COMUNICADO
Clientes da Águas do Ribatejo foram abordados nas suas casas por indivíduos que abusivamente se apresentam como colaboradores da AR e que recolhem informações pessoais e sobre hábitos de vida dos clientes
A ÁGUAS DO RIBATEJO recebeu esta semana várias denúncias de clientes do Município de Alpiarça que foram abordados por indivíduos que se dizem colaboradores da empresa e que propõem a realização de testes à qualidade da água.
Esta situação já se verificou noutros concelhos, como oportunamente a AR denunciou junto dos clientes e das entidades competentes.
Os primeiros contatos são feitos por telefone, ou em abordagens em espaços públicos, sendo proposta uma visita ao domicílio dos consumidores para fazer o diagnóstico da qualidade da água.
Segundo os denunciantes, os indivíduos mostram possuir conhecimentos sobre a empresa e o seu modo de funcionamento e alegam a existência de problemas na qualidade da água para justificar a visita e os procedimentos de recolha de amostras e realização de análises.
Noutras situações, os indivíduos apresentaram-se de surpresa junto das residências, alegando ser funcionários da ÁGUAS DO RIBATEJO e realizando um inquérito às pessoas, onde colocaram questões sobre a sua identificação, tipo de agregado familiar, rendimentos e hábitos de vida.
Perante esta situação a ÁGUAS DO RIBATEJO alertou as autoridades e esclarece o seguinte:
- A ÁGUAS DO RIBATEJO garante que não existe qualquer problema com a qualidade da água nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Coruche, Chamusca, Salvaterra de Magos e Torres Novas.
- A AR não está a fazer visitas aos domicílios dos clientes nem está a realizar inquéritos ou recolhas de amostras.
- A ÁGUAS DO RIBATEJO não autorizou nenhuma empresa ou entidade a fazer qualquer tipo de inquérito aos seus clientes, nem visitas aos seus domicílios para recolha de amostras.
- Todos os colaboradores da ÁGUAS DO RIBATEJO e das empresas e entidades que colaboram com a AR, estão obrigados a identificarem-se perante os clientes ou quem solicite a sua identificação dentro dos princípios legais.
- Se for abordado nos termos descritos, deve contatar as autoridades policiais da área da sua residência (GNR ou PSP) e a empresa ÁGUAS DO RIBATEJO para que a sua informação contribua para as investigações em curso.
- Se já foi sujeito a abordagem e facultou dados pessoais ou cópias de documentos deve participar a situação às autoridades policiais para prevenir eventual uso abusivo da informação recolhida.
Agradecemos a colaboração de todos na divulgação deste alerta que reportamos de elevada importância para a prevenção dos cidadãos.
Salvaterra de Magos, 05 de junho de 2014
O Conselho de Administração da AR
1 comentário:
Alpiarça está a ser fustigada por esses "analistas". Antes de virem a casa existe um contacto prévio por telefone para que se proceda a essa análise. No meu caso pessoal, fui contactado por uma senhora para que se agendasse um dia e hora para a visitas dos técnicos". Informei de imediato a senhora de que a água de Alpiarça estava a ser cuidada e analisada pela empresa Águas do Ribatejo e por isso dispensava essa visita "técnica". Respondeu-me: "O senhor é que sabe!"
Um vizinho meu teve a visita desses "especialistas" e ao dizer que a mulher não estava em casa a "equipa tècnica zarpou dizendo que era necessário a assinatura dos dois (marido e mulher).
É isto que tenho a dizer sobre o assunto das "análises da água" por "técnicos" alheios à empresa Águas do Ribatejo.
Enviar um comentário