.

.

.

.

domingo, 14 de agosto de 2011

Tudo para a Banca e tudo por causa da Banca

BCE abre linha de emergência para a banca

Desde Maio do ano passado, quando a Grécia foi resgatada, que o BCE não cedia linhas de crédito a seis meses à banca.
O Banco Central Europeu (BCE) disponibilizou  uma linha de financiamento com maturidade a seis meses à banca europeia, para aliviar as tensões recentes dos mercados financeiros.
Foi a primeira vez desde Maio de 2010, altura em que a Grécia foi resgatada, que a autoridade monetária da zona euro toma esta decisão.
De acordo com informação divulgada pela Bloomberg, o BCE convidou os bancos a licitarem o montante que precisarem para um prazo de seis meses, tendo em atenção a taxa de referência do euro, 1,5%.
O montante será distribuído pelas instituições financeiras amanhã, avança a agência de notícias.
Recorde-se que  o BCEjá  emprestou à banca 157,1 mil milhões de euros, no seguimento da sua tradicional operação semanal, e ainda 75,8 mil milhões de euros a 35 dias.
Estas operações vêm no seguimento das declarações proferidas, na semana passada, por Jean-Claude Trichet, presidente do BCE, que apontavam para o facto de as autoridades europeias terem decidido estender por um montante ilimitado as operações de refinanciamento até ao final do ano, como forma de minguar o efeito "das novas tensões que ocorreram em alguns mercados financeiros da zona euro".



Sem comentários: