.

.

.

.

terça-feira, 12 de maio de 2015

A fama do nosso concelho e a podridão da água da Barragem

O autor da reportagem/artigo denota uma certa brandura e até alguma simpatia pelos responsáveis da câmara municipal de Alpiarça. O que ele quis dizer foi que os tais praticantes da vela a morar em Santarém que nos visitaram, daqui a mais uns dias, quando se aperceberem que a causa da matança dos peixes não se deve só aos concursos de pesca ali realizados, mas sobretudo à podridão da água, nunca mais cá põem os pés. 
A fama que o nosso concelho conquistou a pulso durante anos e anos, relativamente à barragem dos Patudos e paisagem envolvente, vai ser tristemente diluída nestas águas, que um dia alguém garantiu serem bacteriologicamente inócuas para o ser humano e, sem qualquer contra indicação para fins balneares...
Há uma lição que nos fica depois de tudo o que aconteceu e vai acontecendo: às vezes é preferível falar menos e acertar mais.

6 comentários:

Anónimo disse...


Leitores e alpiarcenses que se preocupam contudo e adoram criticar aquilo quem os outros fazem.
Falam tanto do que está a acontecer na Barragem e ninguém é capaz de sugerir o quer que seja para solucionar o problema.
Não sei se sabem mas a Câmara está aberta a ideias para resolver o problema.
Porque não o fazem sugerindo soluções ou métodos a usar?
Gostar daquilo que é nosso e defender o que temos deve contar com a participação de todos.
Venham ideias

Anónimo disse...

mais sugestões do que as que já foram feitas ?

Pelo que tenho vindo a ler sobre este assunto há largos meses, só falta mesmo a oposição agarrar o presidente pela mão e ajuda-lo a resolver o problema.

o Xico é descarado o suficiente para isso

Anónimo disse...

Tentarem ajudar mais quem teima em não ser ajudado é impossivel.
A câmara está aberta a ideias para resolver o problema? Acha mesmo?
Senhor comentador das 08:26 experimente fazer como eu e vá ler o artigo "A polémica da água dos Patudos" no número de Abril do mensário de Alpiarça, e constatará que a câmara não está aberta a nada.

Anónimo disse...

"...às vezes é preferível falar menos e acertar mais."
Parece que o conselho vai direitinho para quem disse publicamente que aquelas águas verdes e mal cheirosas tinham qualidades balneares.
É evidente que alguém que tem responsabilidades políticas e sobretudo sociais perante uma população de mais de 7700 almas, não pode cometer deslizes desta natureza.
Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, como se costuma dizer.
Esteve bem o executivo, quando há pouco tempo, reconheceu que efectivamente a água da barragem não tem condições para provas desportivas que envolvam contacto directo com os desportistas, como é o caso do Duatlo e Triatlo.
Vamos esperar que a situação se resolva, sem esquecer de envidar todos os esforços nesse sentido, para que Alpiarça possa receber condignamente quem nos visita há tantos anos, tendo especial interesse e admiração pelo nosso Museu e pela nossa Barragem dos Patudos.

Anónimo disse...

Rectifico "como é o caso do Aquatlo e Triatlo."
Duatlo normalmente não tem natação.

Anónimo disse...

Essa do "...esteve o executivo bem quando há pouco reconheceu que as águas da barragem não têm condições para provas desportivas,,," até teria piada se não fosse perigosamente anedótico.
Então os nossos miúdos não continuam a praticar canoagem lá e a pesca desportiva também não promove o contacto fisico com aquelas águas carregadas de bactérias?