.

.

.

.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

‘Barragem dos Patudos’ com destaque a nível nacional


A ‘Visão’ desta semana noticia no seu caderno ‘Pelos Rios e Barragens’ a Barragem dos Patudos.

Diz o mesmo que “A zona envolvente da albufeira conjuga vários locais de interesse turístico, como estações arqueológicas, parque de campismo, a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia, o Paul da Gouxa e as piscinas municipais. Já o plano de água é palco regular de provas de triatlo e canoagem” e para que nada falta aos leitores ainda informa as coordenadas do GPS: “39º 14’ 44’ N/o8º 34’ 45” O”

4 comentários:

Anónimo disse...

Já vimos referências de grande nível a Alpiarça, que muito nos orgulharam. Por exemplo, sobre a recuperação do Aldeamento Avieiro do Patacão.E quais foram os desenvolvimentos desse projecto desde então?
Em termos práticos...ZERO!
Por isso, sair nos jornais e revistas de grande tiragem a nível nacional, nem sempre significa alguma coisa trancendental.
Ainda bem que os jornalistas vieram mais cedo e não assistiram ao holocausto piscícola na albufeira.
Assim só viram o lado bom da questão, o que é formidável.

Anónimo disse...

Alpiarça está passar por um mau momento, no que toca ao seu meio-ambiente natural.

Infelizmente' para o nosso concelho e para quem nos visita, os peixes da barragem dos Patudos continuam a morrer aos milhates.
Há dias um leitor do Jornal Alpiarcense dava conta da retirada de cegonhos mortos, de um ninho situado nas ruinas da velha sede da música, pelos bombeiros municipais. O leitor questionava até se estas mortes não teriam ligação com os peixes mortos e em estado de putrefacção que as cegonhas apanham para alimentar as suas crias.
Há notícia de que outras aves desta espécie terão falecido neste período.
Ontem por volta das 10:30 da manhã encontrava-se mais uma cegonha morta na berma da estrada principal, perto da escola Visconde Barroso.
As coincidências parecem já ser muitas apesar das entidades oficiais dizerem que a morte das cegonhas não têm qualquer relação com o peixe morto na barragem que se encontra em decomposição.
Os partidos e grupos que defendem o ambiente e a natureza não parecem interessados neste caso de Alpiarça. Haverá certamente assuntos de mais interesse a tratar. Até que alguém responsável seja sensibilizado para os factos que têm vindo a público, vamos todos assistindo impávidos e serenos a esta destruição da natureza que nos ensinaram ao longo dos anos a preservar.
Vá lá a gente perceber certas pessoas...

Anónimo disse...

Ó senhor comentarista das 15:47 o que é importante é dizer que se vão colocar mais algumas bombas submersíveis de repuxo para oxigenar a água da Barragem dos Patudos e o resto, aquilo que todos os dias presenciamos, não interessa nada!
Morram peixes, morram cegonhas, morram árvores e flores, isso pouco interessa!
O importante é colocar mais bombas de repuxo e tudo fica resolvido.
Quando será que esta terra tem gente para pegar os bois pelos cornos e encara o animal de frente, como um bom ribatejano?
Onde estão os verdadeiros amigos e defensores de Alpiarça que não os vemos?
Será que ainda existem? Ou já estão todos no "vale da cigana"?

Anónimo disse...

Vivo em Alpiarça há quase trinta anos e não me recordo de ter visto alguma vez uma matança de animais no nosso concelho, desta envergadura.
Devido a algumas descargas da zona Industrial de Alpiarça, e de outros lugares da ribeira de Ulme, assistimos ao longo de anos, a uma poluição da nossa Vala Real com as naturais consequências nefastas que foram relatadas para a vida dos animais que ali vivem.
Contudo, nada comparável com o que está neste momento a acontecer na Barragem dos Patudos e tem sido noticiado, com pouco eco para os responsáveis, lamentavelmente.