo a seu favor enquanto o outro procura o caminho.
Que não seja ignorado a comunhão feminina, porque esta possui uma «grande força» . Um factor a favor de Vanda Nunes
E…perguntará o leitor menos atento: «mas não haverá mais partidos a concorrer às eleições autárquicas em Alpiarça?»
Claro que irão aparecer, nomeadamente o PSD e CDS/PP. A diferença que separa os primeiros dos seguintes é enorme e daqui ser beneficiado a CDU e Vanda Nunes, porque a restante oposição espera por melhores dias a fim de poder saber um pouco do que «estes dois concorrentes vão apresentar e quem apresentar».
É esta a diferença de quem sabe o que quer e procura porque à restante oposição: falta-lhes as pessoas, a capacidade e a estratégia politica porque não possuem organização como, para agravar, estão dependentes das “distritais”.
Quando a oposição se apresentar à população já o eleitor sabe em quem votar como no programa em que acredita.
Aos outros resta-lhes os «votos habituais» que lhe poderão assegurar um modesto lugar na Assembleia Municipal, onde se limitarão a contrariar o que for aprovado pela maioria.
Qualquer que seja o candidato vencedor nas “Eleições Autárquicas 2009” para Alpiarça, a sua tarefa não vai ser fácil.

2 comentários:

Anónimo disse...

Penso que a CDU ao abrir-se a independentes tem a capacidade de derrotar o Alpiarça é a Razão.

Muito parvo será o povo que lá vai com festas e banquetes, mas lá diz o ditado com papas e bolos se enganam os tolos.

Ao contrário do que diz o artigo não concordo que Vanda Nunes esteja mais segura nas suas decisões desde que é presidente, está até bastante mais insegura e as coisas não lhe têm corrido de feição.

A Feira do Livro foi uma barracada, a demissão do seu motorista por imposição da própria esposa, o Desfile Carnavalesco outra barracada e as comemorações do Dia da Mulher no dia 14 não lembram ao Diabo, quando a própria Dr.ª Vanda foi homenageada pelo PS em Santarém no dia da Mulher.

Só os parvos não vêem que por detrás de Vanda Nunes manobra Rosa do Céu, daí se compreendam os apoios de Moita Flores, mensagens de Maria Barroso, homenagens do PS de Santarém, largos artigos no jornal O Ribatejo de há meses a esta parte.

Apenas uma coisa gostaria de saber, quanto já desembolsou a autarquia alpiarcense só para O Ribatejo em publicidade e contrapartidas para toda esta pré-campanha.

Anónimo disse...

Aconselho o Sr. a ler o programa eleitoral de 2005 do Movimento Alpiarça é a Razão /PS e veja o que foi cumprido ?

HS