.

.

.

.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

OPINIÃO: "Aqui há gato!"


Ao ler este post ( "O esforço físico e intelectual em prol do Povo": ) que fala da magia na Internet e da sua memória de elefante, fiz um pequeno teste para confirmar se o mesmo tinha fundamento e, não é que encontrei outro post publicado no "Jornal Alpiarcense" já um pouco empoeirado, que fala justamente das abstenções dos vereadores. Lembrei-me logo das críticas contundentes, dirigidas ao vereador Francisco Cunha, a propósito da última Reunião de Câmara, por este se ter abstido em vários pontos trazidos à mesa e, das coimas sugeridas por um leitor do JA a quem faz de qualquer sítio, LIXEIRA.

Diz então o "empoeirado" post:


"É caso mesmo para dizer, como sugeria um leitor e comentarista: "Aqui há gato!" O tema envolve dois vereadores da CDU que teriam tomado uma posição de abstenção numa votação para andamento de processos de contra-ordenação, apresentados pelo executivo do Partido Socialista liderado pelo Dr. Joaquim Rosa do Céu.
A posição sob o ponto de vista legal e administrativo parece-me incorrecta, de facto. Mas, eles tomaram essa decisão e, bem ou mal está tomada. O que me causa alguma estranheza é não virem a terreiro os responsáveis pelo acto, no sentido de defenderem a posição que tomaram na altura ou então dizer que poderiam ter tomado outras medidas que não estas, para sortir os efeitos que pretendiam como forma de protesto às transgressões ambientais da própria autarquia.
Compreendo o estado de alma destes dois vereadores quando tomam esta posição. Mas, por outro lado, também compreendo que esta medida acaba por não acautelar a justeza na igualdade e proporcionalidade das contra-ordenações, porquanto a força política (CDU) que deveria exercer o seu dever de fiscalização se demitiu da sua responsabilidade fiscalizadora, ao abster-se e não analisar os processos. Todos nós podemos errar mas assumir as nossas falhas e erros só enaltece o nosso carácter. E falo aqui para TODOS, naturalmente. 
Bem andou Sérgio Carrinho, um presidente veterano da Câmara Municipal de Chamusca que, ao infringir algumas normas na gestão camarária, chamou a si essas responsabilidades, justificando-se perante a Lei e os eleitores. Acabou em seguida por ganhar, com esmagadora maioria, de novo as eleições contra o seu rival directo PS que tinha como cabeça de lista o Advogado e agora Deputado Dr. Fernando Pratas.
Seguir o comportamento da avestruz não me parece ser a melhor solução, de facto."

Prova, que a internet tem memória e...pêras!

4 comentários:

Anónimo disse...

A abstenção e silêncio do Vereador Francisco Cunha na passada Reunião de Câmara de 22.08.2014, pretendeu, no meu ponto de vista e enquanto munícipe, muito simplesmente exemplificar, o desempenho e consciência política da CDU enquanto oposição ao PS, durante 12 anos no executivo da Câmara Municipal de Alpiarça. Ressalvando aqui, com alguma justiça, a oposição do vereador Henrique Arraiolos, mais atento e interventivo nas questões municipais.
De qualquer modo, os actos serão sempre de quem os pratica.

Anónimo disse...

A propósito da instrução de processos de contra-ordenação... Alguém sabe a razão de não serem agora trazidos à Reunião de Câmara para aprovação.
Ou será que deixou de haver infratores no município de Alpiarça? Achamos que é um assunto interessante que deverá ser trazido ao conhecimento público.
Por certo haverá uma boa razão para tal. Uma coisa parece clara, em caso de infração, o infrator não é referido nas atas que são de domínio publico e, tudo fica no segredo dos deuses. O "caldinho" pode ser feito no recato particular ou partidário e, como se costuma dizer, o segredo é a alma do negócio! É claro que, longe de nós pretendermos insinuar o que quer que seja. Por amor de Deus!
Mas, não deixa de ser um assunto interessante para ser referido e explicado, numa Reunião de Câmara ou Assembleia Municipal, para que não restem dúvidas. Quem gosta de transparência, certamente que terá todo o gosto em explicar os motivos pelos quais as contra-ordenações deixaram de subir às reuniões de câmara.
Ficamos à espera que os políticos nos falem sobre a questão.

Anónimo disse...

Mais um birrinha do menino

Ernesto Canavarro disse...

Vocês tem cá uma lata...ahahahah, dá-me vontade de rir tanta estupidez junta...Agora o deputado do PSD faz espectáculo para recordar as boas maneira da oposição tempos atrás para com os eleitos do PS. Éh pá pensam que os jovens são o quê?