.

.

.

.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os bombeiros são na sua maioria funcionários da autarquia

Fico satisfeito em existirem colegas nos Paços do Concelho que sabem das coisas, dos subsídios que a autarquia recebe e dizem certas coisas dos bombeiros que afinal e curiosamente até são seus colegas de trabalho, pois quem lhes paga (a uns e aos outros) é a mesma entidade. Mas seria bom, que se informassem antes de dizerem certos disparates, como por exemplo: - o subsídio que suporta os ECIN's é dado ao Munícipio de Alpiarça como é dado a qualquer outro Município ou Associação Humanitária (caso o corpo de bombeiros seja municipal ou voluntário); - sobre a Associação.C.D.B.Bombeiros de Alpiarça, esta foi legalmente constituída na Conservatória (senão o notário não teria permitido a sua constituição (penso eu!!!), e ao que se sabe as entidades do país tem conhecimento da sua existência, do seu registo, da sua actividade e das suas declarações; - também convém referir que neste momento os bombeiros são na sua maioria funcionários da autarquia, existindo poucos bombeiros voluntários que NADA recebem desde 2007 ou 2008, mas até mesmo os bombeiros da autarquia dão muitas horas gratuitas à autarquia; - para aqueles (as) que pensam que caso os bombeiros de Alpiarça fossem Bombeiros Voluntários de Alpiarça, não era por aqui que a autarquia iria poupar dinheiro, teria que continuar a sustentar os bombeiros através de subsídios, como as outras autarquias fazem, pois não era com as quotas pagas pelos sócios que se sustentaria os bombeiros, além se ser mais uma entidade para ser alvo dos partidos políticos, como acontece com outras colectividades do concelho; - por último, se os colegas dos Paços do Concelho que sabem tudo e muito, quiserem ajudar os seus outros colegas que estão nos bombeiros, e os bombeiros da sua terra, podem-se dirigir ao quartel para fazerem voluntariado (a qualquer hora) e assim reduzir a despesa da autarquia.
E fico-me por aqui...
Noticia relacionada:
Nos Bombeiros de Alpiarça trabalhar de borla? Nem..

7 comentários:

Anónimo disse...

Então já qualquer pessoa pode vestir a farda e fazer voluntariado?????

Anónimo disse...

Sr.(a) das 16.30. Obviamente que não!!!
Até aos 35 anos poderá ingressar nos Bombeiros.
Se tiver mais de 35 anos ou se não quiser exercer voluntariado nos Bombeiros, poderá utilizar a sua boa vontade noutra instituição.
O concelho agradece e o país também!
Tudo é simples, basta querer e não complicar!

Anónimo disse...

Gostámos do esclarecimento.
Mas existem questões que gostariamos de colocar para ficarmos melhor esclarecidos e não dizermos mais disparates:
1ª"O subsídio que suporta os ECIN's é dado ao Munícipio de Alpiarça" é verdade mas a dificuldade está no enquandramento legal que suporta a passagem desse subsídio para os bombeiros pois é feito através de uma Associação que não consta do site da Câmara, a maior parte dos habitantes não sabe que existe e depois o dinheriro não aparece referido nos recibos de ordenado, como acontece com os outros funcionários, que tudo o que recebem aparece no recibo e depois na declaração de IRS, não é verdade?
Porque será que ouvimos,aqui na Câmara, que até o sindicato dos bombeiros acha que estes pagamentos são ilegais, será que estes sindicalistas são intriguistas ou mal informados que também dizem disparates como nós?
Ai estes sindicalistas!
2º Será que durante os ECINS teem dois patrões um a Câmara Municipal de Alpiarça e outro a tal Associação legal que não passa declarações para serem utilizadas quando se faz o IRS?
3ºVoltando à tal Associação legal onde poderemos consultar as suas contas,estatutos, planos de actividade e declarção de interesse público publicado em Diário da Republica? Deveriam ser publicas não é verdade?
4ºDepois como somos colegas,e porque até gostamos de o ser, porque será que durante o verão não temos também direito a refeições gratuitas como as teem os bombeiros?
5º"Mas até mesmo os bombeiros da autarquia dão muitas horas gratuitas à autarquia" acreditamos e para isso basta consultar as folhas de horas extras que aparecem na Câmara e chegamos facilmente à conclusão que o ano tem 465 dias e os dias 36 horas!
6ºSe os bombeiros de Alpiarça fossem voluntários "não era por aqui que a autarquia iria poupar dinheiro" estamos completamente de acordo e para o provar citaremos o caso das vilas de Almeirim, Rio Maior e Torres Novas que optaram por voluntários e a cidade de Alpiarça optou por municipais, despesistas por isso o país está como está!

Anónimo disse...

Mas aqui ninguem quiz complicar. Apenas foi levantado uma duvida, que este comemtarista nao respondeu, ou não quiz responder:Alguem trabalha voluntario...de graça nos bombeiros?

Ricardo disse...

Pois eu sou dos que penso que quem escreveu o comentario nao foi ninguem dos paços do concelho mas sim dos proprios bombeiros. Quem sabe quem estica horas etc etc? Os dos paços do concelho é que pagam tudo...

Anónimo disse...

Gostei de Verificar que a explicação elaborada pelo anónimo das 17:20 está conforme refere a Legislação, mas seria de bom tom informar o comando desta explicação visto que existem pessoas que se encontram interessadas em ingressar nesse corpo de bombeiros de forma voluntária. Acontece que esta pessoa que se deslocou ao Quartel na passada semana, foi informada que não podia ser voluntária porque já tinha 26 anos de idade.
É só uma questão de actualização

Anónimo disse...

Se calhar a solução para os bombeiros seria acabarem-se com eles!
Quando alguém precisasse, vinha Almeirim, Chamusca, Santarém, se estes não podessem, logo se via!
Num país onde não há pão, todos ralham e ninguém têm razão!