.

.

.

.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SANEAMENTO E ABASTECIME​NTO DE ÁGUA CUSTAM 7,5 MILHÕES

7,5 Milhões de Euros garantem cobertura total na rede de águas e saneamento em Alpiarça

Presidente da câmara reconhece que sem a entrada na Águas do Ribatejo não seria possível cumprir o objectivo

As descargas na Vala de Alpiarça têm os dias contados com a entrada em funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Alpiarça/Almeirim e das estações elevatórias de Alpiarça, Zona Industrial, Casal dos Gagos e Frade de Baixo. As obras concluídas sob a responsabilidade da ÁGUAS do RIBATEJO foram visitadas no sábado, 8 de Outubro, por eleitos do Município e Freguesia de Alpiarça. As intervenções custaram 3 Milhões de Euros. Segue-se a ampliação da rede de saneamento com mais quatro estações elevatórias a concluir no ano de 2012 e com um custo de cerca de 1 Milhão de Euros. Com estas intervenções o concelho fica com uma cobertura de quase 100 por cento na árae do tratamento de “esgotos”.
No abastecimento de água também está garantida uma cobertura acima dos 98 por cento com 3,5 Milhões de Euros de investimento a realizar até final de 2012. O novo reservatório, em fase de conclusão junto à Albufeira dos Patudos, vai permitir evitar as faltas de água em Alpiarça, Casalinho, Frade de Baixo e Frade de Cima. O rersevatório existente, com mais de 40 anos está a ser requalificado, e vai ser construída uma Estação de Tratamento de Água (ETA) que vai reduzir os valores de arsénio presentes e melhorar a qualidade da água. A nova ETA custa 350 mil euros e deve entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2012. Para a expansão e renovação da rede está previsto um investimento de 550 mil euros a que se juntam mais 171 mil euros para equipar os furos que abastecem Alpiarça e Frade de Cima.
Os investimentos são feitos com a ajuda de fundos comunitários, mas a empresa tem de suportar mais de 30 por cento do custo das obras com o inevitável recurso à banca. O Director-geral da AR, Moura de Campos explicou que o custo do dinheiro subiu de forma acentuada e há agora maior dificuldade em negociar com os bancos. Todavia, os municípios que integram a empresa fazem questão de “manter o tarifário mais reduzido da região e de seguir com as preocupações sociais”. Moura de Campos sublinhou que numa família tradicional o custo da factura da água na Águas do Ribatejo representa 50 cêntimos por dia. “É o valor de um café”, sublinhou.
O responsável pela ÁGUAS DO RIBATEJO reforçou a importância de continuar a promover o consumo racional da água sem desperdícios com campanhas que envolvem a QUERCUS e a DECO e que já envolveram mais de 5000 mil pessoas em todos os municípios que integram a empresa.
Na ocasião, o presidente da câmara, Mário Pereira reconheceu que sem a ÁGUAS DO RIBATEJO não seria possível realizar estes investimentos sublinhando que esta foi a melhor opção que os eleitos de Alpiarça tomaram. “É uma empresa que não procura o lucro. São os municípios que tem a capacidade de gerir e de tomar as decisões”, frisou. O autarca destacou a importância dos investimentos nas áreas do saneamento e abastecimento de água para o projecto de desenvolvimento do concelho.
Parte das obras realizadas em Alpiarça foram incluídas em empreitadas que servem também o concelho vizinho de Almeirim. Foi uma das primeiras parcerias intermunicipais. O presidente do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO, José Sousa Gomes, que é também presidente da Câmara de Almeirim, destacou a importância destes projectos intermunicipais que permitem fazer mais gastando menos. “De outra forma nunca iríamos satisfazer as necessidades. Os objectivos estão a ser atingidos porque há uma grande solidariedade entre todos os municípios”, referiu Sousa Gomes.
Com a entrada de Torres Novas no sistema a 1 de Outubro, a ÁGUAS DO RIBATEJO cresceu a todos os níveis. São mais 40 mil novos consumidores, mais 280 km 2 de área de cobertura e mais 30 Milhões de Euros de investimentos aprovados. Torres Novas trouxe também 30 novos colaboradores provenientes do município torrejano. “Temos mais 40 por cento de consumidores, mas o número de colaboradores subiu apenas 20 por cento. É o primeiro sinal da economia de escala que o projecto permite”, disse o Director-geral. Moura de Campos referiu que a ÁGUAS DO RIBATEJO está receptiva a receber outros municípios.

6 comentários:

Anónimo disse...

Então agora já não são contra a AR ?
Ai as mudanças de opinião dos comunistas.
SÂO TODOS IGUAIS !!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não se vêem na foto publicada nenhum vereador socialista nem eleitos da assembleia municipal, quer do PS, quer do PSD, o que só mostra que estes "políticos" só gostam de estar na coisa pública quando é para lavarem roupa suja nas Assembleias Municipais. No terreno a visitar obra feita não aparece ninguém, a não ser os da «cor». Só ficava bem à oposição aparecer. Se calhar se fosse para irem passear à nossa custa para França ou para a Polónia por conta das cidades geminadas já apareciam.

Anónimo disse...

provavelmente a foto publicada nao apanhou toda a gente, né ?
Ou será que o anónimo foi um dos poucos comunistas que tb foram ver as obras que antes andavam a criticar quando eram oposição ?

Anónimo disse...

Agora já dizem que as Aguas do Ribatejo são uteis ao Munixipio. Este Mario Pereira é uma anedota

Anónimo disse...

o psd parece que esteve representado. do ps é que népias. se assim é, se não quiseram ir visitar as obras porque os comunistas eram contra então estão a dar o ouro ao bandido, porque por muito que vos desgoste estes avultados investimentos estão a ser feitos TODOS no mandato de Mário Pereira. ao não aparecerem quem parece que está contra as obras são os socialistas. estarei certo ou estarei errado?
parece que agora os socialistas fazem o que faziam os comunistas, estão contra tudo. isso também só vos fica mal.

Anónimo disse...

Não é bem assim. Este investimento quem o fez foi a Águas do Ribatejo e os outros são todos de autoria e audácia dos socialistas. Aqueles que os comunistas agora apregoam como seus fossem. Os comunistas já fizeram foi népias.
Andam a fazer figura, também mais do que isto não sabem fazer, é á custa daquilo que os outros lhes deixaram porque mais não conseguiram nem conseguirão fazer