.

.

.

.

domingo, 7 de setembro de 2014

308 denúncias em 87 municípios

Elevadas perdas a água da rede pública têm um impacto na eficiência das entidades gestoras e no aumento de custos, que se reflectem no tarifário de abastecimento de água


Em cerca de 3 meses, centenas de consumidores atentos recorreram ao formulário online  da DECO e denunciaram 308 perdas de água localizadas em 87 municípios, incluído Continente e Ilhas. Foi facilitada a denúncia das perdas de  água em qualquer ponto do pais, a qualquer hora, sendo encaminhada directamente para a entidade responsável.
 Fuga de água visível à superfície e rega desadequada em espaços verdes municipais representam o tipo de denuncias mais frequentes.
As perdas reais de água são, muitas vezes, visíveis e a contribuição do consumidor, ao denunciar em tempo útil junto da entidade, é determinante para a rápida resolução da mesma. A plataforma da DECO permite  que o cidadão assuma um papel activo na participação da denúncia e coopere para aumentar a eficiência das entidades gestoras na redução das perdas de água.



A denúncia segue directamente para a entidade responsável pelo tipo de perda, com conhecimento da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
No dia a dia, no local onde trabalhamos, onde vivemos ou quando viajamos pelo País, deparamo-nos com perdas de água em espaços públicos, rotura nas tubagens, regas desadequadas em espaços verdes municipais, fuga de água nas bocas de incêndio, rega e lavagem de ruas, entre outras.
Tal com em 2013, a DECO recebeu denúncias de água em espaços público provenientes de todo o território nacional, algumas com fotos bastantes ilustrativas do desperdício.

150 LITROS POR DIA


Há municípios a perder, todos os dias, por ramal, mais de 150 litros de água já tratada. Os dados mais recentes, de 2011, publicados em Agosto de 2013 pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, são claros: existem perdas gigantescas de água, insuficiente reabilitação de condutas e número elevados de avarias nas condutas.

«Fonte: DECO»

Sem comentários: