.

.

.

.

sábado, 8 de outubro de 2011

Rosa do Céu alerta para a criação de uma oferta turística que envolva diversos atractivos


No II Fórum Turismo - Qualidade e inovação na oferta turística, que está a decorrer em Palmela, a presidente da autarquia, Ana Teresa Vicente anunciou a candidatura do município a Cidade Europeia do Vinho 2012. Por seu turno, Joaquim Rosa do Céu, presidente da Entidade Regional de Turismo e Vale do Tejo, alertou para a importância de os empresários trabalharem em rede e a criação de uma oferta turística que envolva os diversos atractivos do concelho.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de Setembro), a Câmara Municipal de Palmela promoveu diversas actividades, entre elas o II Fórum Turismo - Qualidade e inovação na oferta turística. Na sessão de abertura do encontro, a 28 de Setembro, a presidenta do município, Ana Teresa Vicente, anunciou a candidatura de Palmela a Cidade Europeia do Vinho 2012.
Esta candidatura pode dar, segundo a responsável, «visibilidade e um contributo importante para o turismo. Durante o ano de 2012 muitas são as actividades que vamos organizar. Vamos jogar com o vinho, a cultura e a natureza». Vão ser promovidos espectáculos, conferências sobre o vinho, entre outras iniciativas.
Ana Teresa Vicente falou ainda na candidatura da Serra da Arrábida a Património Mundial da UNESCO - Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. «Pode ser um forte contributo para o desenvolvimento turístico da região». O município quer assentar a sua oferta turística em três pilares: «natureza, vinhos e cultura».
O fórum que a autarquia promove é, segundo a edil, «um sinal da importância que atribuímos ao turismo enquanto factor de desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida das nossas populações».
Na sessão de abertura esteve presente Joaquim Rosa do Céu, presidente da Entidade Regional de Turismo e Vale do Tejo (ERTLVT). O responsável falou sobre «Palmela, Turismo e Futuro».
O responsável dirigiu o discurso para a «dimensão do território, que é parte significativa de toda a península de Setúbal e sintetiza um pouco toda a região onde nos inserimos». Para Joaquim Rosa do Céu, Palmela deve pegar nesta dimensão e associar a sua multiplicidade de atractivos, nomeadamente «o centro histórico que apela ao passado e tradição, mas também as realidades urbanas, os produtos como os queijos e vinhos, a natureza da Arrábida».
Para Joaquim Rosa do Céu, Palmela deve ainda tirar partido da proximidade da área metropolitana de Lisboa que é «o destino de 22% dos portugueses em Portugal e a origem de 49% de viagens em Portugal».
A concluir, o presidente da ERTLVT alertou para a necessidade «de os empresários e entidades públicas trabalharem em parceria e rede, assim como centrar atenções no turista, ou seja, ter horários simpáticos de abertura dos locais para visitar, traduções, centros históricos recuperados, zonas ribeirinhas preparadas para mostrar qualidade visual».
«Café Portugal»

Sem comentários: