.

.

.

.

sábado, 5 de julho de 2014

OPINIÃO: "E é este o coiso.presidente que temos! "

Por: Anabela Melão
Mas alguém esperava que o esfingico Anibal passasse Cavaco a Carlos do Carmo, só porque este recebeu um Grammy, só o maior e mais prestigiado prémio da indústria discográfica? (Somente antes atribuído à portuguesa, a soprano Elisabete Matos que recebeu no ano 2000, um Grammy na categoria Best Classical Album.) De Belém, silêncio castigador. Há seis anos, quando Carlos do Carmo ganhou o Prémio Goya para a Melhor Canção Original, atribuído ao "Fado da Saudade", a Presidência da República limitou-se a felicitar o fadista pelo galardão "honra a música portuguesa".

Carlos do Carmo, entretanto, não tem poupado Cavaco a criticas. Em 2011, dizia: "Toda esta desgraça começou com Cavaco Silva. O erro está todo aí e a factura está aí." Em Outubro de 2013, no programa "A Propósito", na SIC, responsabilizou directamente Cavaco pela situação do país. "Nós tivemos politicamente um azar dos Távoras. 


Foi ter este Presidente da República como primeiro-ministro e como Presidente da República. Este país regrediu muito. É só analisar. Foi mau demais para ser verdade. Ficou para trás a educação, entrou-se num novo-riquismo, entrou-se numa loucura de consumismo, provocado. Nunca pensei chegar à minha idade e ver isto", afirmou. Em Dezembro de 2013, numa intervenção proferida na Aula Magna, numa iniciativa promovida por Mário Soares disse: "Nunca me passou pela cabeça, depois de 40 anos de salazarismo, levar com este homem 20 anos. Um homem que é inseguro, inculto, medroso. E não interpretem isto como uma questão pessoal, não sou dado a questões pessoais."
O homem que renegou Saramago porque ódio, renega Carlos do Carmo pelo mesmo vil sentimento. E é este o coiso.presidente que temos! 

Sem comentários: