.

.

.

.

terça-feira, 28 de abril de 2015

UM TIRO NO PÉ!


Com os argumentos a minguar, a linguagem destes comentadores do PSD/TPA amacia e é vê-los a tentar adocicar a roupagem da mensagem para enganar os mais incautos… Da “parasitagem profissional” já passámos para os “sindicatos fazem falta mas…” ! É uma grande evolução para estas mentes tão abertas à exploração moderna … 

Quanto a problemas que possam existir ou não nos sindicatos, tal como noutras instituições sejam elas sociais, políticas, culturais, desportivas ou religiosas constituídas por homens e mulheres, são fruto das virtudes e dos defeitos dos seres humanos. Compete aos associados resolverem esses problemas de acordo com as regras estatutárias, participar nas eleições para mudar direções, se necessário, e, assim, prosseguirem no caminho dos objetivos da sua organização.

Quanto à redução da sindicalização em Portugal, ainda bem que “fala” nisso: é, em grande parte, consequência deliberada das ações legislativas e da política económica levada a cabo pelo governo pai do PSD/TPA e outros idênticos, nas últimas décadas, destruindo setores económicos, aumentando o desemprego, baixando salários e, sobretudo precarizando a força de trabalho… Para escrever o que escreveu, o comentador não deve ter a noção do que é ser hoje em dia sindicalizado ou delegado sindical em muitas empresa portuguesas… Significa, muitas vezes, problemas com o patronato, piores trabalhos, prémios perdidos, dificuldades de promoção profissional… E um trabalhador contratado a termo ou a recibos verdes sindicalizar-se? Adeus contratação… E com a redução líquida dos já baixos salários, o primeiro corte vai na quota do sindicato! Como o comentador gosta disso, pois retira força à organização dos trabalhadores, agradeça ao seu governo !

Por outro lado, contudo, o comentador continua com o tique patronal de tentar dividir os trabalhadores para reinar … Pôr de um lado os representantes dos trabalhadores da Autoeuropa e do outro os representantes de um setor laboral da TAP, tratando-se de situações e administrações muito diferentes só tem o objetivo de dividir os trabalhadores para beneficiar as administrações e, no caso da TAP, o governo pai do PSD/TPA ! Aliás, o próprio artigo que o comentador PSD/TPA tanto recomenda tenta repartir a culpas e refere na TAP a “total incapacidade em conseguir um clima de paz social por parte da gestão. Mas estamos a falar de uma administração que ficou fragilizada com os resultados dos maus investimentos que fez no negócio da manutenção no Brasil”. 

Este comentador PSD/ TPA, contrariamente ao que pretendia, acaba por demonstrar precisamente que comparou situações totalmente diferentes, pois fica claro no referido artigo que a administração da Autoeuropa se comporta de forma diferente da administração da TAP ! Só para rematar a falsa história ”, do comentador em causa, sobre o Sr. Chora “passivo", recordo que o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, já diversas vezes apoiou, e muito bem, greves que nada tinham a ver com reivindicações na sua empresa mas como “forma de contestar os cortes sociais decorrentes das medidas de austeridade decretadas pelo Governo”, isto é, greves com o objetivo de combater a política de roubo aos trabalhadores aplicada pelo governo pai do PSD/TPA! Para quem uma mente anti-trabalhador, este exemplo do comentador PSD/TPA foi mais um tiro no pé !

Noticia relacionada:

9 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que aparece sempre alguém com estudos sobre a matéria para fazer calar a boca ( SUJA) e mentirosa que tem esta maldita sociedade ou regime que o PSD-TPA e seus aliados defendem ao quererem escravizar ainda mais este povo com o desemprego e a fome.

Anónimo disse...

Bravo! Excelente post! Parabéns.

Anónimo disse...

Problema psiquiátrico ou psicológico?
Sendo cada vez maior o descontentamento para com o executivo CDU, aliás traduzido em comentários no JA cada vez mais críticos e fundamentados, não deixa de ser curiosa a obcessão que os simpatizantes e militantes da CDU (ou será só 1 ou 2?)têm, ao considerar que são de gente afeta ao PSD/TPA.
Não dêem tanta importância a esse movimento que certamente só agradece a publicidade.
A verdade é que cada vez mais alpiarcenses estão fartos da politiquice e da postura retrógrada desta câmara CDU que só pensa no partido, nas clientelas e na propaganda, e está-se borrifando para a decadência profunda em que Alpiarça está, desde há meia dúzia de anos, mergulhada ao contrário do dinamismo que se vê nos concelhos vizinhos.
E não pensem que seja só gente do PSD-TPA, pois não creio que eles estejam tão bem implementados quanto o descontentamento generalizado para com a CDU e estes artigos de crítica a esse movimento fazem crer.

Anónimo disse...

De facto, este Post faz todo o sentido e é da maior importância para Alpiarça e suas gentes. Daí o realce dado ao seu conteúdo.
Há dias, alguns comentaristas falaram aqui de um problema que aflige a população e que tem a ver com o problema dos lixos; da lavagem dos contentores; de alguém que abusivamente continua a remexer os contentores do lixo público de forma incompreensível e sem uma repreensão da entidade competente. As denúncias ficaram muito simplesmente pelos "passos perdidos" do comentário...
O assunto parece não ter importância nenhuma para Alpiarça.
Para Alpiarça o importante é, de facto, os problemas sindicais da TAP e Autoeuropa. Os problemas locais, não interessam nada.

Anónimo disse...

Os CDU's aplaudem, todos os outros leitores acham que é o discurso da cassete. Nada de novo no reino CDU. A culpa é sempre dos outros e tal como o Cavaco Silva, nunca se enganam e raramente têm dúvidas. Quando as coisas correm mal, nada como encontrar uma justificação estapafúrdia para animar as hostes.
Perdem 70% dos sindicalizados? A culpa é dos governos, da crise, da lua que está no quarto minguante. Nunca deles, nunca do facto do movimento sindical da esfera comunista hoje nada dizer aos trabalhadores e ser uma mera correia de transmissão do partido.
Depois de ler os comentários de ambos os lados esperava ler do lado da CDU que a proibição de sindicatos ou de greves nos países comunistas era uma refinada mentira.
Afinal não é! Lá os trabalhadores não têm problemas com o Estado "socialista". Só em Portugal e nos países capitalistas é que se justificam sindicatos em setores estatais.
Pena é com tamanha maravilha e podendo votar livremente,sem ser por braço no ar, nenhum dos povos da antiga esfera soviética tenha querido retomar o caminho para "a sociedade sem classes".
E lá vira mais uma cassete justificar este facto ...

Anónimo disse...

Ó 13:36, e o que você acabou de escrever, NÃO É TAMBÉM A SUA CASSETE? Cassetes temos todos, a cassete das nossas convicções. A não ser que não tenhamos convicções e sejamos desprovidos de coluna vertebral...

Anónimo disse...

Há aqui um grande equívoco. A CASSETE não se rege por convicções.
As convicções regem-se por valores, enquanto a cassete rege-se por interesses.
Interesses pessoais de clientelismo, de desinformação para melhor reinar e em mentiras repetidas para se tornarem verdades nas mentes mais fracas.

Anónimo disse...

"Cassetes" e factos são coisas diferentes."Cassetes" é atribuir unilateralmente a nossa opinião e adaptá-la ao que nos dá mais jeito. A direita diz que a culpa é dos comunistas e a esquerda diz que é da direita.
Diferente são factos. Quem viveu sob um regime dito comunista e agora tem a opção de votar livremente no mesmo partido e não o faz é uma opção.
Facto é que não existem sindicatos livres e as greves são proibidas em regimes comunistas.
Cassete seria dizer que os trabalhadores não fazem greve ou não precisam de sindicatos porque estão satisfeitos com as relações laborais.
Facto é que podendo votar livremente e conhecendo os dois sistemas optam claramente por um e esses mesmos trabalhadores organizam-se em sindicatos.
Não é difícil compreender ...

Anónimo disse...

O comentarista das 12:17 ainda não percebeu a razão de não se dar visibilidade neste jornal ao problema dos lixos e lixeiros na vila de Alpiarça, pois não?
Em tempos o tema foi capa deste jornal. Ao ponto de criar até atritos e alguma crispação com os responsáveis camarários que entenderam que se tratava de uma perseguição à governação CDU que havia sido empossada há poucos meses. Embora o problema já viesse do PS e muito se tenha falado então sobre ele e sobre a passividade do executivo da altura nas páginas do "Rotundas& Encruzilhadas".
A verdade, é que toda a gente conhece o problema, fala sobre ele. Critica-se e conclui-se que o acto de andar a revolver os contentores não é o mais correcto e higiénico. Que por vários motivos pode ser prejudicial para a saúde pública mas, ninguém tem a coragem de tomar uma atitude enérgica de modo a resolver o problema.
Há alguns anos, estou certo de ver nestas páginas a este propósito, alguém deste jornal dizer, que deixariam de falar no assunto porquanto teria havido um acordo entre o responsável do jornal e o tal fulano a quem apelidavam de "lixeiro". Sendo assim não se falaria mais nisso. Porquê, nunca ninguém soube.
Que tudo isto é muito estranho, conhecidos que são os factos, ninguém duvida. Estranho pela parte de quem gere a autarquia e deve zelar pela saúde pública e não o faz; estranho pelo dito "acordo" feito com o JA que, já demonstrou em várias ocasiões, não ter medo de ameaças e ser um paladino da VERDADE e da OBJECTIVIDADE, doa a quem doer.
Um dia, alguém terá de tirar isto a limpo.