.

.

.

.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Carta de Francisco Cunha

De Francisco José Saturnino Cunha, recebeu o administrador deste jornal, António Celestino do Céu Centeio, uma carta, via CTT, que passamos a publicar na integra.





"Assunto: Solicitação de identificações


Na sequência do publicado nos links que seguem abaixo:






Foram, no primeiro link, publicados três comentários epigrafados “Anónimos disse”; “LDI disse”; “FSP disse”, cujo conteúdo é ofensivo do meu bom nome e honra; e o segundo link, foi publicado um texto epigrafado “Palavra do leitor” autor LDI, bem como um comentário epigrafado “LDI disse”, cujo teor além de ofensivo do meu bom nome e honra, é gravíssimo na medida em que me imputa responsabilidade pela ocorrência do suicídio do meu amigo Mário Lázaro, o que é de todo falso.

Pretendo como é normal e ao abrigo da Lei da Imprensa, esclarecer este assunto bem como levá-lo até às últimas consequências, responsabilizando os seus autores, pelo que solícito que me informe das respectivas identidades.

Aguardo pela vossa resposta no prazo de três dias, findo o prazo tomarei as diligências necessárias para esclarecimento de toda a verdade e só a verdade
.Atenciosamente,

Francisco Saturnino Cunha”


RESPOSTA:


Caro Francisco Cunha, em relação à sua carta acima referenciada, cumpre-nos informar o seguinte:

. -Por uma questão de ética e deontologia os links mencionados e respectivos comentários foram retirados deste jornal já que os considera “ofensivos “ para o seu “bom nome e honra

Um direito que lhe assiste e que nós respeitamos.

Lamentamos que após quase um mês das respectivas publicações só agora o faça;

É um direito que assiste aos leitores e visados solicitarem que as noticias que lhe digam respeito e que possam ser consideradas ‘ofensivas’ sejam retiradas.

Faz parte da linha editorial deste jornal e o Sr. Francisco Cunha não utilizou este ‘direito’ porque não quis mas que agora recebida a sua correspondência, o fizemos de imediato.

2 – Também por uma questão de ética e deontologia não fornecemos a ninguém os nomes dos nossos colaboradores que  escrevem sob pseudónimo ( o caso);

Só o faremos nas instâncias próprias

Quanto às diligências e depois do exposto em 1.- e 2. - fica ao seu critério as medidas que deve tomar.

3.- No entanto aproveitamos a oportunidade para o informar do seguinte:

Jornal Alpiarcense é um meio de informação que é da responsabilidade do seu administrador;

O fim  do mesmo é prestar um serviço gratuito à comunidade e de maneira alguma pretende ‘desentendimentos’ com quem que seja;

Dá-nos muito trabalho e exige uma inteira dedicação para além dos custos que causa;

Quando nos vêm com ameaças de tribunais e outros afins o que nos apetece é acabar de vez com o jornal porque não estamos para aturar tais ameaças dado não  precisarmos do Jornal para sobreviver.

Fazemos  apenas um serviço comunitário.

E mais lastimamos atitudes como as suas quando o pode fazer por meios verbais ou que nos escreve  ou ainda telefonar a dizer que não quer a publicação daquilo que não gosta que nós retiramos logo, como já o fizemos para com a sua pessoa e outros leitores.

Não somos polícias para andar a investigar aquilo que recebemos dos nossos colaboradores identificados porque mal ia um jornal se colocasse em causa a colaboração e noticias que publica.

Concluo também que Francisco Cunha não gosta deste jornal e que para resolver os seus direitos, para com este jornal,  nada  como nos ameaçar coisa   que já estamos fartos, quando o pode fazer dialogando.

Espero que considere este esclarecimento como sendo a “resposta” dado  que a exige no prazo de “TRÊS DIAS”.

Quanto às “diligências necessárias” faça o que por bem entender porque nós já fizemos a nossa: retiramos as noticias e comentários em causa e consideramos o assunto encerrado.

Aconselho-o para que futuramente leia o estatuto editorial deste jornal e quando não gostar do que é publicado mas  que lhe diga respeito que nos informe por  outras formas sem haver necessidade  de: ‘ameaças’.

A título de curiosidade, fica informado que  brevemente vamos alterar os estatutos editoriais para acabar com estas situações e que vai remodelar a configuração do JA

Passe bem e considera o assunto encerrado

O Administrador do Jornal Alpiarcense

António C.C. Centeio

Sem comentários: