.

.

.

.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Governo herda 3,7 mil milhões de euros em dívidas a fornecedores


Os números são do Eurostat e mostram que as administrações públicas portuguesas deixaram o equivalente a 2,2% do PIB por pagar, em 2010.
O Governo de Pedro Passos Coelho herdou uma pesada dívida para com o sector privado: estão 3.735 milhões de euros por pagar, referentes a bens e serviços adquiridos no ano passado. Os dados do Eurostat mostram que o conjunto das administrações públicas portuguesas tem o equivalente a 2,2% da riqueza produzida em 2010 a devolver à economia.
Os números reflectem o apuramento mais recente do défice orçamental do ano passado, feito pelo gabinete de estatística de Bruxelas, que atirou o buraco das contas públicas para 9,1% do PIB. Na contabilidade que interessa à Europa, estes 3,7 mil milhões de euros já estão registados. Contudo, os dados mostram como o sector público português deixou as despesas rebolar de um ano para o outro.
Face a 2009, o valor representa um aumento de 21%, um movimento que contraria a tendência de contracção da despesa pública e que, por isso mesmo, indicia um aumento dos prazos de pagamento. "Estamos a falar de um valor grande, tendo em conta o verificado nos anos passados", defende Luís Aguiar-Conraria, economista e professor na Universidade do Minho, para quem esta subida das dívidas comerciais reflecte as dificuldades de tesouraria das administrações públicas.
«E»

Sem comentários: