1ª Maratona Fotográfica de Alpiarça 2011
Esta primeira iniciativa da recentemente criada Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1ª de Dezembro, pretende ser o ponto de partida de múltiplas actividades que ambicionamos desenvolver, a curto e a médio prazo, tendo como objectivo central promover o gosto pela fotografia junto de todos os amantes desta arte.
O evento Maratona Fotográfica de Alpiarça, “UMA TERRA, TANTAS IMAGENS” (adiante designado por “Maratona”) é organizado pela Secção de Fotografia da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro (SFA), com sede na Rua dos Bombeiros e da Música, nº 6 2090-070 Alpiarça. Conta com a parceria da Câmara Municipal de Alpiarça (CMA) e com o apoio da Junta de Freguesia de Alpiarça (JFA) e Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça – Albandeio (GDCA).
A Maratona integra a Feira Alpiagra – Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça. A Maratona Fotográfica tem como objectivos: Promover um convívio entre entusiastas da fotografia; Dar a conhecer o património edificado, ambiental e associativo do Concelho de Alpiarça. A Maratona é de âmbito concelhio, versando exclusivamente a área geográfica do concelho de Alpiarça.
A Maratona terá lugar dia 11 de Setembro de 2011, Domingo, com concentração às 09h30, na sede da Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro. Após acreditação e entrega de documentos (mapa, horário e locais a fotografar) a Maratona iniciar-se-á às 10h00 e tem o seu término pelas 17h00, com intervalo para almoço convívio entre as 13h00 e as 15h00.
Podem participar na Maratona todos os interessados, estando vedada a participação aos membros do júri e organização. Os dados pessoais dos participantes são confidenciais e não serão usados para qualquer fim que não este evento e respectiva divulgação do mesmo. A participação na Maratona implica a aceitação sem reservas do presente Regulamento.
No início da Maratona será entregue aos participantes uma lista de 5 locais a fotografar, relativos a uma pequena área geográfica. Poderão constar, em alguns dos locais, “figurantes”.
Os interessados podem proceder à respectiva inscrição a partir do dia 11 de Agosto de 2011 e até ao dia 9 de Setembro de 2011, na sede da SFA ou através do endereço electrónico sfa.fotografia@gmail.com, mediante o preenchimento de impresso próprio disponibilizado pela organização. A inscrição tem um custo de 5,00 euros, que será entregue quando da acreditação. Só serão aceites a concurso as obras dos participantes devidamente inscritos. Os participantes deverão utilizar o seu próprio material, incluindo cabos de conexão e qualquer outro equipamento ou programa necessário para a entrega das fotografias.
Cada participante deverá apresentar a concurso duas fotografias de cada local (no total de 10 fotografias) que podem ser a cores e/ou a preto e branco. Os trabalhos a concurso deverão ser escolhidos pelos participantes e entregues a partir das 17h00, até às 19h00, em local a designar no dia da Maratona. A organização disporá de sistema informático para que cada participante descarregue os trabalhos a concurso, para uma pasta, à qual será atribuído um número e posteriormente gravadas em disco sem qualquer informação dos autores das fotografias.
Os Participantes podem descarregar para a pasta as dez fotos por si escolhidas, ou descarregar para a mesma pasta todas as fotografias colhidas no dia. Neste último caso deverá informar a organização, através do endereço electrónico sfa.fotografia@gmail.com, até às 19h00 do dia seguinte (12SET2011), quais as suas dez fotos escolhidas e o título de cada uma, caso queira mencionar título.
Não serão aceites fotografias com edição de imagem, para além de correcção de luz, cor e enquadramento. Os participantes podem utilizar sistemas informáticos de sua propriedade para gravar em disco as imagens a concurso, sendo que essa gravação ocorrerá a partir das 17h00 no mesmo local que os restantes participantes.
http://www.rcegolega.com/noticia.php?id=4637
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