.

.

.

.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

O “PODER ABSOLUTO” do presidente da ARPICA

Estamos cansados deste regime ditatorial que nos quer acorrentar a todo o momento e que só nos conhece para solicitar que esta ou aquela noticia  lhe seja favorável


A ARPICA e outras ‘arpicas’ que existem nesta terra, cujos dirigentes dependem eleitoralmente  directa ou indirectamente do partido situado na Rua Silvestre Bernardo Lima são como aqueles sociedades secretas que abundam na nossa sociedade.
Se delas fizermos parte ou seus pagantes formos temos direito a tudo que no seu interior se faça ou diga;
Se do círculo colegial ou partidário não fizermos parte as portas impedem-nos a entrada e os homens que os dirigem recusam-nos toda a informação que possamos pedir ou os esclarecimentos que queiramos saber pela simples razão de que mais não somos que uns simples intrusos ou curiosos suspeitos que pretendemos saber quais os ‘rituais’ que por ali se praticam quando na verdade tal acesso a práticas só é permitido aos pagantes e apoiantes do partido.
Os chamados “presidentes” ou directores da “coisa” fazem parte de uma “casta de intocáveis” que quando foram eleitos passaram a ter direitos de inatacáveis recusando-se a prestar ou ceder qualquer tipo de esclarecimento a quem tiver o descaramento de o solicitar.
Tudo que se passar ou acontecer no meio associativo só aos que usam o “avental” é permitido saber parte do que possa estar disponível ou que seja conveniente saber.
Os outros, os do contra ou os “ateus” ou ainda aqueles que querem saber a verdade, mesmo que já seja de conhecimento publico nada lhes será concedido e muito menos que se aproximem do altar para que não possam ver ou saber do que é deliberado pela irmandade.
É esta a transparência e liberdade de expressão que actualmente existe no nosso burgo.
Sabemos que tem sido assim e continuará a ser.
Pouco nos afecta que assim seja mas não nos pressionem para agradar e defender e muito menos nos ameacem quando dizemos ou queremos saber a verdade.
Estamos cansados deste regime ditatorial que nos quer acorrentar a todo o momento e que só nos conhece para solicitar que  esta ou aquela noticia lhe seja favorável.
Para os criticar já chega a oposição (entenda-se o TPA e o PS) que se debate constantemente com a falta de informação como aquela que nós queremos obter para a transmitir aos nossos leitores.
Não nos venham pedir para dar destaque a este ou aquele evento ou para dar saliência às actividades desta eleita ou daquele executor das decisões partidárias.
Não queremos apenas dar a notícia daquilo que é bom ou da pessoa que merece ser apoiada para que os eleitores julguem que está a fazer um bom serviço.
Queremos, temos este direito, de saber aquilo que é publico mas quando incomodamos as ditas “irmandades” ou os ”irmãos” para nos dizerem as razões do que consta cá fora se recusam a fazê-lo e pior: pura e simplesmente ignoram-nos, não a nós que nos é indiferente que digam mal de quem foi eleito com a protecção do partido, mas pela falta de consideração dos leitores deste jornal.
Se assim entendem não contem connosco porque continuaremos a ser uma “pedra no vosso sapato” até ao dia que tudo que aconteça nesta terra seja apenas transparência que tarda em acontecer e estar ao alcance de quem não faz parta de dita irmandade mas que tem o direito de informar com clareza e de ser a voz de quem não tem voz.
Sabemos que às vezes incomodamos quem pensa não poder ser incomodado mas somos defensores da transparência e da verdade porque não queremos, nem gostamos, pertencer a nenhuma “sociedade secreta”.
Não nos queremos  sentir “acorrentados” ou ter de pedir informações de joelhos a quem quer que seja, muito menos a quem preside a uma associação de reformados e de cidadãos indefesos porque entendemos que numa e em todas as “ARPICAS” não deve existir “segredos de Estado” guardados a “sete chaves” como se a segurança interna do “Estado Alpiarcense” ficasse ameaçada ao prestarem a informação que pedimos.
Afinal o presidente da ARPICA é assim uma pessoa tão importante que se permite recusar (ou conceder) o que lhe perguntam ou a força politica que lhe permitiu ser eleito convêm que nem sempre saibamos aquilo que queremos saber, não para nós, mas para os nossos leitores?
Ao administrador deste jornal é-lhe indiferente saber as razões que levou a direcção da ARPICA a aumentar 100 euros nas mensalidades dos seus associados mesmo que sejam pessoas de fracos recursos e impossibilitados de optarem por algo semelhante como lhe é indiferente ter que compreender como é que a ARPICA tinha milhares de euros nos cofres e desapareceram sem nenhum responsável se ter apercebido e se tinha milhares de euros, é porque a “coisa” é ou era lucrativa e com a mudança de local do dinheiro passou a haver dificuldades de tesouraria obrigando a atualização de receitas mas já não é indiferente ao Jornal Alpiarcense querer saber as razões de algumas situações e perguntar por escrito para depois informar os leitores que tem todo o direito de saber o que acontece por estas bandas - que por acaso nos “bombardeiam” a todo o momento com questões que não lhe podemos responder porque os responsáveis e causadores das mesmas se recusam a nos prestar os devidos esclarecimentos dando-nos a impressão que nesta terra existe e predomina o absolutismo e o poder de poder dizer que aqui “posso, quero e mando”.
Já que não há progresso nesta terra ao menos que haja transparência.


25 comentários:

Anónimo disse...

Claramente exposto. Nada a comentar, mas, pela amostra, fico petrificado só de pensar o que os povos do leste da Europa sofreram.

Anónimo disse...

Em Alpiarça vivemos sobre um regime didatorial e partidário.

Anónimo disse...

Alpiarça, uma terra comunista com certeza. Quer queiram quer não

Anónimo disse...

Esta é a verdadeira face do dito comunismo e particularmente na sua forma mais ditatorial dos defensores do ditador Staline que o atual presidente da Arpica gosta de exibir no Facebook.
Tal como esse ditador matou á fome cerca de 20 milhões de camponeses ucranianos
com o Holodomor (http://pt.euronews.com/2013/11/22/holodomor-um-caso-de-genocidio/).
Portanto com um presidente adepto da linha stalinista não é de admirar que, embora noutra escala, os idosos e familias da Arpica sejam vistos como os camponeses ucranianos.
Servem apenas para manter as mordomias de alguns.

Anónimo disse...

É verdade sr. comentador das 14:05. Daí o enorme atraso em relação à maioria das vilas deste país, incluindo as do Portugal mais profundo.
Mas as coisas estão a mudar (felizmente) ... e pode ser que Alpiarça finalmente seja libertada definitivamente do jugo da ditadura "comunista".
Comunista entre aspas porque alguns são tão comunistas como o era o Salazar ou o Pinochet.

Anónimo disse...

Nesta terra onde tudo é possível acontecer, de uma coisa temos a certeza: os mais variados responsáveis protegidos por uma onda partidária não dão satisfações a ninguém.
Outro exemplo: Foi aqui anunciado com grande destaque o desaparecimento de uma criança na Escola.
Alguém veio prestar esclarecimentos ou explicar o que aconteceu?
Claro que não!
É como nada tivesse acontecido

Vital Ferreira disse...

Não vejo diferença nemhuma em Portugal de um vila para outra. Que eu saiba portugal está sobre a tutela agor do PSD-CDS e ente do PS , nunca os comunistas tiveram no governo de Portugal, portanto a responsabilidade do que se passa a nível social é sem nenhuma duvida destes governos á 38 anos a esta parte. Desde e 25 de Novembro de 1975. Vital Ferreira

Anónimo disse...

"nunca os comunistas tiveram no governo de Portugal..." Ó senhor Ferreira e ainda bem para os portugueses e para o próprio Partido Comunista. Assim, o Partido Comunista Português não foi queimado e ainda vai tendo alguns votos dos descontentes que ainda vão acreditando num qualquer D. Sebastião. Se estivesse no governo central a trabalhar como trabalha em alguns municípios onde governa, nem 2% dos portugueses votaria CDU nas legislativas. A máscara cairia de vez.

Vital Ferreira disse...

A CDU nunca assinaria o pacto da Toyka, nem a entrada de Portugal no Mercado Europeu sem primeiro fazer um referendo para esse fim. O que vocês tem feito acusam os comunista de o fazer, mas quem sofre na pele a vossa politica é o povo.Vital Ferreira

Silvia Isabel Santos disse...

Silvia Isabel Santos: BOM DIA SENHOR NELSON FUZA , DESCULPE TER OFENDIDO A SUA LINDA TERRA , MAS VOCE TEM SUA OPINIAO EU TENHO A MINHA , NUNCA VOTEI NEM VOTO PORQUE AQUI NAO VALE APENA E SO PROMESSAS , MAS DIGA ME UMA COISA SE ESTA TERRA E TAO BOA TAO LINDA COMO VOCE DIZ PORQUE NAO ESTA CA A MORAR , E DIGO MAIS UMA VEZ ESTA TERRA DE LINDA NAO TEM NADA TA TU DESPRESADO NUNMA COISA O SENHOR TEM RAZAO NAO E ALPIARÇA QUE TEM CULPA DOS DESAPARECIMENTOS NEM DAS COISAS QUE ESTAO ACONTECE A TERRA MAS E ESTA TERRA QUE HAVIAM DE FAZER ALGO MAS NAO ABAFAM OS CASOS , E CERTAS PESSOAS DESTA TERRA SAO MESQUINHAS PENSAM QUE SAO MAIS COM O OUTROS , TRABALHO NAO HA , AJUDAS NAO HA , RESPEITO NUNCA HOUVE E NAO HA , DESCULPE ALGUMA COISA MAS AS PESSOAS TEM O DIREITO DE PENSAR O QUE QUISEREM E E ASSIM QUE PENSO BOM DIA E OBRIGADO
(Facebook)

Silvia Isabel Santos disse...

Silvia Isabel Santos esta terra e uma miseria farta de viver aqui nesta merda de terra, nao ha nada nem trabalho so ha e desgraças

Nelson Antonio Garcia Murtinheira disse...

Nelson Antonio Garcia Murtinheira Fuza: BOA NOITE SENHORA SILVIA ISABEL,,!.,,, COM TODO O RESPEITO VENGO POR ESTE MEIO MANIFESTAR-ME O MEU MAIS PROFUNDO DESAGRADO COM SUS PALAVRAS ..., ALPIARCA É A TERRA MELHOR DO MUNDO .., ..ALPIARCA NAO TEM A CULPA DE CERTAS DETERMINADAS PESSOAS QUE NAO HA SABIDO GOVERNAR ..,,,, SOLAMENTE POLITICA .., O MELHOR VOCE NAO TEM VOTADO QUANDO A ELEICOES .., ?.., NAO OFENDA ESTA LINDA TERRA ., POR FAVOR.,,, .,
(da nossa p
agina do Facebook)

Anónimo disse...

Um desabafo de uma jovem que não tm medo de dar a cara e que diz o lhe vai na alma.
São palavras verdadeiras que devem ser tomasdas em atenção e que devem fazer meditar o executivo e os politicos.
Quando os jovens estão revoltados algo está mal e....eles são o futuro

Inês Espírito Santo disse...

Inês Espírito Santo: Pergunto eu.. E está cá porquê? É alguma árvore para estar presa ao chão.. Não gosta de onde está.. Ala que é Cardoso e faça-se ao caminho.
Eu Adoro a minha terra.. Eu Voltei para a minha terra. E não tenho sobre a mesma a opinião dessa pessoa..
Esta mal? Mude-se.
(da nossa página do Facebook)

Rosa Guedes disse...

Rosa Guedes: grande verdade ...mas é estranho como os estrangeiros tem trabalho principalmente na câmara ...aqui pouco tempo era casal -mulher e marido varrer ruas ...fica aqui pergunta essas pessoas descontaram segurança social ...filhos dos estrangeiros tem tudo dado ...não sou contra aos estrangeiros ...que trabalhem e façam seus descontos ...ainda havia muito para dizer fica para proxima
(da nossa página do Facebook)

Cathia Grilo Os de fora tem sempre tudo e os que são da vila tem merda! disse...

Cathia Grilo Os de fora tem sempre tudo e os que são da vila tem merda!: Os de fora tem sempre tudo e os que são da vila tem merda! (Facebook)

Luis Filipe Karakeija disse...

Luis Filipe Karakeija: Eu amo muito a minha terra mas foi muito bom para a minha vida ter saído daí
(Facebook)

Vítor Manuel Ramalho disse...

Vítor Manuel Ramalho: Esta câmara PCP, mostra bem o que aconteceria se este partido fosse governo.
(Facebook)

Maria Otília Carlos Cardoso disse...

Maria Otília Carlos Cardoso: É arrepiante estes comentários, eu não conheço, mas a ser verdade não se calem...
(Facebook)

Anónimo disse...

SIM SENHOR.
GOSTEI DA CORAGEM DESTE JORNAL AO DESMASCARAR PUBLICAMENTE AQUI E AGORA AS TENTATIVAS DE MANIPULAÇÃO E CONTROLO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL LOCAL PELO PCP.
AOS POUCOS COMO DIZ A CANÇÃO " A LIBERDADE ESTA A PASSAR POR AQUI... POR ELA LUTAR"

Rosa Guedes Maria disse...

Rosa Guedes Maria: o que eu escrevi meu comentário ,não é mentira pura realidade ...havia muito dizer ....mas no momento oportuno falo mais :::: muita gente gostava escrever mais por medo remete-se ao silencio
(Facebook)

Gabriela Relvas disse...

Gabriela Relvas: quando tiverem idade de votar espero que não se esquecem de o fazer, só cumprindo este dever podem reclamar. diz-se quem cala consente.
(Facebook)

Sylvio Santos disse...

Sylvio Santos: Não comento porque conheço os problemas desse povoado... nem vale apena...
(Facebook)

Anónimo disse...

Vizinhos e vizinhas peço-vos que não esqueçam o Partido Comunista não esteve ainda no governo porque nunca mostrou nenhuma alternativa de governação, porque senão teria crédito no voto, só que este povo estúpido existe por conseguinte o partido comunista é o que é, o governo é o que se sabe, servindo-se deste povo estúpido, nós que não temos voz andamos para aqui, a dizer bom dia a estes palhaços ricos que continuam a ter palmas destes macacos. Desejo coragem e que aguentem a vergonha que estamos a passar, lá em cima no VALE DA CIGANA acaba tudo e antes disso já muitos converteram-se mas não vão a tempo Até sempre

J J Bernardo Graça disse...

J J Bernardo Graça: O problema de nós alpiarcenses é falar sobre o que não conhecemos dando opiniões sem conhecimento de causa e sempre criticar negativamente quem quer fazer melhor!!
(Facebook)