.

.

.

.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

OPINIÃO: Além do virtual, o conteúdo, as ideias e o caminho

Por: João Pedro Céu
O COMPROMISSO, não de um, mas dos muitos. Daqueles que diariamente dão o “melhor de si para o desenvolvimento do distrito de Santarém”.
Nasce da discussão, salutar, levada a cabo por quem visa, desinteressadamente e com sentido de dever cívico e público, tornar o Ribatejo uma realidade sustentável, conhecendo-o, respeitando a sua essência e ambições.
Objetivos políticos presentes na moção “Santarém no rumo certo”:
1. Ganhar as eleições legislativas de 2015 com maioria absoluta no distrito de Santarém.
2. Continuar a abrir o PS à participação cívica, dando espaço e oportunidades para que TODOS os militantes, simpatizantes e independentes engrandeçam a força e o prestígio político da nossa Federação.
3. Ter um programa político de defesa intransigente da reforma do sistema político, do Serviço Nacional de Saúde, da escola pública e da segurança e proteção social.
4. Continuar a valorizar e apoiar sempre a governação autárquica dos 13 municípios e das freguesias PS, e também dos nossos camaradas em municípios e freguesias na oposição.
5. Aumentar o peso político da nossa Federação, através da valorização dos nossos quadros e de incremento do número de militantes.
6. Ter regras claras no relacionamento da Federação com os militantes e com as estruturas concelhias ou secções e uma Federação próxima de todos, quer por via da informação, quer por via da participação e da valorização da militância!
7. Promover a conquista e reforço da confiança política no PS e nos seus protagonistas políticos, aproximando os cidadãos Ribatejanos do PS, através de propostas concretas e realizáveis no Programa Eleitoral Distrital do PS
Ao projecto futuro, acresce a consciência das provas já prestadas.
Quando pouco ou nada existia, para fazer navegar o barco, o “comandante” nunca virou costas, remando e caminhando lado a lado.
Firme, auxiliando, quem também luta na defesa dos mesmos ideais – a causa pública.
Trabalhando diretamente até de madrugada, até ao fecho da porta.
Praticando gestos singelos mas de extrema importância para quem está do outro lado.
Guardo, como exemplo do caminho a seguir e exemplo de dedicação à causa pública, a sms, que enviei ao camarada António Gameiro, por altura do seu aniversário em meados de Agosto de 2013: “um faz anos, outros recebem as prendas, obrigado!”.


Estávamos a pouco tempo das autárquicas. Era o dia do seu aniversário, Alpiarça precisava de material de campanha. Bastou um telefonema e o aniversariante, presenteou-me com o que  necessitava.
Certamente teria inúmeros compromissos pessoais e profissionais. Não obstante, em Alpiarça precisávamos de material para poder fazer campanha, como sempre, o “comandante” disse presente!
Episódios semelhantes, são inúmeros, somente o afastamento da “luta política” poderá justificar a falta de consciência e reconhecimento do esforço, dedicação, trabalho e coerência, que permitiu tornar a Federação do PS Santarém no que é hoje.
Em jeito de resumo do que representa esta candidatura, deixo os parágrafos com que a mesma termina:
Candidatamo-nos a um novo mandato em nome do distrito de Santarém, dos militantes do PS e dos seus simpatizantes e eleitores, e apenas por esse motivo.
“Não deixamos que nenhuma outra estratégia interfira com a nossa posição de defesa do distrito, nem aceitaremos nunca ser um instrumento de combate político o serviço de circunstâncias exteriores ao Ribatejo.
Felizmente, só sabemos estar na política desta forma!”

Sem comentários: