.

.

.

.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dezenas de peixes mortos na margem da barragem frente às piscinas municipais

 O problema não foi resolvido. A eutrofização, os químicos, a matéria orgânica, os engodos, as cianobactérias ou o raio que os parta (!) lá estarão, para nos fazer lembrar e assistir languidamente a mais uma matança, uma calamidade em que nada foi feito para evitar o arrastar da tragédia certa

Por: Repórter Ypsílon

Não há dúvida de que Alpiarça está em movimento. Este fim-de-semana foi farto em eventos que mexeram com a Vila. Valha-nos ao menos isso. Na tarde deste Domingo solarengo, quem passou pela avenida Manuel Vital junto à barragem dos Patudos, viu certamente dois velejadores nas águas verdes e fedorentas da albufeira, que caíam da prancha frequentemente, devido à pouca intensidade do vento, segundo lamentaram. Vieram de Lisboa para estas bandas em visita a uns familiares, e depressa se apaixonaram pela cidade de Santarém, onde vivem desde há um ano e meio, mais coisa menos coisa. Com o bichinho da vela e do surf a morder-lhes a alma e as entranhas, quiseram saber onde poderiam dar asas ao seu desporto favorito. Alguém lhes falou da barragem dos Patudos de Alpiarça, onde não falta espaço para estacionamento de viaturas, para os garotos brincarem aos índios e cowboys e fazerem as diabruras que entenderem à sombra de frondosas árvores. Visitaram a barragem dos Patudos pela primeira vez em Novembro de 2014 e, desde então, sempre que o tempo ajuda, cá estão sem falta para mais uma escapadinha, fugindo assim à rotina do dia-a-dia na cidade. Carrinha tipo furgão, apetrechos, mulheres e miudagem atrás, para uma tarde bem passada, ao ar livre e na pureza da charneca. Apareceram por cá no Inverno e não se terão apercebido de todo aquele drama que todos nós vivemos tempo antes, nos meses de canícula com a mortandade da fauna piscícola e avícola e, naturalmente com os consequentes maus cheiros dificilmente suportáveis deste lugar, aparentemente tranquilo em época de chuvas.
Mas, a realidade é cruel. O calor está de volta. O problema não foi resolvido. A eutrofização, os químicos, a matéria orgânica, os engodos, as cianobactérias ou o raio que os parta (!) lá estarão, para nos fazer lembrar e assistir languidamente a mais uma matança, uma calamidade em que nada foi feito para evitar o arrastar da tragédia certa. Esta é a inteira verdade! A outra meia verdade, como vimos é para ser vivida apenas nos meses de inverno. Hoje, 10 de Maio de 2015 pelas 19:00 h (e note-se que ainda estamos em tempo de primavera, fresca e florida como convém) havia dezenas de peixes mortos na margem da barragem frente às piscinas municipais. Os nossos visitantes saíram convencidos de que aquela cena dos peixes mortos se devia, quiçá, a um concurso de pesca do dia anterior (sábado).
E depois, meus senhores, o que vamos dizer a quem nos visita quando todos tiverem os factos à sua frente? Não seria melhor dizer publicamente que, afinal, a água da barragem que em princípio julgávamos ter “qualidades balneares” afinal não é bem assim e que, representa até um perigo para a saúde de qualquer ser humano e, possivelmente, de outros animais? Talvez não fosse uma coisa assim tão exagerada perante a situação, não acham? 
Para livrarmos qualquer responsabilidade que surja no presente e no futuro, enquanto o problema não for resolvido, não seria aconselhável colocar uns avisos nas margens da barragem dizendo: “Água Contaminada Imprópria para Banhos” (ou algo parecido) e até para outras atividades desportivas em que há contacto direto desta água com a pele? Isto, claro está, a fazer fé no resultado das últimas análises à água da barragem dos Patudos e aos próprios peixes mortos, pedidas pela autarquia a laboratório credenciado e reveladas publicamente por alguns políticos locais da oposição. De realçar que, oficialmente, da parte do executivo da CDU a dirigir a Câmara Municipal de Alpiarça, ainda nada foi confirmado ou desmentido publicamente, sobre o assunto.
É sabido que o português tem por hábito colocar trancas à porta só depois de lhe terem roubado a casa.
Vamos esperar que isso não aconteça com a Câmara Municipal de Alpiarça, responsável pelo complexo dos Patudos, tão apreciado por quem nos visita. 

10 comentários:

Anónimo disse...

É evidente que ninguém, e muito menos o executivo CDU, queria que a água da barragem estivesse como está. Mas o que poderia ser feito sem recurso a largos milhares de euros??? Sejamos honestos! Qualquer executivo faria o que este fez com uma câmara individada e a obedecer a um plano de saneamento financeiro. Não há milagres!

Anónimo disse...

Os profetas de dizer mal sempre dos mesmos já aí estão a aparecer. eu espero pelo mal que poderá acontecer, mas amigos sem ovos gostaria de vê-los a fazer uma omelete. Só há por agora uma forma gastando menos de resolver este problema mas não é num ano que isto se faz sem ter o açude livre .

Anónimo disse...

Se os camaradas estivessem na oposição teriamos batalhões de jornalistas todos os dias a falar do estado da barragem. Agora que estão a governar Alpiarça, já não se deve falar no que está mal e a resoluçâo do problema está apenas na falta de dinheiro.
E esta hein!

Anónimo disse...


Segundo os rapazitos da escola o “Clube dos Broncas” mais não é do que o TPA/PSD.
Dizem alguns membros deste clube que foram eles que denunciaram as jogadas dos aumentos da água; que denunciaram a vergonha da tarifa de resíduos sólidos; que denunciaram a situação dos legados, cujos rendimentos deveriam ser empregues em benefício do povo em vez de estar retido pela autarquia e Agroalpiarça; o parque de campismo e outras jogadas mais para agora juntarem esta desgraça da barragem.
O que se pergunta aos “Broncas” é que raio de denúncias são as suas que não vemos ninguém ser preso, ninguém a ser interrogado pelo Ministério Público e muito menos a serem investigados por quem quer que seja.
Claro que o que o TPA/PSD quer é criar “Broncas” para os seus fãs terem que falar mas especialmente para darem nas vistas caso contrário ninguém lhes liga e muito menos os leva a sério.
Quantas queixas existem no Ministério Publico com a má administração do executivo da CDU?
ZERO.
O que esta malta do TPA/PSD quer é BRONCASSSSSSSSSSSSSS

Anónimo disse...

O sr. Comentador das 13:36 está muito bem informado. Terá lido essa informação no jornal "Avante"? Só pode...
Deixe a justiça atuar e logo vê como elas mordem.
Olhe que os tempos mudaram e até um ex-1º ministro está preso, coisa impensável há uns anos atrás.

Anónimo disse...

O problema maior para resolver o problema da barragem dos Patudos pode ser a falta de dinheiro e não há ninguém que diga o contrário. No entanto, como diz o Repórter há coisas que poderiam ser feitas e não têm nada a ver com a falta de dinheiro mas com falta de iniciativa. Primeiro se a água está de facto perigosa para a saúde de quem lida com ela directamente, há que avisar essas pessoas dos riscos que correm. Segundo, as advertências em local visível devem ser colocadas à volta da barragem. Se pelo contrário, não há perigo nenhum, e tudo o que corre por aí são apenas boatos sem fundamento, então a Câmara Municipal deve dizer isso mesmo à população residente e às pessoas que nos visitam. Encolher os ombros e não esclarecer, não assumir o que realmente se passa é que não me parece o mais sensato da parte de quem foi eleito pela maioria dos votantes alpiarcenses e é pago por todos o os cidadãos para administrar o município de Alpiarça.
Um dia alguém escreveu nestas páginas que a dor da verdade é preferível à dor da mentira.
Que se diga pois a verdade à população de Alpiarça, já que a VERDADE é como os remédios que podem ser muito amargos mas, no fim de contas, fazem bem.

Anónimo disse...

É no mínimo curioso vir aqui falar no suposto interesse que o TPA tem em "armar broncas" quando foi o PS que fez com que o problema da barragem dos Patudos tivesse a repercussão que teve a nível nacional, através de uma sua deputada. Mas, como o objectivo neste momento é passar a mão pelo lombo do PS, o melhor mesmo é esquecer isso e atacar o TPA para criar a pretendida divisão da oposição. Vejam bem as coisas que eles sabem...
Como diria o outro: "Paulino tem olho!..." Só que o esquema dá muito nas vistas e têm de engendrar outra maneira de fazer a coisa. Essa, pelos vistos já não pega!...

Anónimo disse...

Ora bem, ora bem… se os “broncas” dizem que a CDU anda a passar a mão no lombo do PS é sinal de que reconhecem que estão a perder terreno ou a sentir que o tapete está-lhes a fugir debaixo dos pés.
Ora bem, ora bem, afinal o "Paulino tem olho!..."

Anónimo disse...

Muito se fala muitas vezes sem conhecimento e, pior, tudo se politiza nesta terra.
3 dias de calor e o circo político da Barragem dos Patudos voltou à ribalta em Alpiarça.
Sugeria que lessem um interessante artigo publicado num mensário local do mês passado (muito antes dos peixes terem voltado agora a morrer), do munícipe Eduardo Costa, onde faz uma retrospetiva da situação, das contradições do executivo e até apresenta uma solução barata.
Mas isso não é importante, pois o importante é Alpiarça em movimento.

Anónimo disse...

Em manchete está o título "E se acontecer uma catástrofe na Barragem dos Patudos quem é o responsavel".
O assunto pode se visto de 2 facetas digerentes.
Se a catástrofe é a morte de peixes e aves, o responsavel chama-se em Alpiarça "Ninguém", já que isso se tornou cíclico e corriqueiro durante a canícula, e todos sacodem água do capote a começar pelo executivo CDU.
Se a catástrofe for a morte de uma criança ou adulto, contaminados pelas bactérias que comprovadamente por análises proliferam na barragem, o responsavel chama-se Mário Pereira, porque já foi mais que avisado e aconselhado e colocar avisos ao longo das margens da barragem.