.

.

.

.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A GRANDE CONTRADIÇÃO !

Desflorestação em Portugal
Desflorestação em Portugal

A cobertura vegetal em Portugal não é muito variada e, além disso, as espécies vegetais não têm grande valor económico. A nossa floresta não é muito densa e é constituída por pinheiro bravo, que ocupa a maior área, carvalho-negral, sobreiro e azinheira. Nos últimos anos, algumas áreas têm sido ocupadas por eucalipto porque a sua madeira serve para fabricar pasta de papel.
A principal causa de destruição da nossa floresta são os incêndios. Estes podem surgir pela intervenção humana: o descuido ou o fogo posto. Podem ainda surgir devido às condições climatéricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas.
Apenas algumas recordações é o que nos resta da nossa floresta natural que no passado revestiu grande parte do país.
Portugal é muito afectado por fogos, principalmente no Verão. Assim, a nossa maior preocupação deve ser dirigida para a prevenção dos fogos e para a reflorestação das áreas ardidas.
Em Portugal, existem meios de combate aos incêndios: os Bombeiros Voluntários e os Sapadores de Bombeiros, integrados no serviço Nacional de Bombeiros. Durante o Verão, é frequente o recurso a aviões e helicópteros particulares para combater os incêndios florestais, intervindo também, por vezes, a Força Aérea Portuguesa!
De um leitor
Noticia relacionada:
 Uma instituição como os bombeiros ter um pinheiro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Daí não se compreender o pinheiro come árvore de Natal.
Obviamente que é um mau exemplo ecológico numa instituição que se debate pela mesma!

Anónimo disse...

Só não vê quem não quer ver!
Talvez, há dois anos e tal atrás vissem!
Agora quem manda somos nós e por isso temos sempre razão. Toma!