.

.

.

.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reforma Administrativa do Poder Local

Reunida ontem a Comissão Política Nacional dos Autarcas Sociais Democratas foi deliberado tornar públicas as seguintes considerações sobre o tema, na ordem do dia, de ser introduzida uma reforma administrativa que poderá levar à redução do número de autarquias actualmente em vigor no país:
Os Autarcas Sociais Democratas consideram importante a discussão deste tema na óptica de uma revisão administrativa e política do actual mapa autárquico, desde que tenha como pressuposto principal, a melhoria das condições de vida das pessoas e não o combate ao défice público.
Contudo, qualquer reforma neste domínio não deve ser feita a pensar em cortes, racionalização de custos ou para responder ao período de crise que estamos a viver. Terá que contar sempre com o respectivo suporte financeiro, equilibrado, justo e necessário a qualquer reorganização administrativa sem por em causa as funções do Estado.
As autarquias prestam serviços públicos. São o poder público que mais próximo está dos cidadãos. Enquanto tal, não podem ser vistas como uma despesa supérflua a cortar.
Somos a favor de uma reforma que assente no reforço dos meios e na melhoria dos serviços prestados pelo Estado às populações sem por em causa as funções de proximidade e representação do território.
Como princípio, defendemos que deverão ser salvaguardadas as raízes históricas, culturais associadas à identidade das populações que a extinção ou a fusão de autarquias podem significar, particularmente nos meios rurais.
Somos a favor de medidas que contrariem a desertificação e que favoreçam o povoamento, nomeadamente do mundo rural e dos centros históricos das cidades maiores. Somos contra o princípio da extinção de autarquias apenas porque são em número muito significativo.
Estamos abertos a discutir um novo modelo de proximidade que redefina a representação e acção do Poder Local em especial nos meios urbanos, e que tenha como principal objectivo melhorar a acção do Estado através da partilha de recursos humanos, de fundos e estruturas comuns, e da escala territorial conseguida na associação ou fusão de autarquias.

O"MENINO BIRRENTO" (Mário Santiago) INTERROMPE AS SESSÕES PARA CONTRIBUIR PARA O FOMENTO DA INDUSTRIA TABAQUEIRA

"Quando me disseram que, de certa forma, eu poderia ajudar a inverter o tal ciclo de limitação de liberdade de expressão, aceitei." É NESTA ACEITAÇÃO QUE COMPREENDE A SUA ACTUAÇÃO DE MENINO BIRRENTO QUE QUANDO NÃO LHE CHEIRA INTERROMPE AS SESSÕES PARA CONTRIBUIR PARA O FOMENTO DA INDUSTRIA TABAQUEIRA? "
Bastante autismo em relação ao que a população estava a querer dizer para dentro do poder autárquico e que a maioria não queria ouvir" SERÁ QUE SABE O QUE SIGNIFICA AUTISMO? "e se as coisas não funcionam, se alguém tem que ser culpabilizado obviamente que é o presidente"
ESTARÁ A PREPARAR-SE PARA SUBSTITUIR O PROF. MARINHO – É QUE TODOS CONCORDAM QUE NESTE ANO POUCO OU NADA FUNCIONOU... "mas ninguém fazia ideia" DESTA É QUE CULMINOU.... CHAMA NO MINIMO DE INCOMPETENTES AOS VEREADORES DA CDU ANTERIORMENTE ELEITOS - PREPAREM-SE QUE DEVE QUERER SUBSTITUIR ALGUM.... "Ninguém fazia a ideia" CONFIRMA-SE.... ALGUMA FACADA NAS COSTAS DEVE ESTAR PARA SAIR
Perante isto só tenho uma coisa a dizer.... Esperava-lhe o discernimento para saber que deveria estar calado, é que mosca não entrou!
Realmente esta equipa mais vale tentar trabalhar e dar menos nas vistas é que cada vez que um abre a boca é só tiros nos próprios pés.
De uma comentarista
Saiba mais em: Mário Santiago diz que houve abuso de poder durant...

Talvez só assim percebam como são ridículos e como estão ali só para empatar os trabalhos ( na Assembleia Municipal)

Considero uma excelente e esclarecedora entrevista, tive muito gosto em lê-la na íntegra.
O que me marcou particularmente é que geralmente o Mário Santiago trabalha até às 3/4 da manhã nas assembleias municipais como presidente de mesa e para além de todo o trabalho que faz gratuitamente para o Grupo de Dadores de Sangue ainda lhes oferece o valor de TODAS as senhas de presença.
É certo e sabido que praticamente todos militantes do PCP oferecem as senhas de presença nas reuniões (câmaras e assembleias) ao Partido, o que é meritório, é uma forma de ajudaram o partido, porém como independente penso que não é menos meritório esta oferta do Mário Santiago ao Grupo de Dadores de Sangue.
Quanto à gravação integral das sessões da assembleia em vídeo, devia ser para ontem. Talvez só assim alguns percebam como são ridículos e como estão ali só para empatar os trabalhos.
De um comentarista
Saiba mais em:Mário Santiago diz que houve abuso de poder durante os 12 anos de gestão socialista em Alpiarça

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sónia Sanfona entrega TROFÉU GCS no Cartaxo

Foi ao intervalo do jogo particular de selecções nacionais sub 21, cujo resultado final foi de Portugal 3 – Suécia 1, no Estádio Municipal do Cartaxo, que foi entregue o Troféu Disciplina do Governo Civil de Santarém aos distinguidos da época 2009/ 2010.
Na cerimónia de celebração do fair play do futebol e futsal distritais, a Governadora Civil, Sónia Sanfona convidou algumas figuras para a acompanhar na entrega do Troféu: O Vice-presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Paulo Varanda entregou ao Sport Club de Ferreira do Zêzere da II Divisão Seniores Futsal Feminino; o ex futebolista Fernando Couto à Casa do Povo das Mouriscas de Abrantes da I Divisão Seniores Futsal Feminino; o Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Rui Manhoso ao Juventude Ouriense de Ourém, dos Seniores Futsal Masculino; o Vereador do Desporto da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Gil à União Desportiva Atalaiense de Vila Nova Barquinha da Divisão Secundária e por fim, foi a Governadora que atribuiu ao Estrela Futebol Club Ouriquense do Cartaxo o troféu pela Divisão Principal da Associação de Futebol de Santarém.
O Troféu Disciplina abrange o seu regulamento ao futebol e futsal em masculinos e femininos, com a atribuição de troféu e diploma alusivo, e posteriormente será entregue equipamento desportivo, para já só aos clubes de futebol.
Após a nova revisão do regulamento serão também contemplados com os equipamentos os clubes de futsal.
A Governadora Civil voltou a dar o exemplo de desportivismo dos galardoados e apesar dos aspectos competitivos em que cada clube está empenhado, sublinha acima de tudo o Fair Play e o desporto pelo desporto como exemplos a seguir pelos atletas mais jovens e afinal por todos.
«GI/GCS»

A minha Terra

Por: Lino Mendes - Temas Culturais
MONTARGIL a minha terra

Permitam-me que hoje apresente a minha terra, que para nós é sempre a melhor. Mesmo quando nos é madrasta, não deixa de ser…a nossa terra.
Pois bem, no ponto onde o Alentejo e o Ribatejo se encontram fica MONTARGIL. Lá no alto olhando a Guarita e tendo a seus pés a Barragem, fica a vila rodeada de serras, montes e vales, e de algumas aldeias— Foros do Mocho, Farinha Branca e Vale de Vilão-- que são um convite para quem deseja respirar o sabor retemperante da ruralidade .
Porque não se lhe conheciam figuras ilustres e feitos heróicos, chegou a considerar-se uma terra sem história, mas não, simplesmente foi escrita por gente anónima que encheu celeiros, e que descalça, dormindo ao relento percorriam os longos caminhos que a levavam ao trabalho, onde a verdura dos campos era a creche dos filhos que de cesto à cabeça ou alforges aos ombros transportavam de torgalho.
Toda a terra tem a sua identidade, e a de Montargil dizia o sociólogo e historiador José Salvado Travassos que era/é a expressão da alma alentejana com a riqueza da charneca ribatejana. Mas eu acrescento mais um pouco dos Algarves que os tiradores de cortiça por aqui deixaram, e outro tanto dessa gente boa e trabalhadora que eram os “ratinhos” em tempo de ceifa.
Mas quando me perguntam se Alentejo ou Ribatejo eu tenho que dizer simplesmente Montargil. Como se sabe, MONTARGIL ( todo o concelho de Ponte de Sor) é geograficamente RIBATEJO, mas administrativamente ALENTEJO.
Mas então e Etnograficamente? Dizem os que tudo decidem que ALTO ALENTEJO. Mas quanto a mim é essencialmente, uma zona de transição. E o curioso é que, entrando no campo do folclore cantam-se e bailam-se aqui as SAIAS ,baila-se o CORRIDINHO e o FANDANGO. Mas aqui, e analisando com cuidado os três géneros musicais, encontramos umas SAIAS com toda a essência alentejana, um CORRIDINHO bem distante do algarvio, e um FANDANDO só para homens e atirado para as tabernas.
No entanto, dizem-nos, sempre se caminhou mais para os lados do Ribatejo, quer para a Feira de Santarém, quer para as Vindimas e o desbravar da Charneca.
Voltaremos ao assunto.

Governo quer reduzir número de freguesias

«O Governo prepara-se para lançar um debate sobre a reforma administrativa do país. O objectivo: reduzir o número de freguesias. De acordo com o secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, a ideia é replicar o modelo que foi feito em Lisboa - de redução das actuais 53 freguesias para 24 - a todo o território nacional, tal como o Diário Económico tinha noticiado no passado dia 21 de Janeiro.

O responsável garante que não há ideias pré-definidas e deixa em aberto a possibilidade de, além da redução do número de freguesias nos 308 municípios portugueses, haver também uma diminuição do próprio número de autarquias, tal como noticiou ontem o Diário de Notícias. No final de Janeiro, o secretário Nacional do PS, Vitalino Canas, confirmou que "o acordo em Lisboa teve a cobertura política" de Sócrates e Passos Coelho e que servirá de "teste" aos dois partidos para um novo mapa nacional: "Se correr bem, pode estar aqui a dar-se o primeiro passo para uma reforma administrativa que pode ser mais importante do que a regionalização"». (DE)

Salientamos que temos hoje 308 municípios e 4260 freguesias, a que corresponde um total de 57.445 eleitos e cerca de três mil milhões de euros de transferências anuais do orçamento de Estado, para além das taxas e licenças que engordam as receitas municipais.
«DE»

Mário Santiago diz que houve abuso de poder durante os 12 anos de gestão socialista em Alpiarça

Mário Santiago, Presidente da
Assembleia Municipal.
Foto: O Mirante
Fiz parte de uma geração de pessoas que viram doze anos de gestão socialista em Alpiarça. Que viram uma gestão egoísta, não voltada para as pessoas, com ofensas às liberdades da população. Se pensarmos que as pessoas foram limitadas, por exemplo, na assembleia municipal de se exprimirem isso é uma ofensa à liberdade das pessoas. A minha família sempre me ensinou que a ditadura não era uma coisa boa e sempre valorizou a importância da liberdade de expressão. Quando me disseram que, de certa forma, eu poderia ajudar a inverter o tal ciclo de limitação de liberdade de expressão, aceitei.
De certa maneira foi ditadura. Existiram alguns abusos de poder e bastante autismo em relação ao que a população estava a querer dizer para dentro do poder autárquico e que a maioria não queria ouvir.
A pessoa que representava o PS no poder autárquico era o presidente, Joaquim Rosa do Céu. Se é a pessoa que tem o poder dentro de uma estrutura autárquica, e se as coisas não funcionam, se alguém tem que ser culpabilizado obviamente que é o presidente.
É obviamente um trabalho que não é fácil. Os pressupostos de governação que foram definidos na altura em que a CDU se candidatou a estas eleições foram completamente adulterados quando conhecemos a situação financeira da autarquia. Tínhamos a noção que a situação financeira da autarquia não era a melhor, mas ninguém fazia ideia que, segundo o estudo dos Técnicos Oficiais de Contas, Alpiarça era uma das dez piores câmaras do país do ponto de vista financeiro. Ninguém fazia a ideia que os limites de endividamento estavam ultrapassados há muito tempo.
Saiba mais em:
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=43503&idSeccao=544&Action=noticia

O vendaval passou mas a agitação pode voltar

Depois das dezasseis detenções e mais de 30 mil euros em material furtado (ler: Oficial gay comanda caça a 16 assaltantes em Alpia... ), recuperado na mega operação que a GNR realizou ontem de manhã, Alpiarça voltou à pacatez que lhe é habitual para os alpiarcenses sentirem-se mais em segurança e até os desprotegidos se sentirem mais protegidos (ler os imensos comentários publicados em: ALPIARÇA “acorda” com rusga da GNR.)
No entanto alertamos que o cerne do problema e a falta de segurança em Alpiarça não acabou com a detenção dos assaltantes.
Apenas ficou suspenso ou adormecido porque o principal problema e a origem de tudo o que aconteceu recentemente continuam em aberto ou pronto a recomeçar.
O “miolo” de toda esta situação encontra-se na falta de efectivos no Posto da GNR como a falta de patrulhamento no interior de Alpiarça e uma maior presença de agentes pelas várias ruas para além de uma permanente vigilância.
Com tudo o que tem vindo a acontecer em Alpiarça e nomeadamente com os resultados do aparato que ontem pudemos assistir na detenção destes malfeitores o momento é o mais adequado para o executivo da Câmara utilizar todos os meios possíveis e imaginários a fim de convencer o governo central que existem todas e mais algumas razões para virem reforços para o Posto da GNR de Alpiarça.
Há males que vem por bem!
A mega operação foi um deles.
Saiba, possa e queira o executivo aproveitar este momento e esta oportunidade para persuadir com argumentos bastantes fortes e sólidos as entidades que tem a responsabilidade e coordenação na colocação de efectivos e talvez Alpiarça possa continuar a ser «uma terra pacata» como era.
Se não o fizer ou não conseguir brevemente os alpiarcenses começam a sentir novamente tempos tempestuosos porque as raízes do mal não foram cortadas
Por: António Centeio

Oficial gay comanda caça a 16 assaltantes em Alpiarça

Patrícia Almeida, 27 anos,
 é comandante da GNR
de Santarém.
Ontem, às 07h00, estava no terreno
 para prender gang de ladrões




Dezasseis detenções e mais de 30 mil euros em material furtado recuperado é o balanço da megaoperação que a GNR realizou ontem de manhã em Alpiarça.
A comandar a execução dos seis mandados de busca nas residências dos suspeitos, que terão assaltado mais de uma dezena de casas, ourivesarias e outros estabelecimentos, estiveram os comandantes dos destacamentos da GNR de Grândola e de Santarém. Esta última, capitã Patrícia Almeida, é a oficial que vai dar o nó com a cabo Teresa Carvalho, conforme o CM avançou ontem – naquele que será o primeiro casamento gay na história da GNR.
Os detidos, 14 homens e duas mulheres entre os 18 e os 45 anos, todos romenos, foram transportados para Grândola, onde hoje começam a ser interrogados por um juiz.
Pelas 07h00, cerca de 90 militares concentraram-se junto às casas dos suspeitos em Alpiarça e deram início à rusga. Foram apreendidas três viaturas ligeiras, uma grande quantidade de material informático e electrónico (televisores LCD, computadores portáteis, telemóveis, playstations, entre outros), uma arma de alarme, várias jóias de ouro e dinheiro, que a GNR avalia em mais de 30 mil euros.
As várias famílias "não ofereceram resistência", disse ao CM o tenente Martins, comandante da GNR de Grândola, onde se iniciou o inquérito. Os detidos começaram a ser investigados pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Grândola por vários assaltos a residências naquela área.
Agora residiam em Alpiarça, onde também já estavam referenciados pelo NIC de Santarém por vários furtos. "Não é possível saber ainda ao certo em quantos furtos estarão envolvidos, decorrem investigações para ligar a enorme quantidade de material recuperado a inquéritos que estão em curso".
Os suspeitos e respectivas famílias começaram a ser levados para o posto da GNR de Alpiarça por volta das 10h30 para identificação. Além dos 16 detidos, outros dez homens foram constituídos arguidos mas não vão ser ouvidos pelo juiz.
Na operação, foram empenhados cerca de 90 militares dos NIC dos dois destacamentos, da Unidade de Intervenção da GNR, do Grupo de Intervenção em Operações Especiais, do Grupo de Intervenção e Ordem Pública e do Grupo de Intervenção Cinotécnico. Foi coordenada pelos comandos da GNR de Santarém e Setúbal.
NOIVA CABO FORMOU PJ E PSP
A cabo Maria Teresa Dias Carvalho, 39 anos, noiva da capitã Patrícia Almeida, é formadora de investigação criminal na Escola Prática da GNR, em Queluz – onde se conheceram –, há pelo menos dez anos. Além de cursos curriculares a guardas, a militar já formou agentes da PSP e inspectores da Polícia Judiciária. Fonte da escola diz ao CM que Teresa Carvalho é especialista em situações de sequestros e tomadas de reféns. Morena, cerca de 1,65 m, cabelo curto e já grisalho, a militar conheceu a futura mulher no curso de promoção a capitão que Patrícia Almeida frequentou na escola, no primeiro semestre do ano passado. Quando a oficial abandonou a escola, já estavam apaixonadas. Apesar de ter ficado colocada em Santarém, Patrícia Almeida vive com a namorada num apartamento no centro de Queluz.
MANCHETE DO 'CM' FOI TEMA À MESA DA CAPITÃ
Depois de ter estado no terreno a comandar a operação de Alpiarça, a capitã Patrícia Almeida voltou ontem ao posto de Almeirim, onde está sediado o Comando do Destacamento de Santarém. A oficial almoçou com subordinados (vários guardas e pelo menos um sargento) e, à mesa, falou abertamente sobre a manchete do CM de ontem, a propósito da cerimónia civil que a irá unir à cabo Maria Teresa Carvalho – é o primeiro casamento gay na história da GNR. Sempre "correcta e cordial" com todos os militares, "é uma oficial da GNR que sabe desempenhar as funções de comando", dizem ao nosso jornal fontes da GNR de Santarém
«Correio da Manhã»

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SE SER POLITICAMENTE CORRECTO

Por: Anabela Melão *
Se há coisa com que a Democracia nos abona diariamente é com a aprendizagem do exercício de se ser "politicamente correcto". Compreende-se que haja uma certa retracção na linguagem pelos que detém cargos públicos, já que a função em si se sobrepõe à pessoa em si, já não compreendo tão bem que se seja politicamente correcto para ficar bem visto e entrar na elite de um partido ou da política para se encaixar no "perfil" - coisa que serve para nomear e exonerar discricionariamente alguém num cargo público - dos escolhidos para o poder. Claro que já falo em "perfil" para não falar em "cunha", tal como falo em "cargo" para não falar em "tacho", o que significa que, mesmo sem ter consciência disso, já estou a ser politicamente correcta. Embora francamente julgue que não tenho o "perfil" e confesso que não estou minimamente interessada em "tachos".

Se, antes das actuais contenções orçamentais sobre promoções, quem fosse politicamente incorrecto pagava a preço de uma carreira de “cepa torta”, fora os casos dos que são estrategicamente "emprateleirados", hoje qualquer aleivosia mais ou menos atrevida que caia mal às chefias justifica a mobilidade “especial”, e com algum talento jurídico politicamente sufragado, até o despedimento.

Portanto, fica a saber-se que, por conveniência, qualquer um, que, a qualquer título contratual, mantenha uma ligação com o Estado, deve preparar-se para - engolir sapos, tomar chá de camomila ou um vallium 10 - ser politicamente correcto. Razão pela qual muitas pessoas de reconhecido mérito se afastam da política. E, dado que tenho mau feitio e pouca predisposição para engolir sapos - a não ser pernas de rã fritas - e não estou para me enfrascar em litros de chá - até porque normalmente tenho chá suficiente porque o tomei em pequenina em doses substanciais, - e, muito menos, sou dada a antidepressivos e calmantes - até porque nunca me apetece estar "calma" quando a isso me obrigam.

Vale a pena lembrar que a linguagem politicamente correcta surgiu nos Estados Unidos, berço da Democracia, mas com uma longa tradição de preconceitos: entre o país de Thomas Jefferson existiu também o país da Ku Klux Klan. Um negro era um nig.ger, um judeu, um ki.ke...

Com o “Politicamente Correcto” pretendia-se erradicar expressões pejorativas, discriminatórias, sexistas e racistas, substituindo-as por um discurso único, consensual, apaziguador de conflitos sociais. Recorre-se então a eufemismos: “pessoa de cor” refere-se a “pessoas de raça negra” ou a “negros”. Os americanos usam o famoso termo “afro-americano”.

Mas o problema é que o politicamente correcto criou terminologias artificiais e ridículas que, com o uso, adquiriram novas conotações negativas e tiveram de ser reformuladas com outros readaptados eufemismos. Ao fim e ao cabo, tudo não passa de um exercício de cosmética linguística.

Alguns exercícios eufemísticos ficaram registados: não se diz “trabalhadores”, mas sim “trabalhadoras e trabalhadores” (o feminino sempre em primeiro lugar!), para fazer passar uma mensagem defensora da igualdade de género - apesar de, para mim, ter o efeito contrário, já que a gramática portuguesa contempla o plural masculino para agregar um grupo com por pessoas de ambos os sexos - .

Em tempos de intervenção armada, não se fala em guerra, mas em libertação, muito menos em invasão.

No contexto laboral , a expressão promoção horizontal significa que foram alteradas as funções do trabalhador, mas que este não sobe na hierarquia. Isto sem falar no sentido vulgar que se dá à expressão "subir na horizontal".

Em economia, fala-se em crescimento negativo e não em crise.

A uma pessoa casada com actividade sexual paralela chama-se adúltero.

Uma pessoa verticalmente desfavorecida (“vertically chanllenged”) é alguém de baixa estatura; horizontalmente desfavorecida, se não obedecer aos padrões de elegância exigíveis. Cerebralmente desfavorecido ….e por aí diante.

Ora, por não se tolerarem os golpes de asa dos politicamente incorrectos continuamos vergados ao cinzentismo, ao conformismo, aos yes-man, e segue-se o rodopio de cadeiras em que as personagens são as mesmas e só trocam as pastas (do género pataca a mim pataca a ti).

Nos tempos em que exerci funções em gabinetes ministeriais, era certo e sabido que, quando a asneira era grossa, só restava uma saída politicamente correcta: a do pontapé para cima. Era-se promovido de chefe a director, de adjunto a chefe de gabinete, de Secretário de Estado a Ministro, sem esquecer o último reduto de muitos dos indesejáveis: Bruxelas.

Nunca me esqueço de uma experiência pessoal. Estava como adjunto de um alto cargo dirigente e assisti às reuniões em que se escolhiam as chefias. À volta de uma mesa de chefias, discutia-se quem se escolheria para ser promovido a chefe. Veio à baila um nome de um colega reconhecidamente competente e com um excelente desempenho, e logo se indignou um dos dinossauros-chefes e sai-se com este: “Esse? Nem pensar. Esse tipo trabalha bem. Já “x” é melhor para ”coordenar”!” E o dito lá foi politicamente correcto nomeado num abrir e fechar de olhos!

Ora, convenço-me que não há revolução que chegue para alterar o status quo vigente em muitos serviços e organismos do Estado (ou seja, a mentalidade de quem o corporiza) e que poucos ousam dar-se ao luxo de criticar, já que as chefias não apreciam, em regra, o arrojo, e vêem com olhos suspeitos quem tem novas ideias e sugere alterações ou inovações e as novas mentalidades!

Será essa meritosa falta de capacidade para inovar que justifica a nomeação de políticos na casa dos sessenta, que, apesar de terem feito figuras tristes nos cargos públicos, são, abrupta e inacreditavelmente (creio que até os próprios se surpreendem com tanta injustificada generosidade) promovidos para outro, ainda mais pomposo, "digno" e "gratificante", como se tivessem feito uma lipoaspiração cerebral e lhes tivesse sido retirada toda a massa encefálica que estava “menos bem” (expressão, de resto, politicamente correcta).

Por muito que queira ser politicamente correcta - e, por acaso (ou não), nunca o fui e muito menos pretendo agora começar a sê-lo - só me lembro de dizer: Em “politicamente correcto”: Que teimosia! Que impróprio! Que desadequado!”. E em “politicamente incorrecto": “Larguem esse velho osso e deixem essa besta (ou asno se for mais light) ir à vida! Raios partam!”

*Chairman da REGIS LABORE, International Consulting.

Imagens da Mega Operação levada a efeito em Alpiarça

No Posto da GNR, já presos





A GNR estima que o valor do material furtado recuperado seja superior a 30 mil euros




Foram apreendidos vários telemóveis e computadores pessoais





Os familiares começaram a abandonar o posto da GNR de Alpiarça por volta das 14h30

«Fotos: Jornal O Ribatejo

 Leia os vários comentários publicados em:  ALPIARÇA “acorda” com rusga da GNR

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Comandante de Santarém protagoniza primeiro casamento gay na GNR

A comandante distrital da GNR de Santarém, a capitão Patrícia Loureiro Almeida, prepara-se para ser a primeira mulher militar a casar com outra mulher dentro da GNR.
A capitã Patrícia Almeida, comandante do destacamento territorial da GNR de Santarém irá casar, no próximo sábado, com a cabo Teresa Carvalho que é formadora na Escola Prática da GNR em Queluz, onde vivem actualmente. As duas militares mantêm um relacionamento há cerca de dois anos, mais ou menos o tempo em que Patrícia Almeida está como comandante da GNR em Santarém.
A notícia é do Correio da Manhã que adianta também que a cerimónia do casamento irá ter lugar na Conservatória do Registo Civil de Lisboa.
Segundo o diário, este será o primeiro casamento gay entre militares conhecido em todo o mundo e é assim também o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Guarda Nacional Republicana.
Patrícia Almeida tem 27 anos, formou-se na Academia Militar e foi há poucos meses promovida de tenente de infantaria a capitã.
Este é já o segundo casamento gay conhecido que envolve militares da GNR. Há alguns meses, em Tomar, José Carlos Henriques (46 anos), ex-militar da GNR de Tomar, casou com Fernando Silva, seu colega de trabalho na empresa que cuida das piscinas e do pavilhão municipal deste concelho.
«O Ribatejo»

As “contas” dos Clubes tem dificuldades em demonstrar como as verbas atribuídas pela Autarquia não tem fins diferentes

As “contas” dos Clubes tem dificuldades em demonstrar como as verbas atribuídas pela Autarquia não tem fins diferentes
Ao ler as intervenções dos ilustres presidentes de algumas das Instituições promotoras de Cultura e Desporto do nosso Concelho, verifico a preocupação destes em que sejam as Instituições públicas a patrocinar tudo e todos.
Compreende-se que em Alpiarça ainda se possa pensar assim, pois, ao que somos levados a pensar pelos recentes resultados eleitorais, a mentalidade vigente ainda é a do "Centralismo" em que as organizações culturais e ou desportivas são somente correias de transmissão dum poder maior, o Poder do Partido, ao qual até própria Autarquia tem de subjugar-se.
Para que alguma coisa possa ser apoiada, convém, no mínimo, que a "entidade" exista de facto e não seja ema simples caixa postal com os "dirigentes" do costume.
Uma outra forma para obter o apoio para um qualquer projecto é a demonstração, através de Orçamentos sectoriais, da intenção de fazerem alguma coisa.
Ora e os Associados dos respectivos clubes, sabem-no bem, tal NUNCA acontece.
Até mesmo para as contas dos Clubes vão ter algumas dificuldades em demonstrar que as verbas atribuídas, pela Autarquia, para um fim não vão parar ao outro.
Sim, o Desporto é uma forma de promover um Concelho, estou de acordo. Todos nos lembramos de que Alpiarça era conhecida fora de portas pela sua equipa de ciclismo, e das muitas e notáveis proezas que fizeram.
Agora, digam-me. Qual é a terra da VANESSA FERNANDES?
Estou, contudo, muito aliviado pois que, como os Dirigentes das associações desportivas e ou culturais, demonstraram a sua preocupação com a divulgação, no exterior, do nosso Concelho e como a Autarquia tem afirmado a plenos pulmões que não tem dinheiro que só lhe deixaram dívidas, CERTAMENTE os Dirigentes vão utilizar formas inovadoras e imaginativas para cumprirem a função para a qual foram eleitos : "DINAMIZAR O DESPORTO E A CULTURA DO CONCELHO".
De um comentarista

Reserva do Paul poderia ser retirada da Rede Mundial da Biosfera

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo foi a primeira área protegida portuguesa a integrar a Rede Mundial da Biosfera, em 1981, “mas se fosse avaliada agora, seria desclassificada”, confessou Tito Rosa, presidente do ICNB, na sessão de abertura da comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalado a 2 de Fevereiro, no Equuspolis, Golegã.
O problema não é novo e toda a biodiversidade da reserva está ameaçada pela poluição do rio Almonda. As instituições públicas tardam em agir e os prevaricadores vão passando impunes. No entanto, a adesão do Município de Torres Novas às Águas do Ribatejo, que permitirá a construção de uma nova ETAR em Riachos e a remodelação da rede de saneamento, por exemplo, deverá ser um passo importante em direcção à resolução do problema. Mas, também convém não esquecer os malefícios provocados pela rega intensiva e o uso de pesticidas na agricultura.
A comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas decorreu no Equuspolis, na Golegã, precedendo a abertura do novo espaço da Reserva naquele edifício. Lá irão funcionar os serviços administrativos e um posto de atendimento onde será facultada toda a informação a quem pretende visitar o Paul.
Tito Rosa, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, enalteceu a parceria com a Câmara Municipal da Golegã, explicando que a nova porta de entrada da Reserva será muito importante para o seu modelo de gestão: “São necessários instrumentos para a gestão adequada da sua manutenção, coisa que não tem acontecido. Queremos hoje assinalar um virar de página nesse sentido, abrindo os nossos esforços a um novo caminho no âmbito da visitação das áreas protegidas. Nesse sentido, propusemos à Câmara da Golegã que nos acolhesse e fosse nosso parceiro para recuperar a visitação do Paul do Boquilobo”. “Estou certo que ganharemos imenso com a instalação dos nossos serviços na Golegã”, rematou.
João Carlos Farinha, director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas e Zonas Húmidas do ICNB, também salientou que não adianta conciliar esforços neste processo “muito importante” para a reserva, enquanto o problema da poluição no Almonda não for resolvido. No entanto, mostra-se convicto que será ultrapassado dentro de dois ou três anos.
Sobre o novo espaço, onde em tempos funcionou o ateliê do escultor Rui Fernandes, João Carlos Farinha explicou que irá permitir melhores condições de visitação e investigação, salientando que “as pessoas devem conhecer o que existe na Reserva para depois a acarinharem e protegerem”.
Mostrou-se ainda muito agradado com a ciclovia que irá ser construída pela Câmara entre a lagoa da Alverca e a Reserva e adiantou que o centro de recepção de fauna selvagem e o centro de interpretação, já na Reserva, irão ser beneficiados. “Mas, melhorar a qualidade da água é essencial, porque irá mudar tudo. Não vale a pena termos grandes acções de gestão e recuperação de habitats, enquanto não se resolva o problema da poluição”, concluiu.
Aves indicam alterações de habitats
O Dia Mundial das Zonas Húmidas teve este ano como tema “Florestas, a água e as zonas húmidas”. Num auditório muito bem composto por profissionais da área,
João Rabaça, do departamento de Biologia da Universidade de Évora, abordou as características das zonas ribeirinhas e a importância das aves para a compreensão do funcionamento das comunidades aquáticas: “As aves são excelentes indicadores das alterações de habitats”.
Por seu lado, Ana Mendes, do Instituto de Agronomia, deu a conhecer vários exemplos de projectos de restauro de zonas húmidas, como o paul da Goucha, em Alpiarça, ou a ribeira de Gandum, em Montemor. Veiga Maltez aproveitou e lançou o repto a Ana Mendes para auxiliar o município no projecto de reordenamento das margens do Almonda, na Azinhaga, que foi prontamente aceite.
«http://www.oriachense.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=659:reserva-do-paul-poderia-ser-retirada-da-rede-mundial-da-biosfera&catid=36:noticias&Itemid=68

Cadernos de Etnografia e Folclore

Lino Mendes

( 6 )

O grande Festival de Folclore e os ingredientes necessários

Um grande (bom) Festival de Folclore não é necessariamente o que decorre durante vários dias e tem a participação de muitos grupos, pois basta um dia de festa ,cinco /seis grupos no respeito por todas as necessárias valências que se interligam.
Ora vejamos…
Cinco grupos(com qualidade.com representatividade) cada um dispondo de vinte minutos( o suficiente para se mostrar),o que totaliza em quaisquer das situações—5/6 agrupamentos---o máximo de duas horas ,o que não cansa.
Um grupo vai sair e logo o seguinte se perfila para subir ao palco. Preferimos o apresentador do próprio grupo desde que saiba passar quase despercebido apenas demorando o mínimo tempo necessário para que em palco os elementos se preparem para a “moda” seguinte. Que não haja espaços mortos; que não interessa quantas viagens o grupo fez ao estrangeiro mas sim qual a sua matriz etnográfica. A qualidade do “palco” é muito importante, o que é muito descurado mesmo em festivais de renome. Deve ser liso e não escorregadio, ter pelo menos 8X8 de espaço para dançar a que se juntará para a “tocata” e neste caso, mais 2X8 encostado mas não pregado. Se for possível ,um pouco mais alto.
Alimentação com qualidade a servir—sentados ,se possível-- antes de trajar. Um desfile à tarde será muito bonito ,mas inoportuno e não aconselhável. Se a organização não dispuser de espaço para que os grupos comam ao mesmo tempo, devem as refeições ser servidas por ordem de distâncias, que igualmente deverá ser a de actuação, que o hábito de deixar para o fim os mais mexidos ou de mais nome não tem razão de ser, que a qualidade deve ser marcante em todos os participantes.
Iluminação que encha o palco e não encandeie os participantes. Um som que não seja barulhento, não prejudique os que estão nas casas vizinhas, e deixe que os assistentes se consigam ouvir entre si, o que nem sempre acontece .Aliás na C.M. deve ser tirada uma “licença de ruído” que indica a sonoridade permitida.
Acompanhamento”.Da chegada à abalada deve cada grupo ser acompanhado por um par de “guias” atentos às respectivas necessidades, e prontos a dar quaisquer esclarecimento ou resolver qualquer situação.
É oportuno, especialmente em tempo de muito calor que a organização esteja prevenida com garrafas de água.
Nos casos em que a entrega de “lembranças” se realize antecedendo as actuações, o que levará ao palco algumas entidades, as eventuais palavras que possam vir a ser ditas, apenas devem ter a ver com folclore. É grave e já tem acontecido, o aproveitamento da situação para propaganda política ou qualquer outra.
Os horários são para cumprir, e devem ser estudados ao pormenor.
É certo que nem todas as organizações dispõem das necessárias condições---mas seria bom que as entidades de apoio e para que tal aconteça , comecem a pensar nestas pequenas(?) coisas.
Há quem diga que o público vai estando farto de espectáculos à maneira tradicional, o que está errado. De que o público está farto, isso sim, é de festivais mal organizados, onde por vezes até coabitam grupos representativos com outros que de folclore nada têm.

ALPIARÇA “acorda” com rusga da GNR

Ainda se dormia em Alpiarça quando a GNR e o seu Corpo de Intervenção entrou em acção por várias ruas de Alpiarça para apanhar de surpresa vários cidadãos suspeitos.
Vários militares da GNR afectos ao Batalhão Operacional do Comando Territorial de Santarém foram para o terreno e distribuíram-se esta madrugada por várias ruas de Alpiarça para levarem a efeito várias buscas após alguns meses de investigação. A Operação decorreu sem incidentes e sob o olhar de algumas pessoas que se aperceberam da operação.
Para mais informações, ler os comentários

Breve Apontamento Sobre o Fenómeno Migratório Recente.

O que estamos a assistir em Alpiarça e um pouco por todo o lado, é um fenómeno que pouca gente ( incluindo a classe política) parece querer ver.
Iremos apenas falar dos migrantes que mais parecem preocupar as populações, talvez até pela sua difícil integração no meio cultural, económico e social local.
Trata-se de uma nova diáspora, das muitas ao longo da história por todo o mundo, de ciganos. Desta vez a partir da Roménia bem como de toda a península dos Balcãs, que (re)iniciou nos anos 90 e tem vindo a varrer toda a Europa Ocidental, embora “empurrados” pelos governos dos países por onde passam e têm tentado fixar-se, conforme tem sido largamente difundido, pelos meios de comunicação.
Aparecem neste fluxo migratório misturados com outros povos que igualmente procuram o seu Eldorado. Só que as culturas de cada povo, são naturalmente distintas. E a cultura cigana pela sua originalidade e “modus vivendi “ da sua gente, é bem conhecida em todo mundo. Chocando até com outras culturas, ao ponto de criar graves confrontos e verdadeiros quebra-cabeças a governos de todo o mundo. Foi assim desde sempre, passando por monarquias e repúblicas.
Portugal, país de sol e gente hospitaleira, situado na parte mais ocidental da Europa e com a barreira física do Oceano Atlântico, tem sido fim de linha e local paradisíaco para a fixação deste povo com cultura própria e sangue nómada a correr-lhes nas veias.
Será que Portugal tem condições conjunturais, económicas e outras, neste momento para acolher mais este povo que está a chegar em quantidades verdadeiramente assustadoras?
Será que existe alguém a controlar este fluxo migratório? É que mesmo havendo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) pelo lado de Espanha ninguém controla ninguém.
É a pergunta que se coloca e que os políticos evitam responder.
Eles, lá sabem porquê.PS: Não venham os tais moralistas do costume, como é seu timbre, acusar-nos também de “xenofobia” e outros mimos. Era o que faltava.
Por: F.Soares

Dirigentes associativos de Alpiarça defendem mais proximidade entre colectividades

Desenvolver uma maior proximidade entre as 28 colectividades do concelho de Alpiarça e o município e criar um gabinete que elabore um plano estratégico para o turismo de Alpiarça, no sentido de aproveitar o potencial turístico do concelho, são as principais conclusões do quarto encontro de colectividades do concelho de Alpiarça que se realizou sábado, 5 de Fevereiro, no auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça.
O presidente do Clube Desportivo “Os Águias”, Henrique Santana, defendeu que os governantes locais “têm que perceber” o que o associativismo pretende porque as colectividades são motores do desenvolvimento do concelho. Henrique Arraiolos, dirigente associativo na área do desporto, concordou e referiu que em tempos de crise, o associativismo assume uma importância maior uma vez que é a ala da sociedade que consegue chegar melhor às pessoas.
O presidente do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Alpiarça, Mário Santiago, questionou se o concelho não tem infra-estruturas a mais para todas as colectividades. “Por que é que cada colectividade tem que ter uma sede? Depois não têm como sustentá-la”, criticou.
Todos os dirigentes associativos do concelho concordaram que é necessário cativar todas as colectividades para, em conjunto, resolverem os problemas de cada associação, lembrando que das 28 colectividades do concelho apenas uma dezena esteve presente no encontro.
Saiba mais em:
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=43477&idSeccao=479&Action=noticia

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Sónia Sanfona, entrega Troféu

Sónia Sanfona
“TROFÉU Disciplina GCS 2009/10”


A Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona e o Presidente da Associação de Futebol de Santarém, Rui Manhoso, participam amanhã dia 9 de Fevereiro de 2011 na cerimónia de entrega do Troféu Disciplina do Governo Civil de Santarém, relativo ao bom desempenho disciplinar e fairplay na época 2009/10, no futebol e futsal em masculinos e femininos.
A cerimónia realiza-se durante o intervalo do jogo de futebol sub 21 entre as selecções nacionais de Portugal e da Suécia que se inicia às 17h no Estádio Municipal do Cartaxo, com transmissão na RTP.
Estarão representados os clubes através de dirigentes, atletas e autarcas.
Cumpre-se um dos desígnios referidos há um ano pela Governadora Civil durante a atribuição anterior “reforçar a importância e a visibilidade deste troféu, onde contrariamente ao mérito competitivo, que é obtido pelo maior número de pontos na classificação, nesta vertente destacam-se as esquipas com menos pontos, a quem equivale a atribuição de menos sanções disciplinares e maior desportivismo”.
Posteriormente será entregue equipamento desportivo aos clubes de futebol aqui distinguidos, e com o desenvolvimento da modalidade de futsal será revisto o regulamento de atribuição deste troféu, que irá contemplar no futuro também estes praticantes.
São estes os grandes vencedores:
Divisão Principal
Estrela Futebol Club Ouriquense (Cartaxo)
Divisão Secundária
União Desportiva Atalaiense (Vila Nova Barquinha)
Seniores Futsal Masculino
Juventude Ouriense (Ourém)
I Divisão Seniores Futsal Feminino
Casa do Povo das Mouriscas (Abrantes)
II Divisão Seniores Futsal Feminino
Sport Club de Ferreira do Zêzere
.«GI/GCS»

Ecomarché foi assaltado

O estabelecimento comercial “Ecomarché”, junto da “Repsol” foi assaltado a noite passada, tendo sido levado alguns produtos de pouco valor já que o assalto foi interrompido porque o alarme disparou levando com que o proprietário comparecesse rapidamente assim como uma patrulha da GNR. Quanto aos produtos roubados não foi possível recuperar porque os assaltantes conseguiram fugir.

Quase vinte anos para arranjarem um “bocado” de passeio


Passeio da Rua José Relvas-
Frente à "Casa Meira"

O passeio que se pode ver na foto esteve quase vinte anos para ser arranjado. A família Andrade apresentou vários requerimentos aos antigos executivos como utilizou vários pedidos de forma a que este passeio fosse arranjado mesmo que o estado lamentável deste estivesse bem visível perante os eleitos porquanto o passeio quase está em frente do edifício da Câmara.
Um passeio, entre outros, que originou bastantes criticas para os executivos que pouco ou nada se preocuparam com o seu estado lastimável.
Por teimosias ou politiquices assim esteve este passeio por arranjar perto de vinte anos.
Finalmente a Câmara entendeu que era altura de corrigir o erro mandando então arranjar o que já deveria estar arranjado à muitos anos.
É para dizer: vale mais tarde do que nunca.

Alpiarça está a receber estranhamente "hóspedes" que ninguém conhece.

Já foi ventilado aqui muitas vezes que, Alpiarça está a receber estranhamente "hóspedes" que ninguém conhece.
Foram convidadas as autoridades administrativas a fazer a apresentação desses convidados à população.
Até à data ainda ninguém se disponibilizou para o fazer.
De quando em vez alguém aparece aqui a dar lições e justificações não oficiais de humanidade, tolerância etc.
Consta que o padre Diamantino, homem de bom coração, terá pago a renda de alguns destes hóspedes que estariam na eminência de ser despejados por falta de pagamento de rendas das casas onde vivem. Mas este homem de Deus poderá fazer isto por mais quanto tempo?
Um dia quando os defensores desta migração desenfreada de gente que nada faz de produtivo, ficarem com a casa vazia, estamos cá para dar uma boa gargalhada e ver então a reacção destes "humanistas".
Por: Almeirante

Arquivada queixa contra ex-comandante da GNR de Alpiarça

O Ministério Público (MP) arquivou a queixa por ofensas à integridade física contra o ex-comandante da GNR de Alpiarça, apresentada em Outubro de 2008 por dois jovens que alegaram terem sido agredidos dentro do posto, à bofetada e com pancadas de raqueta de sinalização do trânsito na cabeça de ambos.
O MP considerou nada poder apurar sobre a veracidade da denuncia, uma vez que a versão narrada pelo sargento Neves e por outro soldado que estava de serviço é diametralmente oposta à dos queixosos, na altura com 17 anos, e em que um deles foi mesmo suturado com quatro pontos na cabeça e assistido a uma ferida no sobrolho, no Hospital de Santarém.
Relacionados com este caso, o MP arquivou também duas queixas de injúrias apresentadas pelo militar contra os jovens, por expressões verbais que o terão ofendido, e uma de difamação agravada, pela exposição do caso à comunicação social.
«O Ribatejo»

Este discurso de tolerância é típico deste executivo da CDU e de todos os democratas e pessoas de bem

Mário Pereira, Presidente da
Câmara Municipal de Alpiarça
Acho bem que o seja, que quando for necessário vir a público defender uma posição, os democratas se revejam nessa tolerância que caracteriza a CDU. Defender a segurança das pessoas com o reforço de efectivos e meios da GNR é a única posição sensata e respeitadora da democracia.
É o que tem feito este executivo CDU, reunindo com Ministro e Secretário de Estado, integrando as outras forças políticas. Compete ao Estado e tem de se exigir ao Estado a segurança dos seus cidadãos. Isto é tolerância? Pois é; outra posição que defenda a perseguição de grupos de minorias tem outros nomes muitos claros: xenofobia; racismo; fascismo. Mais: a tolerância é o discurso de quem "os tem no sítio" porque tem a coragem de contrariar a cobardia demagógica dos que, sentados ao computador, apelam à formação de grupos tão marginais como os que supostamente irão afrontar.
A própria argumentação de muitas das pessoas que aqui defendem as milícias revela uma clara inspiração xenófoba e racista. É tão fácil culpar os estrangeiros por tudo de mal que acontece... Esse discurso paga direitos de autor a Hitler, Goebbels, Himmler, Le Pen e outros facínoras menores.
Aos olhos das ditas "milícias" e grupos de "vigilantes" qualquer cidadão passa a ser um criminoso em potência e muitos têm necessidade de se mostrar mais "milicianos" que os outros, com suspeições, insinuações, até à concretização de acusações, muitas vezes feitas a pessoas inocentes: o vizinho de quem não se gosta; o gajo que lhe anda a pôr os cornos; os miseráveis que não têm onde cair mortos, mas que são culpados, nem que seja disso mesmo; e até, no meio disto, conseguem identificar e agredir alguns verdadeiros criminosos. Isto são as milícias, quando não fazem pior, quando não se transformaram ainda em Camisas Negras, SA, SS ou na Legião Portuguesa, para dar alguns exemplos de milícias "bem sucedidas". O povo de Alpiarça não será levado por esse discurso de medo e de raiva contra o outro. É um povo tolerante a defende um discurso tolerante, ao contrário do que gostariam outros. É preciso tê-los no sítio para afrontar os fascistóides, amigo. Não tanto para bravatas ao computador.
De um comentarista
Saiba mais em:
Alpiarça não está a saque mas sim os alpiarcenses ...

Haja respeito e sensibilidade pelos interesses dos alunos e pelas escolhas dos pai

Por: Ramiro Marques
Uma das razões que explica a maior qualidade da oferta educativa dos colégios com contrato de associação é o envolvimento dos pais na educação dos filhos e a valorização que uns e outros fazem da escola por eles escolhida.
Pais e alunos dos colégios com contrato de associação olham para a escola que foi objecto de escolha como uma dádiva que lhes exige contrapartidas: a responsabilidade de aproveitar a dádiva que lhes foi concedida, através de atitudes positivas face ao estudo, aos professores e à escola em geral.
A simples frequência de uma escola que foi escolhida por nós, e não imposta pelos burocratas anónimos do Ministério da Educação, gera obrigações: em primeiro lugar, a obrigação de corresponder às expectativas que pais e professores depositam nos alunos; em segundo lugar, a responsabilidade de respeitar o projecto educativo e os valores da escola escolhida por nós; em terceiro lugar, a obrigação de respeitarmos o ambiente que o colégio construiu e os pais e alunos apreciam.
A investigação há muito que destaca os benefícios do envolvimento parental na educação dos filhos:
#1 Alunos que têm pais que se envolvem na educação deles têm regra geral melhores notas.
#2 Quando os pais têm interesse activo no que os filhos aprendem, estes tendem a manifestar atitudes mais positivas face ao estudo.
#3 Quando os pais valorizam a escola e os professores, os alunos têm tendência para fazer o mesmo.
Quando a ministra da educação ameaça os directores dos colégios, onde há protestos, com a transferência forçada dos alunos para as escolas estatais, manifesta uma profunda falta de respeito pelas escolhas dos pais e uma falta de sensibilidade pelos interesses dos alunos.
Os alunos não são mercadorias que se possam transportar de um lado para o outro, a meio do ano lectivo, às ordens do poder discricionário de um Governo com apetites totalitários.

Será "Xenofobismo"; Racismo ou "Fascismo"

Não tenhamos dúvidas, tem um discurso fluido com alguma lógica tirado a papel químico de uma corrente de pensamento que, de tão conhecida nem vale a pena referi-la. É certo que algumas referências até terão o seu cunho de verdade. Só que o senhor anónimo esqueceu de mencionar alguns pormenores que passamos a relembrar: - Será "Xenofobismo"; Racismo ou "Fascismo" protegermos o que é nosso, na ausência de uma autoridade institucional forte e respeitável que o faça? - Ninguém aqui acusa os estrangeiros de serem responsáveis por tudo o que acontece de mal. O que se exige é que estes na qualidade de hóspedes respeitem quem os acolheu. Quem conhece um bocado do mundo sabe que assim é noutros países. O que faz o senhor anónimo se um convidado em sua casa o roubar? Vai dar-lhe palmadinhas nas costas e dizer-lhe que para a próxima não faça isso, ou vai expulsá-lo, na melhor das hipóteses a pontapé? - Não se esqueça que muitos "vigilantes" foram usados a pretexto da defesa da democracia nesta terra, nos tempos não muito longínquos da revolução dos cravos. - "Esse discurso paga direitos de autor a Hitler, Goebbels, Himmler, Le Pen e outros facínoras menores." (Fim de citação). Nesta sua evocação de personalidades históricas, certamente por lapso, não terá mencionado José Estaline que muitos historiadores afirmam ter sido um "facínora maior". É claro que lhe poderei facilitar um rol muito maior de déspotas.
Por:  Xico Frade
Saiba mais em:
Alpiarça não está a saque mas sim os alpiarcenses ...

Só para relembrar mais alguns ditadores




Joseph Stalin


  Naturalmente que a lista estará incompleta. Os ditadores foram tantos que alguns terão escapado aos cronistas. Vamos pensar que não foi intencional. (Retirado da Net) Adolf Hitler: O "führer" se suicidou em seu bunker no dia 30 de Abril de 1945, quando o Exército Vermelho entrou em Berlim. Joseph Stalin: O manda-chuva do Krmelin por mais de 30 anos, morreu em 5 de março de 1953 de derrame cerebral. Antonio de Oliveira Salazar: Vítima de um AVC em 1968, Salazar comandou Portugal durante 36 anos e morreu em 27 de julho de 1970. Francisco Franco: O ditador espanhol morreu em 20 de novembro de 1975, aos 83 anos, após 35 dias de agonia por problemas do coração. Mao Tse-Tung: Líder da China comunista por 27 anos, Mao faleceu em 9 de Setembro de 1976 em Pequim aos 82 anos. Kim Il-sung: "O Grande Camarada" da Coréia do Norte, Kim Il-sung morreu em julho de 1994 após sofrer um AVC. Seu filho Kim Jong-il (o Junior) assumiu o poder, e está doido pra jogar uma bomba atômica nos EUA. Idi Amin Dada: O ex-ditador ugandês (1971-1979) morreu em 16 de Agosto de 2003 na Arábia Saudita, onde vivia no exílio há mais de 20 anos, sem ter sido julgado pelas atrocidades perpetradas durante seu regime. Mobutu Sese Seko: O ex-presidente do Zaire morreu de câncer em 7 de Setembro de 1997 em um hospital de Rabat, alguns meses depois de seu exílio e de sua substituição por Laurent Kabila. Alfredo Stroessner: O ex-ditador paraguaio, expulso do poder em 1989, faleceu em 16 de agosto de 2006 aos 93 anos em Brasília, onde se refugiou para escapar da justiça de seu país. Pol Pot: O líder do regime genocida dos Khmers Vermelhos (1975-1979) morreu em 16 de abril de 1998 na selva cambojana. Benito Mussolini: O "Duce", que comandou os italianos de 1922 a 1943, foi reconhecido quando fugia para a Suíça e fuzilado em 28 de abril de 1945. Nicolae Ceausescu: Líder da Romênia durante 24 anos, Ceaucescu foi executado com sua mulher, Elena, alguns dias depois de sua remoção do poder, em dezembro de 1989, depois de um julgamento sumário. Slobodan Milosevic: Acusado pelo Tribunal Penal Internacional de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio, o ex-presidente iugoslavo faleceu em 11 de março deste ano em sua prisão de Haia antes do fim de seu julgamento. Saddam Hussein: Derrubado após a invasão do Iraque, em 2003, o ex-presidente iraquiano é acusado de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio contra os curdos. Ele foi condenado à forca em novembro deste ano e enfrenta atualmente um segundo processo. Mengitsu Haile Mariam: A justiça etíope emitirá em 12 de dezembro seu veredicto contra o ex-ditador, julgado à revelia por genocídio perpetrado entre 1977 e 1978. Mengitsu vive exilado no Zimbábue desde 1991. Charles Taylor: O ex-presidente da Libéria foi indiciado por crimes contra a humanidade e crimes de guerra pelo Tribunal Especial para Serra Leoa. Seu julgamento acontecerá em Haia no ano que vem. Jorge Rafael Videla: Em setembro, a justiça argentina tirou a imunidade do ex-ditador, abrindo caminho para seu processo. Condenado à prisão perpétua por crimes, seqüestros e tortura em 1985, ele foi anistiado em 1990. Manuel Noriega: O ex-dirigente do Panamá, preso pelos Estados Unidos em 1989, foi condenado a 40 anos de prisão por tráfico de droga e cumpre pena em um centro penitenciário da Flórida.

Por: Xico Frade

Saiba mais em: Alpiarça não está a saque mas sim os alpiarcenses

Funcionário da Câmara de Alpiarça foi readmitido

O actual executivo de maioria CDU fez um acordo, com efeitos a 1 de Janeiro último, com o trabalhador Ricardo Vaz, que tinha desde que foi demitido um recurso à espera de decisão do tribunal administrativo para anular o despedimento. A autarquia optou por esta via para evitar o pagamento de uma indemnização avultada caso fosse dada razão ao funcionário, além das custas processuais
Ricardo Vaz era técnico informático, mas como esse lugar foi entretanto ocupado por outra pessoa, está agora a exercer funções no gabinete de imprensa, sendo responsável pela actualização do site do município na internet. O funcionário tinha sido demitido com base num processo disciplinar, no qual era acusado de ter proferido acusações, calúnias e ameaças dirigidas a Joaquim Rosa do Céu.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ÁGUAS DO RIBATEJO DISTRIBUI ÁGUA DE EXCELENTE QUALIDADE




Taxa de cumprimento é de 98,95% num universo de 8500 análises

A percentagem de incumprimento dos critérios de qualidade da água para consumo humano na ÁGUAS DO RIBATEJO rondou 1,05 %, num universo de 8500 análises, no ano de 2010. Uma melhoria significativa em relação ao ano anterior (1,52 %). O objectivo para 2011 é colocar os índices de incumprimento abaixo de 1%, traduzindo parâmetros de excelência em relação à água que distribuímos para abastecer 110 mil consumidores dos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
A ÁGUAS DO RIBATEJO dispõe de um laboratório de processo, instalado na sua sede em Salvaterra de Magos, onde analisa diariamente a qualidade da Água.
Todavia, o controlo minucioso da qualidade da água que distribuímos é assegurado por um laboratório externo acreditado pelo Instituto Português de Acreditação para levar a cabo um Programa de Controlo da Qualidade da Água, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) para avaliar e demonstrar a conformidade dos requisitos de qualidade estabelecidos por lei (DL 306/2007) para a água utilizada para consumo humano na torneira do consumidor.
O laboratório contratado pela ÁGUAS DO RIBATEJO realizou uma média 35 análises diárias durante o ano de 2010, tendo verificado um índice de cumprimento de 98,95 %.
Informamos que, de acordo com a legislação, os resultados das análises da qualidade da água são disponibilizadas à Autoridade de Saúde, não se tendo registado nenhuma situação que pudesse colocar em risco a saúde pública.
A ÁGUAS DO RIBATEJO disponibiliza os relatórios trimestrais com os resultados do controlo da qualidade da água a todas as entidades e aos seus consumidores no sítio www.aguasdoribatejo.com, no item QUALIDADE. A apresentação é feita em cada um dos seis municípios que integram a empresa intermunicipal.
Com o objectivo de reforçar a qualidade do abastecimento de água estão em curso investimentos de dezenas de milhares de euros que se traduzem na construção de novos reservatórios, estações elevatórias, pontos de entrega, furos e dezenas de quilómetros de condutas adutoras. Em simultâneo foi feita a limpeza e higienização em cerca de 70 reservatórios com intervenções que garantem uma melhoria significativa no seu funcionamento.
A ÁGUAS DO RIBATEJO está a instalar também o sistema de telegestão que permite controlar à distância o funcionamento dos sistemas e detectar na hora anomalias. Esta inovação permite reduzir as perdas de água, reduzir os custos com energia, com pessoal e com deslocações. A telegestão minimiza os tempos de suspensão no abastecimento e optimiza o funcionamento dos equipamentos.
A empresa pretende ainda reduzir em 30 por cento os pontos de captação, eliminando os de menor qualidade. Uma redução que vai permitir baixar os custos de manutenção sem prejuízo para a qualidade do abastecimento.
Nas campanhas de sensibilização que a ÁGUAS DO RIBATEJO tem feito em parceria com a DECO e com a QUERCUS, junto das escola e das Universidades Seniores, temos apelado para que as crianças e adultos bebam água da torneira sem receios porque para além de ser uma água de elevada qualidade, é mais económica.
Nas várias iniciativas promovidas pela ÁGUAS DO RIBATEJO e pelos municípios integrantes, as garrafas de água deram lugar aos jarros e aos copos, incluindo nas cerimónias oficiais com representantes do Governo.
Desta forma, pretendemos transmitir a confiança que temos na qualidade da água que distribuímos, uma confiança assente no rigoroso controlo que fazemos diariamente e atestada por entidades credíveis e independentes.

Actividade Operacional da GNR



A GNR deteve em Alpiarça um individuo  por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool.
No Distrito de Santarém, zona de acção do Comando Territorial de Santarém, este Comando registou, entre outros, os seguintes dados na actividade operacional, desenvolvida durante o período de 31 de Janeiro a 06 de Fevereiro de 2011.
Detenções:
49 Indivíduos detidos pelos seguintes motivos:
Vinte detidos por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool;
Dez detidos em cumprimento de mandados judiciais;
Nove detidos por condução de veículo automóvel sem habilitação legal;
Cinco detidos por furto de Gasóleo;
Dois detidos por desobediência;
Dois detidos por tráfico / posse de estupefacientes;
Um detido por violência doméstica.
Abrantes:
Dois detidos por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool;
Um detido por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
Coruche:
Cinco detidos por furto de gasóleo;
Três detidos por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool;
Um detido por condução de veículo automóvel sem habilitação legal;
Um detido em cumprimento de mandado judicial.
Benavente:
Quatro detidos por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool.
Salvaterra de Magos:
Dois detidos em cumprimento de mandados judiciais;
Um detido por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool;
Um detido por desobediência.
Santarém:
Três detidos por condução de veículo automóvel sob o efeito de alccól
Três detidos por condução de veículo automóvel sem habilitação legal;
Um detido em cumprimento de mandado judicial.
Almeirim:
Um detido por condução de veículo automóvel sem habilitação legal.
Alpiarça:
Um detido por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool.
Rio Maior:
Um detido por condução de veículo automóvel sem habilitação legal;
Um detido em cumprimento de mandado judicial.
Tomar:
Um detido por condução de veículo automóvel sem habilitação legal;
Um detido por crime de violência doméstica.
Ourém:
Três detidos por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool;
Dois detidos por tráfico / posse de estupefacientes;
Um detido por condução de veículo automóvel sem habilitação legal;
Um detido por desobediência;
Um detido em cumprimento de mandado judicial.
Alcanena:
Dois detidos em cumprimento de mandados judiciais;
Um detido por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool;
Golegã:
Um detido por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool.
Vila Nova da Barquinha:
Dois detidos em cumprimento de mandados judiciais;
Um detido por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool.

Cérebro humano encolheu o equivalente a uma bola de ténis

Vanda Luciano - Antropóloga
Nos último 30 mil anos o cérebro humano encolheu o equivalente a uma bola de ténis. Já não é necessária tanta inteligência para sobreviver, dizem os cientistas. IN Expresso
Bem atendendo a esta notícia, tenho que concordar. Este fim-de-semana por motivos académicos fui ao núcleo museológico, sito em Santarém, S.João do Alporão, ao cumprimentar as funcionárias e questioná-las acerca da exposição e se podia tirar fotografias para um trabalho que estou a realizar, foram um pouco rudes. Para ter acesso ás fotografias teria que pagar, teria que pedir ao Vereador e demorava tempo, que não tenho, pois o trabalho tem de ser entregue. Enfim, tenho a dizer que a visita foi deveras constrangedora, inútil e trouxe-me um grande dissabor, ter que dizer que em Santarém os museus são a imagem da cultura ou da acultura que grassa no nosso país.
Mentalidades obsoletas, que não vêem no turismo uma oportunidade de crescimento sustentável, não o consideram factor de crescimento e em que os turistas, só fazem um percurso, o da Igreja do Milagre, quando em Santarém há tanto para conhecer e ver, não tivesse esta cidade concorrido a “Capital do Gótico”, para património mundial. Enfim, reduzi-me á minha insignificância, ficando a pensar para que pagam a duas pessoas por um serviço que não é de excelência para com os clientes-cidadãos, só chego a uma conclusão: ou não gostam do que fazem ou ganham pouco!
Os elementos expostos só se encontram identificados em português, o que limita as leituras a públicos estrangeiros, existem somente brochuras só entregues a pedido, e também parece ser direccionado para um público conhecedor. Entristeceu-me o facto de sermos conhecidos por povo afável, acolhedor e de raízes profundas identitárias, quando no fundo só somos um povo desunido que pouco pensa em soluções e mais se preocupa com os problemas, sem arranjar saídas, que pomos os problemas pessoais á frente dos outros.
Vivemos de acordo com o Fado ou fatum (destino) envolvidos por uma nostalgia e peso de um fardo, a que chamamos crise, mas no fundo não fazemos nada para alterar o país que temos. Uma cidade tão promissora quanto Santarém pode dar-se ao luxo de não apostar na excelência dos serviços públicos quando almeja trazer turistas, sejam eles de fora ou não?
Em conclusão, é com pesar que constato que esta notícia do Expresso deva ser a realidade eminente, que usamos pouco a cabeça, e dai o cérebro encolher!
Aliás nem é preciso ser inteligente para sobreviver, nem educação para com os outros, desumanizaram-se as pessoas…

Crise eliminou 30 milhões de empregos em todo o mundo

A vaga de austeridade que os governos estão a aplicar a prejudicar ainda mais a recuperação do emprego, dizem as Nações Unidas.
"Entre 2007 e o final de 2009, perderam-se pelo menos 30 milhões de empregos a nível mundial como resultado da crise financeira", diz o 'World Economic Situation and Prospects 2011' da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Este relatório aponta que a taxa média de desemprego na zona euro terá ficado nos 10,1% em 2010, apesar de algumas melhorias verificadas no mercado de trabalho da Alemanha, comparado com 7,5% registados antes de a crise eclodir.
«DE»