Numa iniciativa louvável e inédita em Alpiarça, criada pela recente Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1.º de Dezembro, vai ser levado a efeito a iniciativa denominada “Uma Terra, Tantas Imagens"- 1ª Maratona Fotográfica de Alpiarça 2011 como o objectivo central de promover o gosto da fotografia junto de todos os amantes desta arte.
1ª MARATONA FOTOGRÁFICA DE ALPIARÇA 2011
“UMA TERRA, TANTAS IMAGENS”
REGULAMENTO
1º Organização
O evento Maratona Fotográfica de Alpiarça, “UMA TERRA, TANTAS IMAGENS” (adiante designado por “Maratona”) é organizado pela Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro (SFA), com sede na Rua dos Bombeiros e da Música, nº 6 2090-070 Alpiarça. Conta com a parceria da Câmara Municipal de Alpiarça (CMA) e com o apoio da Junta de Freguesia de Alpiarça (JFA) e Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio (GDCA).
A Maratona integra a Feira Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça.
2º Objectivo
A Maratona Fotográfica tem como objectivos:
- Promover um convívio entre entusiastas da fotografia;
- Dar a conhecer o património edificado, ambiental e associativo do Concelho de Alpiarça.
3º Âmbito
A Maratona é de âmbito concelhio, versando exclusivamente a área geográfica do concelho de Alpiarça.
4º Data e horário
A Maratona terá lugar dia 11 de Setembro de 2011, Domingo, com concentração às 09h30, na sede da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro.
Após acreditação e entrega de documentos (mapa, horário e locais a fotografar) a Maratona iniciar-se-á às 10h00 e tem o seu término pelas 17h00, com intervalo para almoço convívio entre as 13h00 e as 15h00.
5º Participantes
5º Participantes
Podem participar na Maratona todos os interessados, estando vedada a participação aos membros do júri e organização.
Os dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão usados para qualquer fim que não este evento e respectiva divulgação do mesmo.
A participação na Maratona implica a aceitação sem reservas do presente Regulamento.
6º Locais a fotografar
No início da Maratona será entregue aos participantes uma lista de 5 locais a fotografar, relativos a uma pequena área geográfica. Poderão constar, em alguns dos locais, “figurantes”.
7º Inscrição
Os interessados podem proceder à respectiva inscrição a partir do dia 11 de Agosto de 2011 e até ao dia 9 de Setembro de 2011, na sede da SFA ou através do endereço electrónico sfa.fotografia@gmail.com, mediante o preenchimento de impresso próprio disponibilizado pela organização.
A inscrição tem um custo de 5,00 euros, que será entregue quando da acreditação.
Só serão aceites a concurso as obras dos participantes devidamente inscritos.
8º Material a utilizar pelos participantes
Os participantes deverão utilizar o seu próprio material, incluindo cabos de conexão e qualquer outro equipamento ou programa necessário para a entrega das fotografias.
9º Condições de entrega das fotografias
Cada participante deverá apresentar a concurso duas fotografias de cada local (no total de 10 fotografias) que podem ser a cores e/ou a preto e branco.
Os trabalhos a concurso deverão ser escolhidos pelos participantes e entregues a partir das 17h00, até às 19h00, em local a designar no dia da Maratona.
A organização disporá de sistema informático para que cada participante descarregue os trabalhos a concurso, para uma pasta, à qual será atribuído um número e posteriormente gravadas em disco sem qualquer informação dos autores das fotografias.
Os Participantes podem descarregar para a pasta as dez fotos por si escolhidas, ou descarregar para a mesma pasta todas as fotografias colhidas no dia. Neste último caso deverá informar a organização, através do endereço electrónico sfa.fotografia@gmail.com, até às 19h00 do dia seguinte (12SET2011), quais as suas dez fotos escolhidas e o título de cada uma, caso queira mencionar título.
Não serão aceites fotografias com edição de imagem, para além de correcção de luz, cor e enquadramento.
Os participantes podem utilizar sistemas informáticos de sua propriedade para gravar em disco as imagens a concurso, sendo que essa gravação ocorrerá a partir das 17h00 no mesmo local que os restantes participantes.
Para homologação de resultados, a organização confirmará os dados de todos os ficheiros (EXIF), para aferir se não existem desvios ao regulamento.
10º Prémios
Com base na avaliação do júri serão atribuídos prémios às 3 melhores fotografias (grupo etário mais de 15 anos e grupo etário menos de 15 anos) e ao melhor portfólio (conjunto de 10 fotografias).
Nota: Poderão ser atribuídos outros prémios, consoante as entidades que venham a associar-se à realização da iniciativa.
Grupo etário +15 anos
1º Prémio
2º Prémio
3º Prémio
Grupo etário -15 anos
1º Prémio
2º Prémio
3º Prémio
Melhor portfólio
Poderão ainda ser atribuídas menções honrosas
11º Divulgação dos resultados e entrega de prémios
A divulgação dos resultados e entrega de prémios terá lugar no certame da Alpiagra, pelas 16h00 do dia 17 de Setembro de 2011, onde estarão expostos os trabalhos vencedores ou distinguidos.
Serão entregues certificados de participação a todos os participantes.
12º Júri
As fotografias apresentadas a concurso, serão avaliadas por um Júri composto por cinco elementos, que irá classificar as fotografias seguindo os seguintes parâmetros:
Qualidade
Criatividade
Perspectiva
Enquadramento
Melhor portfólio
Composição do Júri:
Um representante da SFA
Um representante da CMA
Um representante da JF
Um representante do Agrupamento de Escolas José Relvas
Um Fotografo profissional
A decisão do Júri não está sujeita a recurso em caso algum, sendo que o mesmo se reserva ao direito de não atribuir qualquer prémio no caso dos trabalhos apresentados não serem merecedores de distinção.
13º Direitos de autor
Ao participar na Maratona, cada autor cede o direito de reprodução das suas obras à SFA e/ou CMA, que se comprometem a não utilizar para fins comerciais, apenas na promoção e dinamização das suas actividades, comprometendo-se estas a citar o nome do autor e do título, caso exista, das fotografias que venham a ser utilizadas.
14º Exclusão de responsabilidade
A organização não se responsabiliza por qualquer acidente, roubo, extravio, dano físico ou ocorrência que lhe sejam alheias no decorrer da iniciativa.
Os participantes, caso pretendam, deverão munir-se de seguros próprios para o efeito.
15º Casos omissos
Os casos omissos não previstos neste regulamento são resolvidos pela Organização, não havendo dessa decisão possibilidade de recurso.
16º Aceitação de regulamento
A inscrição na Maratona pressupõe a aceitação na íntegra e sem reservas deste normativo.
«Foto: SFA»
Mais informações para fins do formulário de inscrição :
http://www.sfafotografia.blogspot.com/
Mais informações para fins do formulário de inscrição :
http://www.sfafotografia.blogspot.com/
6 comentários:
Parabéns pela iniciativa e o maior sucesso.
São iniciativas deste género que faltam em Alpiarça, mas diga-se em abono da verdade que nos últimos tempos a "Música" tem demonstrado ideias e das boas
O que são os prémios ?
Olá António,
Acho que era engraçado o teu blog fazer uma coisa parecida com aquilo que o Correio da Manhã tem nesta altura do ano que é a votação da mais sexy e do mais sexy. Mas aqui seria para as personalidades alpiarcenses. Pensa nisso.
Grande Abraço e cumprimentos aí em casa
Sr Anónimo, brevemente estará disponivel a lista de prémios.
Só falta ultimar a mesma.
Só espero que a participação ou participação não esteja em função desse pormenor.
Caro Representante do Jornal Alpiarcense.
Agradeçia a publicação deste meu comentário como indignação sobre a S.F.A
SEM PALAVRAS S.F.A
SEM PALAVRAS!!!!!
Esta Sociedade Filarmónica parece ter Grandes IDIAIS.....Desculpem........IDEIAS.......,Ideias...
Fazem varias actividades ...Certo.
Pergunto como Sócio atento...
O que aconteceu á Banda Filarmónica nestes ultimos tempos, que nem sequer saidas nem concertos tem...e a Escola de Musica onde param as actividades como tinham no inicio dessa Escola?????
Meus amigos
Como Sócio atento tenho pena de ver a Banda Filarmónica abandonada pelos ditos intelectuais tenho pena...VAmos de mal a pior...
O que faz falta são pessoas com motivação e dedicação para esta causa , Musica, Cultura, Ensino.....mas..não vejo isso....
Gosto de ver muita gente na nossa Sociedade ,pois isso é vida,,,,
Mas desculpem onde estão os nossos jovens??
Se querem fazer a Sociedade de um Lar de Terceira Idade não tenho nada contra,,,mas meus amigos...
Não se esqueçam do Futuro...
Os JOVENS
Por este andar da carroagem qualquer dia haverá uma outra Banda em Alpiarça é isso mesmo que algumas pessoas já comentam.....
Talvez assim a Sociedade Filarmónica fica-se livre para tudo...(...)
Pensem!!!!
A idade não é um fim
mas sim um meio
pela qual aprendemos
a ser tolerantes
e respeitadores das ideias diferentes(...)
Bem Ajam
Sejam Felizes
Sr. Victor Lopes, a participação está em função da transparencia da referida iniciativa, ou seja, o regulamento só deveria sair com os respectivos prémios .
Também não percebi porque é o Sr. a responder ao comentário anterior ? É da Direcção da Sf1ºD- Musica,ou da Câmara ?
Quanto ao regulamento não está elaborado da forma mais correcta em relação ao nome atribuído à iniciativa .
Fantochadas fotográficas estão fartos alguns colegas seus de anteriores Jogos Florais organizados pela Câmara Municipal, onde reinou o compadrio em favores de amigos. Daí a necessidade da maior transparencia possível na realização desta chamada Maratona Fotográfica.
Também penso que deveria ser a Câmara Municipal a organizar esta iniciativa, uma vez que para além do pelouro foi nomeado por regime de avença um promotor Cultural ! OU NÃO ?
Enviar um comentário