.

.

.

.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

OPINIÃO: António José Seguro é uma pessoa estimável que muito tem trabalhado pelo PS

Por: António Sousa
SOU militante do Partido Socialista há cerca de 40 anos (sou o militante 7757). Uma vida. Como militante tive vitórias e derrotas dentro do Partido. Em 40 anos acontecem muitas coisas. Algumas vezes as posições que defendi vingaram; outras não. Nunca deixei de ser militante, porque aderi ao PS em nome de princípios. As pessoas passam, a instituição continua. Foi sempre o meu lema. Nunca beneficiei na minha vida pessoal ou profissional pelo facto de ser militante do PS (antes pelo contrário) e podia tê-lo feito. Ocupei algumas vezes, em várias áreas de actividade cargos em representação do Partido. É por tudo isto que me sinto especialmente livre e à vontade para tomar partido na disputa em curso pela liderança do PS.
António José Seguro é uma pessoa estimável que muito tem trabalhado pelo PS. Ganhou duas eleições seguidas, mas não consegue convencer as pessoas.  A margem com que, nas actuais circunstâncias, ganhou as Europeias foi para mim a gota de água: foi a demonstração de que dificilmente ganhará as próximas legislativas. o que impedirá que se acabe com esta política que vai destruindo este País e este Povo. É verdade que uma sondagem recente mostra uma quebra nas intenções de voto no PS. A responsabilidade foi naturalmente atribuída a António Costa. Mas, será mesmo? É que a mesma sondagem atribui por uma expressiva maioria a preferência dos Portugueses em geral e dos militantes do PS em particular a António Costa para encabeçar a luta  que se avizinha contra a política de direita que nos tem atormentado e destruído. De resto, há outras coisas curiosas, sinais evidentes do desconforto que António Costa provoca em muitos lados. Desde a lamentável intervenção de João Soares dizendo "com toda a ternura" que o pai Mário Soares, o tal que considerou a vitória de Seguro nas Europeias uma vitória de Pirro, só tinha dito disparates, invocando o facto, uma vez que tinha votado António Costa para a Câmara de Lisboa achava que ele lá devia permanecer, esquecendo que ele próprio, João Soares,  só chegou a Presidente da CML porque Jorge Sampaio, o Presidente, se foi embora (em boa hora) para se candidatar a Presidente da República, até à muito curiosa intervenção de João Semedo do Bloco de Esquerda insinuando  "com toda a clareza" que António Costa está à direita de Seguro. Enfim, demonstrações de algum incómodo nos mais variados quadrantes, sem esquecer o que a direita tem dito sobre António Costa.
Para concluir, esta minha posição pública apenas a justifico com o facto de muitos militantes terem vindo a público defender as suas posições. Não quero prescindir desse meu direito embora preferisse que estes assuntos fossem discutidos dentro do PS, mas enfim, as coisas são como são. Devo no entanto referir que no PS não tenho inimigos, apenas Camaradas que ocasionalmente defendem posições diferentes das minhas.
Apoio portanto António Costa, porque acho, como muitos Portugueses acham, que é a pessoa ideal para levar o PS à vitória nas próximas legislativas e por achar que os interesses do País e do Povo se sobrepõem a meras questões burocráticas e (/ou) estatutárias.
Uma nota final para um comentário recente do sr António Moreira sobre o que terá acontecido "numa suposta vila Ribatejana" e que o levou a concluir "COMO EU COMPREENDO O ANTÓNIO JOSÉ SEGURO". Tem razão o Sr. Moreira. Os casos são muito semelhantes. São de tal modo semelhantes, que já me constou que se o António José Seguro perder a liderança do Partido para o António Costa, vai ser o próximo número dois da Lista do PSD nas próximas Legislativas e que durante a campanha eleitoral vai andar a dizer por aí que a Lista do PSD é a Lista dos verdadeiros Socialistas.

Sem comentários: