.

.

.

.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

'Pedidos de ajuda' não evitam falência de empresas



Das 1.874 empresas que aderiram ao Processo Especial de Revitalização, um mecanismo criado em 2012 pelo Governo para dar apoio a empresas em dificuldades financeiras, 568 não evitaram a falência, noticia o jornal Público.
O Processo Especial de Revitalização (PER), um mecanismo criado em 2012 pelo Executivo para aumentar os casos de viabilização financeira de empresas em dificuldade, recebeu 1.874 pedidos. Há, no entanto, 568 que não evitaram a insolvência.
O PER foi criado com o intuito de contrariar o aumento dos pedidos de insolvência mas a eficácia do mecanismo está pouco acima dos 30%, como adianta hoje o jornal Público, referindo estatísticas do Instituto Informador Comercial.
Inácio Peres, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Judiciais, admite à mesma publicação que pode haver casos em que o pedido de insolvência antecede o pedido ao PER, mas tal é a exceção: “assistimos a muitos casos em que, por variados motivos, as empresas se vêem obrigadas a recorrer à insolvência por fracasso do PER. O contrário acontece, mas é muito raro”, afirmou.
A falta de acordo com credores, a recusa na homologação por parte do juiz, que pode não dar ‘luz verde’ a determinado pedido por considerar que não é suficiente, e os indeferimentos liminares surgem à cabeça como principais razões para o insucesso em evitar a insolvência.
Mesmo em insolvência, uma empresa pode ainda ambicionar conseguir a recuperação financeira. Mas segundo o jornal Público estima-se que tal só se verifique em 1% dos casos.
«NM»

Sem comentários: