.

.

.

.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA E PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA INAUGURAM INSTALAÇÕES DA MONLIZ

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA E PRESIDENTE DA CÂMARA DE ALPIARÇA INAUGURAM INSTALAÇÕES DA MONLIZ S.A. QUE RESULTAM DE UM INVESTIMENTO DE 18 MILHÕES DE EUROS E CRIAM MAIS 45 POSTOS DE TRABALHO EM ALPIARÇA

Foi inaugurada no passado Sábado, 28 de Junho, a nova linha de produção da Monliz, na zona industrial de Alpiarça, que possibilitou a criação de 45 novos postos de trabalho. 
O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, dos presidentes das assembleias Municipal e da Freguesia, da Presidente da Junta, Vereadores e outros eleitos autárquicos do concelho, bem como de várias centenas de convidados.
Este investimento de 18 milhões de euros permitiu que a fábrica ultrapassasse os 200 empregados, tornando-se o maior empregador do concelho.

Mauro Cardoso, director-geral da fábrica, realizou uma resenha da actividade da Monliz em Alpiarça, do conjunto dos investimentos efectuados, da capacidade exportadora da empresa e informou que a produção nacional não chega e precisam de importar muitos vegetais de Espanha, o que os prejudica em relação aos concorrentes Espanhóis, uma vez 78% da produção é exportada para 26 países.
O presidente da Câmara municipal de Alpiarça, Mário Pereira, saudou a implantação da Monliz no concelho e a sua laboração há quase 10 anos, o volumoso investimento que tem realizado, a capacidade exportadora demonstrada, sendo a principal empregadora do concelho e, por isso, fundamental na economia local e na fixação de pessoas.


Mário Pereira deixou alguns recados ao governo relacionados com o enorme potencial agrícola do concelho e da região aproveitando a presença do Secretário de Estado, nomeadamente a necessidade urgente da conclusão do IC3 entre Almeirim e o Entroncamento, servindo Alpiarça e a sua zona industrial, uma vez que esta região é das melhores do país na produção agrícola mas sem bons acessos as empresas não se fixam; alertou ainda da necessidade de apoiar os pequenos agricultores que não conseguem escoar os seus produtos devido a falta de associativismo e às dificuldades criadas à comercialização pela grande distribuição e que essa deveria ser o futuro das políticas agrícolas e dos incentivos governamentais.


O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, gostou de ver que o projecto está a correr bem e a expandir-se, afirmou ainda que existe margem para produzir mais em Portugal e que os próximos incentivos governamentais vão nesse sentido. No futuro o governo só quer criar medidas de apoio a quem estiver associado, é necessário criar associações de agricultores que trabalhem bem, tendo como objectivo aumentar a produção e baixar a importação. Referiu ainda que para o governo também é importante que quem trabalha a terra veja as suas margens aumentadas e que o custo da distribuição não seja imputado ao agricultor como acontece actualmente com algumas superfícies comerciais.


No “Dia do Agricultor” organizado pela Monliz, o espaço da fábrica de Alpiarça juntou agricultores de vários pontos do país e também alguns do sul de Espanha. Ao longo de todo o dia foram feitas visitas guiadas as instalações e realizou-se um almoço convívio.

«CMA»

1 comentário:

JA disse...

NÃO SÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS ANÓNIMOS NESTE TEXTO