Elevadas perdas a água
da rede pública têm um impacto na eficiência das entidades gestoras e no
aumento de custos, que se reflectem no tarifário de abastecimento de água
Em cerca de 3 meses,
centenas de consumidores atentos recorreram ao formulário online da DECO e denunciaram 308 perdas de água
localizadas em 87 municípios, incluído Continente e Ilhas. Foi facilitada a
denúncia das perdas de água em qualquer ponto
do pais, a qualquer hora, sendo encaminhada directamente para a entidade
responsável.
Fuga de água visível à superfície e rega desadequada
em espaços verdes municipais representam o tipo de denuncias mais frequentes.
As perdas reais de
água são, muitas vezes, visíveis e a contribuição do consumidor, ao denunciar
em tempo útil junto da entidade, é determinante para a rápida resolução da
mesma. A plataforma da DECO permite que o
cidadão assuma um papel activo na participação da denúncia e coopere para
aumentar a eficiência das entidades gestoras na redução das perdas de água.
A denúncia segue
directamente para a entidade responsável pelo tipo de perda, com conhecimento
da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
No dia a dia, no local
onde trabalhamos, onde vivemos ou quando viajamos pelo País, deparamo-nos com
perdas de água em espaços públicos, rotura nas tubagens, regas desadequadas em
espaços verdes municipais, fuga de água nas bocas de incêndio, rega e lavagem
de ruas, entre outras.
Tal com em 2013, a
DECO recebeu denúncias de água em espaços público provenientes de todo o território
nacional, algumas com fotos bastantes ilustrativas do desperdício.
150
LITROS POR DIA
Há
municípios a perder, todos os dias, por ramal, mais de 150 litros de água já
tratada. Os dados mais recentes, de 2011, publicados em Agosto de 2013 pela
Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos, são claros: existem perdas
gigantescas de água, insuficiente reabilitação de condutas e número elevados de
avarias nas condutas.
«Fonte: DECO»
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