.

.

.

.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

António Moreira, o Socialista ou Mário Santiago, o Independente


António Moreira

Os resultados obtidos na última sondagem que este jornal levou a efeito deixaram bem claro que os alpiarcenses querem uma profunda mudança politica e de políticos.
Não restam dúvidas e bem claro também ficou o desencanto que há para com o actual executivo da CDU, onde Mário Pereira foi fortemente penalizado.
Uma sondagem a ter em conta porquanto o número de votantes foi deveras elevado e onde ficou demonstrado o desagrado dos alpiarcenses que viram na votação que decorreu durante alguns dias uma forma de protestarem e mostrarem o seu desagrado.
Uma sondagem que obteve 1550 votos. Um número que merece respeito e um estudo aprofundado pelos entendidos que daqui podem tirar as mais variadas ilações.
António Moreira obteve a maioria nos 665 votos (42%) obtidos enquanto o actual presidente da Câmara, Mário Pereira não passou dos 568 votos (36%), talvez pela desilusão que está a ser para os alpiarcenses e para todos aqueles que acreditaram um dia que viria a mudar os destinos de Alpiarça.
Puro engano!
Agora ainda mais com o Orçamento da Câmara reduzido para metade (ler:  "Não há arrojo e não acredito que alguma vez venha...)  Alpiarça não "evoluirá muito nos próximos tempos" (disse o Deputado do PS, Fernando Ramalho).
Seja como for, os resultados obtidos indicam que as pessoas querem uma mudança rápida e apostaram na pessoa de António Moreira.
Moreira que já foi ex-presidente da Junta de Freguesia, conseguiu enquanto responsável pela Junta fazer muita coisa. Saliência para o embelezamento dos jardins e de muitas zonas verdes que existem em Alpiarça.
Mais não fez porque viveu sempre controlado por Rosa do Céu, então presidente da Câmara, que nunca o deixou “alargar os horizontes” ao ponto de ser “rejeitado” pelo autarca que não deixava ninguém dar passos maiores que a suas pernas de forma a não darem muito nas vistas para que os “louros” continuassem no homem do Casalinho.
Toda a sua vida profissional e desportiva, para além da social, onde a sua figura é bem vista por todos, é reconhecida por quem quer que seja.
Homem pacato mas com visão. Sabe o que quer e onde pode chegar sem enganar ninguém ou de prometer aquilo que não está ao seu alcance.
António Moreira é aquele homem em quem podemos confiar e quem acreditamos que só chega onde pode chegar.
Tanto assim que os votantes deram-lhe toda a confiança nesta sondagem como deixaram o “recado” para quem de direito de forma a ser tomado em atenção os resultados que obteve.
Não acreditamos que a Concelhia do “PS/Alpiarça é a Razão” não tome em atenção o estrondoso e inesperado resultado de Moreira quando ao mesmo tempo concorreram outros socialistas, alguns e algumas já com provas dadas na politica local e nacional como é o caso de Sónia Sanfona e Vanda Nunes.
António Moreira destronou-as e deixou-as bem distantes. Os votantes assim entenderam e a vontade deste deve ser respeitada.
Imbecilidade faria a concelhia que passasse ao lado deste resultados.
O único inconveniente é António Moreira ser um militante socialista.

Mário Santiago

Já o mesmo não acontece com Mário Santiago, que não constou na sondagem por “razões técnicas” mas que é um forte candidato a ter em conta, especialmente por ser um “independente”.
Mário Santiago é presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça, onde exerce o cargo com o desempenho e tem vindo a demonstrar que é um homem que não está para servir o partido pelo qual foi eleito (CDU) como também sabe impor a ordem e até “puxar as orelhas” ou retirar a “confiança politica” como foi o caso de João Osório.
É um homem recto e com visão empreendedora que sabe muito bem onde e como chegar não permitindo “ondas” a quem deve servir a “população e não o partido”.
Esta divisão já trouxe alguns desentendimentos à força política que representa, mas a sua hombridade e rectidão leva-o a saber separar o “trigo do joio”.
Filho de família honesta e trabalhadora que bem cedo lhe incutiram os princípios da rectidão e honestidade não cede a pressões partidárias e muito menos a “favores.
Foi eleito para servir a população que o elegeu e “acabou-se”.
Se alguém o julga capaz de ceder a pressões partidárias desengane-se porque não vende a “alma ao diabo” para agradar a partido nenhum. Acima de tudo a sua integridade e princípios de independente.
Por isto, apenas aceitou concorrer como “independente” e não depender de ninguém e muito menos de partidos. O suficiente para ter um estatuto de homem maduro pronto a abocanhar o poder sem ter necessidade de ajudas de alguém.
Homem de fibra rija, daqueles de “antes dobrar que quebrar” é um nome e uma pessoa a ter em conta para um futuro candidato a tomar conta dos destinos de Alpiarça.
Haja quem lhe apresente um projecto com pernas para andar e Mário Santiago estará disposto a discuti-lo para bem de Alpiarça e dos alpiarcenses mas nunca ser “servo ou escravo” de partido que for.
Temos assim dois homens de alto gabarito para poderem vir a ser o futuro presidente da Câmara e muita coisa poderem fazer para que Alpiarça cresça ao contrário do quem tem sucedido até aqui.
Mas que não se esqueça a votação que recaiu sobre os dois jovens alpiarcenses (João Curvacho e Carlos Coutinho) como o interesse que os votantes demonstram em João Brito.
Um homem que coloca Alpiarça à frente dos interesses partidários.
Em suma temos gente capaz de fazer andar Alpiarça para a frente para que não continue no marasmo em que se encontra.
A diferença é quem tem o apoio dos partidos e está sujeito às regras e condições destes e aqueles que são independentes mas que não permitem “golpes baixos” ou aproveitamentos de duplicação de cargos como a ética é “palavra” que não tem valor.
Temos gente para alterar a insatisfação dos alpiarcenses que ficou bem patente na sondagem levada a efeito


9 comentários:

Anónimo disse...

Dizem que o Marques Pais quando subtituiu o Moreira na Junta as Finanças estavam uma lástima. Que houve necessidade de se cortarem certos luxos como telemóveis topo de gama. Se a CDU não tem ideias o PS teve ideias até demais ao ponto de deixar uma dívida de 13 milhões de euros e o parque automóvel penhorado e a cair de maduro. Arranjem outros novos que nunca tenham passado por lá. Moreiras, Sónias e Vandas é mais do mesmo.

Anónimo disse...

e os comunistas já aumentaram a divida em mais 6 milhões e continuam a não fazer nada.
Toma que já comeste

Anónimo disse...

Estou de acordo com grande parte do artigo no que diz respeito à manipulação do poder pelo Rosa do Céu. Não esquecer que foi ele que pôs quem quis na rua: Marques Pais, Gabriela Coutinho, João Serrano, Marta Cravo, Abel Pedro e o próprio António Moreira.
Do que tenho lido penso que a dívida da autarquia estabilizou e está sob controlo. Os 6 milhões de dívidas a fornecedores foram pagas e houve uma injecção na economia local que estava em sufoco. A verdade é que a governação socialista tinha o lema do Sócrates: "A Dívida não é para pagar!" Os comunistas pagaram e restauraram a credibilidade ao município. Pena que o trabalho realizado pela CDU é branqueado por alguns "manipuladores" do PS como o Dr. Fernando Ramalho e outros que nunca foram capazes de apontar o dedo à desgovernação Rosa Céu e agora tentam sacudir a água do capote como se não tivessem responsabilidade em doze anos a enterrar o concelho com investimentos não rentabilizaveis.
Provavelmente a CDU perderá as eleições se houver uma união PSD+PS+CDS. Para isso é preciso que o PSD esteja disposto a subjugar-se mais uma vez às políticas locais do PS que nunca deixaram de ter o fulano do Casalinho a manobrar os cordelinhos.
Não esquecer que essa pessoa ainda está na polítiva ativa e se o PS voltasse a mandar no concelho, esse fulano voltaria a mandar em Alpiarça.
Se é isso que os alpiarcenses querem, então votem na proxima coligação PS/PSD/CDS. Todos temos o que merecemos.

Anónimo disse...

O anónimo das 19:21,terá que exigir a aplicação do programa eleitoral da CDU.
Ou será também o Sr. Joaquim L. Rosa do Céu que impede a aplicação do referido programa?

Anónimo disse...

Em verticalidade, o Santiago seria concerteza um excelente candidato mas não me parece que ele este disposto a aturar estas politiquices aqui na aldeola vermelha

Anónimo disse...

Não é só o Mario Santiago que não está comn pachorra para as «politiquices». O que não faltam por ai são pessoas válidas mas que não querem se enfiar no mundo sujo da politica, onde só existem interesses, tachos, compadrios, falsidades, sejam esses partidos de esquerda, centro ou direita.
Venha um Grupo de Independentes com pessoas válidas e podem ter a certeza do meu voto e dos de cá de casa.

Anónimo disse...

Realmente a unica coisa que falta experimentar em Alpiarça é um grupo de cdidadãos independentes. Mas eu pergunto haverá verdadeiros independentes? Os mais capazes são pessoas geralmente bem empregadas com vencimento e horários decentes. Estarão dispostas a abdicar disso em prol de um lugar de presidente ou de vereador?

Anónimo disse...

A política local hoje em dia não é atrativa. Os fundos comunitários estão a acabar-se e quando os há, as autarquias não têm capacidade de investimento para pôr o resto que a UE não nos oferece. Quem ganhar em Alpiarça vai limitar-se a "gerir a crise" que é no fundo o que a CDU está a fazer.
O município alpiarcense não só está no limite do endividamento como as obras no Museu e Centro Escolar esgotaram totalmente a capacidade de "fazer obra". Agora espera-se o milagre do "prémio por mérito" ja que Alpiarça devido às obras desse mesmo Museu e Centro Escolar são o 4.º concelho com mais obra feita no agrupamento de municípios da Lezíria e que então venham algumas migalhas para se alctroarem umas 2 ou 3 ruas nos Frades e fazer o parque de estacionamento junto ao edifício dos Paços do Concelho que está em terra batida há anos.
Vai ainda investir-se mais umas massas na parte exterior do Museu com a construção de muros e arranjos exteriores procurando colocar a Casa dos Patudos com o aspecto que ela tinha à data da sua construção. Vamos esperar que aqui a equipa de arquitectos do Porto não venha a criar mais um elefante branco. O arquitecto que apresentou o projecto falou em substituir muros por sebes e calcetamento por saibro. Quer-me parecer que é uma maneira de empatar por ali um ou dois jardineiros que a camara não tem e um cantoneiro a manter o ensaibramento varrido, limpo e sem buracos. Muito cuidado com essa conversa de arquitectos que só pensam nos projectos de encher o olho e nunca na manutenção das obras! Depois é aquilo que se tem visto...

Anónimo disse...

a politica local como bem diz o comentador anterior só serve para quem nao sabe fazer nada, como alguns que lá andam a lamber as botas do Otávio Augusto, o homem conhecido como controleiro do PCP em Alpiarça.
Para esses vale tudo, para os outros antes querem ficar sossegados e deixar a sanita disponivel para quem se quiser servir dela.