.

.

.

.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alerta da DECO: Portugueses estão a financiar o Fisco através do IMI



Os portugueses estão a pagar, pelo menos, oito milhões de euros a mais de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), segundo as contas da DECO. 

A Associação de Defesa do Consumidor explica que a situação se deve ao facto de o Ministério das Finanças não estar a actualizar a idade e o valor de construção do imóvel. 
O fiscalista Ernesto Pinto, da revista “Dinheiro e Direitos” não tem dúvidas: os portugueses estão a financiar o Fisco. 
“Estão a ser pagos a mais perto de oito milhões de euros, pelo facto de existirem alguns parâmetros, relacionados com a avaliação dos imóveis para efeitos fiscais, que não têm uma actualização automática”, explica à Renascença.
O alerta surge numa altura em que muitos contribuintes são chamados a liquidar a segunda prestação do IMI. 
A DECO gostaria de discutir o assunto com a ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque. Um pedido de audiência foi feito há cerca de mês e meio, mas continua sem resposta. 
A associação mantém online o simulador em “pague menos imi.pt”, para que os contribuintes possam fazer contas ao imposto sobre os imóveis. 
“O nosso simulador dá o valor que os contribuintes estão a pagar a mais e qual a poupança que têm se solicitarem a actualização dos dados. A diferença vai sempre entrando para o contador”, contabiliza o fiscalista Ernesto Pinto.

«RR»

Sem comentários: