Eles ainda andam por aí...
Livro: O Triunfo dos Porcos
Autor: George Orwell - foto - (Eric Arthur Blair)
Ano de Publicação: 1945
Classificação: Romance
Título original: Animal Farm
Resumo: Fábula de 1945 na qual o escritor britânico George Orwell condena a traição de Josef Stalin à causa bolchevista. Os animais tomam o poder numa quinta, e paulatinamente desvirtuam os seus propósitos revolucionários.
Este livro ("Animal Farm" no seu título original) é um romance alegórico escrito por George Orwell ("1984"), e é sobre a vida numa quinta e a interacção entre animais e humanos. A estória tem ínicio quando o "velho Major" (o porco mais velho da quinta) convoca uma reunião com os animais, onde lhes fala do sonho que teve, um sonho em que todos os animais viveriam livres e sem estar sob o domínio dos humanos, o sonho sobre uma revolução.
Passado três dias o "velho major" morre, mas o mesmo não se pode dizer sobre o seu sonho. Os animais pensavam sobre as palavras proferidas naquela reunião e os preparativos para a revolução começavam a ter ínicio. Dá-se vida ao "Animalismo" uma filosofia de vida criada pelos animais, e no dia em que o Sr. Jones (dono da quinta que dá pelo nome de Manor) se esquece de alimentar os animais a batalha começa, de onde os animais saiem vitoriosos expulsando os humanos.
A quinta é baptizada com outro nome: "Animal Farm", e começam os planos para uma melhor vida segundo os princípios do "animalismo". Os porcos são considerados os animais mais espertos e por isso começam a tratar mais dos problemas de fórum mental, enquanto os outros animais trabalham no campo. Dois porcos surgem com características de lider: "Snowball" (baseado em Leon Trotsky) e "Napoleão" (baseado em Joseph Estaline), cujos egos irão entrar em colisão durante grande parte da estória. E durante algum tempo os animais conseguem viver felizes, sentindo-se livres e satisfeitos, uma vez que já não tinham de dividir os frutos do seu trabalho com os humanos. Os problemas começam a surgir quando alguns dos animais começam a ser mais bem tratados do que outros e o que começou por ser uma revolução sobre a liberdade acaba numa ditadura, é sublime as últimas linhas do livro em que os porcos são descritos com traços humanos, feições da cara ou mesmo quando caminham sobre duas patas, os porcos mudaram.
"O Triunfo dos Porcos" é um clássico!!! Consiste em uma sátira genial ao autoritarismo e totalitarismo, que crítica os regimes ditatoriais de uma forma exemplar, nomeadamente o da União Soviética.
O livro foi escrito durante a 2.ª guerra mundial e publicado em 1945 apesar dos problemas inerentes, uma vez que nesta altura a União Soviética era aliada da Inglaterra.
(Leiam e tirem conclusões de episódios como este)De um comentarista
Noticia relacionada:
A FOTOGRAFIA QUE LEVOU COM QUE O PRESIDENTE DA CÂM...
Sem comentários:
Enviar um comentário