.

.

.

.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Centro Nacional de Exposições investiu 1 ME para melhorar Feira da Agricultura

O Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA) anunciou  que investiu um milhão de euros para melhorar as condições do espaço em que se realiza a Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo, em Santarém.
Entre as novidades hoje apresentadas para a edição deste ano, que decorre de 06 a 14 de junho, contam-se as novas estruturas instaladas na zona pecuária, que irão "permitir melhores condições aos animais, melhor organização e concentração numa só zona dos efetivos em exposição com um novo layout", permitindo que os visitantes apreciem equinos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos, entre outras espécies, "sem percorrer grandes distâncias"
Nas zonas mais expostas ao calor, no exterior do edifício e destinadas a espaços de exposição e restauração, vão ser instalados "sistemas de nebulização", que "permitirão a empresas e clientes um maior conforto térmico", e serão criadas "zonas de sombreamento" nas ruas para maior comodidade para quem circula no exterior.
A organização investiu este ano também na sinalética com o objetivo de "organizar circuitos de visita para profissionais e público em geral".
Por outro lado, o certame passa a assumir "um compromisso com a reciclagem", disse Luís Mira, administrador do CNEMA, na conferência de imprensa de apresentação da feira, referindo a parceria com a Resitejo -- Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, com a colocação de diversas "baterias" para separação dos resíduos (papel, vidro e embalagens), estando também disponível um ponto para recolha de óleos alimentares.
"Numa preocupação com o ambiente e a sustentabilidade, iniciamos um novo caminho", disse Luís Mira, apontando como meta deste projeto a três anos chegar aos 30% a 40% de lixo reciclado. Em 2014, a feira gerou 110 toneladas de resíduos, adiantou.
O CNEMA anunciou, ainda, uma parceria com a CP, com uma redução no preço dos bilhetes com destino a Santarém durante o período da feira, com um desconto de 30% em viagens de ida e volta em todos os comboios.
Para a deslocação até ao espaço da feira (com passagem pela estação ferroviária), estará em funcionamento um autocarro gratuito entre as 09:00 e as 03:00, com frequência de hora a hora durante a semana e de meia em meia hora aos fins de semana e feriados.
A feira estará presente na Internet - www.feiranacionalagricultura.pt - e nas redes sociais, tendo este ano sido criada uma aplicação para os sistemas IOS (Iphone e Ipad), Android e Windows Phone, cujo download poderá ser efetuado em www.cnema.pt e www.feiranacionalagricultura.pt.
«NM»

Sem comentários: