.

.

.

.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Associação de Municípios Portugueses do Vinho entrega Prémios


A Mata do Buçaco foi o local eleito, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), para a Cerimónia Nacional de Entrega de Prémios do X Concurso “La Selezione del Sindaco”.
O evento decorreu no passado sábado, dia 1 de Outubro, pelas 16 horas, e contou com a presença dos produtores e municípios premiados.
O Presidente da Mata do Buçaco, António Jorge Franco, dirigiu algumas palavras de agradecimento à AMPV – representado pelo Secretário-Geral da AMPV, José Arruda –, pela escolha do lugar, e saudou o trabalho realizado pelos produtores que, “muitas vezes não é reconhecido”, e que permitiu, mais uma vez, que “o nome de Portugal fosse além fronteiras”, dignificando, assim, “o produto português”.
Após um pequeno beberete oferecido aos convidados e premiados, seguiram-se alguns discursos, antes da entrega dos diplomas e certificados aos vencedores.
José Arruda, Secretário-Geral da AMPV, dirigiu-se ao auditório dizendo que “a Associação de Municípios Portugueses do Vinho [esteve] presente pela segunda vez no concurso italiano, organizado pela Città del Vino, que vai já no seu décimo concurso.
O ano passado tivemos oitenta produtores e, este ano, cento e dezoito, o que demonstra, seguramente, a importância dos vinhos portugueses neste concurso europeu”.
Também o Presidente da Câmara Municipal do Cadaval e Vice-Presidente da Assembleia Inter Municipal da AMPV, Aristides Lourenço Sécio, saudou todos os presentes e enalteceu o “trabalho que a Direcção da Associação tem vindo a desenvolver”, nomeadamente, “todo um conjunto de eventos que tem levado a cabo nacional e internacionalmente”.
Aristides Sécio terminou o seu discurso com uma mensagem de ânimo e estímulo aos produtores, incentivando-os a continuar a mostrar provas no sector vitivinícola e “na afirmação do nosso país”, mas, também, aos órgãos socais da AMPV, pelo apoio, promoção e realização de iniciativas dinamizadoras do sector vinícola.
O momento foi aproveitado para apresentar a recente parceria que a AMPV fez com uma empresa de novas tecnologias, tendo sido apresentada uma plataforma de interacção entre o consumidor e o produtor.
O processo é simples. Através de um código e com recurso a um telemóvel com câmara e respectiva ligação à Internet, é realizada a leitura da barra que, posteriormente, permite que o consumidor de vinhos receba, em tempo real, todo um conjunto de informações/dados sobre o vinho ou respectivo produtor.
Por último, o Presidente da Câmara Municipal da Mealhada e Vogal do Conselho Directivo da AMPV, Carlos Cabral proferiu uma breve história do município da Mealhada e sobre a importância da Mata do Buçaco na História de Portugal.
Aos produtores e representantes dos municípios vencedores disse: É preciso dizermos que somos capazes de ter prémios, sermos premiados e sermos reconhecidos.
Somos capazes de produzir vinhos de qualidade, pelo que somos capazes de produzir muitos outros produtos de qualidade e, sobretudo, temos de ser capazes de dizer a todos os portugueses: comprem português!”
De referir que foram entregues 45 medalhas, 1 Grande Medalha de Ouro, 12 Medalhas de Ouro e 32 de Prata.

Sem comentários: