.

.

.

.

sábado, 18 de abril de 2015

ALPIARÇA: Uma terra de malandros ou...de sacanas

L.A. 
Segundo as conversas que se ouvem pelas  'ruas e ruelas' de Alpiarça a conclusão só pode ser uma: “ a malta de Alpiarça é uma cambada de malandros
Ouve-se e lê-se também  por tudo que é sítio.
É a “canalha” da escola que agora deu para "roubar telemóveis”; é o “pilantra” que estava à "porta da escola a vender droga"; é o dito que tinha "droga e armamento em casa"; é o cujo que mandou "duas bojardas no vizinho e fez-lhe a folha”; é a falta de bicicletas na GNR para os agentes andarem a "vigiar os banhistas no Patacão"; é o fulano  que está a "urinar para cima da árvore" e  é o “diabo que os pariu
Valha-nos então o comandante do posto da GNR que, com a sua actuação, complica a vida a esta malandragem e até faz diminuir a estatística dos maus comportados cá do burgo.
Uma estatística que teimava em aumentar mas que o presidente da Câmara fazia questão de não admitir como a “grande verdade”.
Foi preciso certos eruditos da praça mostrarem que afinal o presidente estava errado e que era ele o único culpado de tudo que estava e está a acontecer.
Por este andamento qualquer dia o presidente da Câmara até é culpado de todas as transgressões que  a malta  comete no concelho e dos autos que são levantados pela GNR.
O melhor que o presidente da Câmara tem á fazer é: andar na rua a avisar os malfeitores para não transgredirem e os “aceleras” para não andarem em excesso de velocidade senão são autuados pela GNR e depois ainda culpam o autarca de ser o responsável pelo aumento da estatística como se a este competisse zelar pela vida privada dos alpiarcenses e dos passos que estes dão ou das maldades que fazem ou pensam fazer.
Agora até querem culpar o presidente de não ter tomado  as devidas medidas para  obrigar as vacas a darem mais leite (do barato,claro ) de forma que a Sonae não desistisse do leite empacotado pela Renoldy.
Ser “regedor  numa freguesia desta com uma oposição destas só resta ao autarca pedir ao comandante do posto da GNR que imponha  mais "ordem e respeito" a esta gente ou que lhe tire o pio porque não há dia nenhum que não tenhamos que ouvir baboseiras com estas.
Tudo porque os "constituintes da oposição" como não tem nada que fazer  passam os dias no “Águias” e…. “se não têm…inventam..

Realmente ouvimos e lemos cada uma… e não há meio este gente ganhar tino…

5 comentários:

Anónimo disse...

Em minha opinião e como se costuma dizer: "nem tanto ao mar nem tanto à terra!" É elementar que o presidente da câmara não é o responsável directo por tudo de mau que acontece em Alpiarça e muito menos é responsável pela atitude de cada munícipe do concelho. Também era o que faltava. Já basta ser responsável por aquilo que se passa na Câmara Municipal que, diga-se de passagem, já não é tão pouco assim.
No entanto, temos de convir que há casos relatados em que o presidente poderia fazer um pouco mais e, assim, evitava algumas críticas a seu desfavor, muitas das quais tão justas quão fáceis de resolver.
Vejamos:
Há dias, numa roda de amigos falávamos de temas preocupantes respeitantes a Alpiarça e como não poderia deixar de ser, no comportamento e algumas atitudes dos nossos políticos. Como conversa puxa conversa, veio à tona o problema das lixeiras clandestinas, da recolha do lixo, do preço dos resíduos sólidos, dos cheiros exalados dos contentores etc. etc.
No decorrer da conversa, alguém lembrou o facto de um dos grandes responsáveis pela situação, a quem já chamaram de "Lixeiro Mor", continuar impunemente por aí desde há anos de camioneta, máscara e forquilha a dar volta aos contentores, rompendo tudo que esteja nos seus interiores, contribuindo assim para o agravamento dos cheiros pestilentos exalados, sobre os quais muitos utilizadores pagantes da taxa dos Resíduos Sólidos Urbanos se têm queixado com alguma razão.
Alguém dizia que os responsáveis da câmara não deverão ter, certamente, conhecimento desse facto, senão o homem já teria sido repreendido e a situação já teria sido sanada...
Qual quê!...diziam outros. Os funcionários conhecem todo esse caso. O encarregado geral da câmara conhece o caso. Os vereadores e o presidente conhecem o caso, só que ninguém faz nada! Há até munícipes que denunciaram os factos por escrito directamente ao presidente e tudo ficou na mesma!
E cá para nós, quantas vezes o Jornal Alpiarcense falou sobre o caso e todos fizeram orelhas moucas? Será que os responsáveis autárquicos concordam com esta prática, quando a maioria da população está contra ela? Se o acto não prejudicasse a saúde pública, nem faria sentido estarmos aqui a falar dele. Retirar alguma coisa com utilidade para alguém do que vai para o lixo não será prejudicial para ninguém nem daí virá qualquer mal ao mundo. O problema são as consequências derivadas de tal acto, como o rebentar de sacos plásticos que acondicionam produtos perecíveis, o mau cheiro, a conservação e limpeza dos contentores, o ambiente desagradável para quem vive perto destes e outros inconvenientes, como é evidente.
Não será tempo de se acabar com esta situação desagradável e pôr termo a esta pouca vergonha que todos conhecem mas ninguém resolve?
Será que esta não é uma competência do Presidente da Câmara que poderá sempre pedir a colaboração das autoridades para fazer cumprir a sua determinação em prol da saúde pública de Alpiarça?
Vamos ficar a viver esta e outras situações, até quando? Às vezes, é preciso colocar a mão na consciência e ver as coisas como elas são na realidade. Como soa dizer-se: de palavras estamos todos cheios e aviados! As obras é que infelizmente, são poucas.

Almeirante

Anónimo disse...

Ó senhor Almeirante nâo queira entrar neste mistério de que toda a gente fala mas ninguém faz nada. Pode ser que um dia apareça alguém com eles no sítio e resolva de vez o assunto. E por aqui me fico.

Anónimo disse...

Bom, esta questão dos lixos, “lixeiros” e saúde pública já tem barbas e, mesmo sendo aflorada por vários jornais, onde se inclui o JA nunca deu em nada, levando mesmo à desmoralização de quem tanto se bateu pela resolução do problema. Mas, vamos lá por partes. Não há dúvida de que esse fulano há anos que está ligado a esta coisa dos lixos. Também é certos que ainda no tempo do PS, este sujeito fez um contrato com a câmara municipal no sentido de recolher todos os monos na última quinta (ou sexta) -feira de cada mês aliviando assim os serviços camarários, que deixariam de fazer este trabalho. O contrato tinha como objectivo, o sujeito recolher TODOS os monos de acordo com uma lista mensal fornecida pela câmara. Este faria uma selecção do material de seu interesse e o resto deveria devolvê-lo à sua conta, ao aterro sanitário da Raposa. A verdade é que o "bom homem" lá fez o trabalho uma ou duas vezes e depois começou a recolher apenas o que lhe interessava, deixando o resto no local dando origem a reclamações por parte dos munícipes junto da câmara que depois acabaria por ter de fazer a recolha que julgava estar bem entregue com o dito acordo. Imediatamente, o vereador responsável pelo pelouro respectivo, proíbe o “lixeiro” de andar a "besoirar" junto dos lixos e monos que fossem da responsabilidade da Câmara Municipal.
A partir daí, num claro desrespeito pela Câmara Municipal de Alpiarça e pelos mais elementares princípios de higiene pública, a saga continua e é o que temos visto por aí, acompanhado pelos meios de comunicação e conversas onde calha.
Penso, e já que a denúncia através destes meios não têm surtido efeito, que seria conveniente que os vereadores da oposição ou o cidadão Eduardo Costa, sempre atento a estas questões de cidadania, colocassem a questão em sede própria a quem de direito, no sentido de saber por que razão, este assunto, que há anos atenta claramente contra a saúde pública, não foi ainda resolvido.
Talvez seja mesmo uma questão de tomada de consciência que deve ser apresentada em sede própria.
Cumprimentos

J. Antunes

Anónimo disse...

Cito

... ... com uma oposição destas só resta ao autarca pedir ao comandante do posto da GNR que imponha mais "ordem e respeito" a esta gente ou que lhe tire o pio porque não há dia nenhum que não tenhamos que ouvir baboseiras com estas.

Citado

A isto se chama fugir a boca para a verdade, ou/e o desejo de um qualquer Goulag.

Anónimo disse...

Li o Post com toda a atenção, bem como os comentários que embora abordem um tema diferente acabam por ter pontas de ligação com o mesmo.
É claro que cada um tem toda a legitimidade de pensar como entender. Quanto ao Post percebemos o objectivo. Relativamente aos comentários, em determinado contexto terão também a sua razão de ser. Quando se reclama e chama à atenção da Câmara para um buraco na via pública; para a relva existente na berma das estradas; de um muro nos Patudos que parece despropositado; na limpeza dos contentores; na água que bebemos e no ar que respiramos, causa alguma estranheza que ninguém questione esta coisa de alguém andar com uma camioneta a revolver os contentores do lixo sem qualquer autorização, pensamos nós, para o fazer, com as naturais consequências que daí podem advir.
Como diz o sr. Antunes é tempo de levar o assunto a uma reunião de câmara ou assembleia municipal. Por aquilo que podemos ler e perceber, e a ser assim, é uma situação no mínimo estranha que pode ser lesiva do cidadão, que paga para que o seu lixo seja devidamente recolhido e tratado.
Fazemos votos para que o problema se resolva a bem da comunidade de Alpiarça sem conotar as coisas com a política. É uma questão apenas de bom senso.