.

.

.

.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A barragem dos Patudos, é um problema menor que não merece igual atenção

A propósito da poluição das nossas águas, estamos com azar. O grupo ecologista "Os Verdes" parece estar mais virado para a Vala Real.
Por: X. Frade

Tudo indica que a barragem dos Patudos, é um problema menor que não merece igual atenção.
Se calhar até têm razão a julgar pela atitude de alguns cidadãos (romenos) que quase diariamente dão os seus mergulhos na água esverdeada da albufeira da margem sul. Na volta é por isso que as aves palmípedes (patos, bravos e mansos) estão reduzidas a menos de metade. Devem ter ficado assustadas e foram para outro lugar… Há quem diga que foram direitinhos para a panela, mas, isso agora também já não interessa nada.
Será que estes banhistas estão a levar à letra as palavras do presidente Mário Pereira, quando diz que de acordo com as análises bacteriológicas efectuadas, a água da barragem tem condições "balneares"?
Não tardará muito para que alguém com queda para o negócio aproveite a “deixa” e venha dizer também que a água esverdeada (eutrofizada) da barragem é “milagrosa” com características medicinais invulgares.
Aí sim, teríamos gente que chegaria a Alpiarça aos magotes, vinda de toda a parte. O Posto de Turismo teria forasteiros a abarrotar à procura de alojamento, bares, restaurantes e a pedir desdobráveis com as informações turísticas mais importantes da Vila de Alpiarça. É claro que, nestas circunstâncias seria impossível encerrar o Posto de Turismo e mandar a funcionária de férias. Haveria mesmo que reforçar o atendimento.
Justificava-se assim, um vultuoso investimento em infraestruturas, na hotelaria, resorts, bangalows no parque de campismo, estâncias balneares e termais no Alto do Castelo etc.
As visitas guiadas pelo nosso património arqueológico, museológico, histórico e cultural seriam um sonho tornado realidade e a economia local, um êxito retumbante!
Alpiarça seria finalmente colocada no mapa dos destinos turísticos de quem procura tranquilidade, relax, paz, cultura, lazer, saúde e tudo aquilo que traz felicidade ao ser humano.
Seria uma verdadeira Vila Tranquila. Uma Vila de Qualidade… (como dizem os nossos políticos). 

Nota: Isto é a gente a falar…É claro que para isto acontecer teríamos de retirar primeiro o cheiro a porco e a bosta que nos deixam os camiões que atravessam Alpiarça a qualquer hora e, o cheiro pestilento a couve podre que nos entra pela casa dentro, trazido pelo vento norte a partir da zona Industrial.
Noticia relacionada: 
"“Os Verdes” questionam Governo sobre mortandade de...": 



Sem comentários: