Mais de dois terços dos jovens acredita que atingirá a independência financeira até aos 25 anos.
Mais de 60% dos jovens portugueses ouvidos num estudo promovido pela Cetelem acredita que serão financeiramente independentes entre os 19 e os 25 anos, enquanto 13% acredita que conseguirá a independência financeira aos 18 anos. Mais: 31,8% não espera recorrer ao crédito, mesmo que seja para financiar a compra de casa. Quase 95% destes jovens tem entre 15 e 19 anos, com a média etária a situar-se nos 16,7 anos.
Poucas gerações terão tomado contacto de forma tão mediática com uma crise financeira e económica como a que assola o país actualmente. A economia abre hoje os telejornais. Temas como o desemprego, o endividamento do país e das famílias, a falta de concessão de crédito, o défice ou a insustentabilidade da segurança social fazem as manchetes dos jornais generalistas. Apesar disso, os "jovens adultos" portugueses demonstram ter expectativas elevadas sobre o seu futuro financeiro. Confiança no futuro ou ignorância financeira?
Enquanto 50% dos alunos alega falar frequentemente sobre o tema da educação financeira em casa ou na escola, 49% refere que "nunca" (10%) ou "raramente" (39%) abordaram o assunto com os pais e/ou professores.
«E»
Sem comentários:
Enviar um comentário