.

.

.

.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MELHOR VINHO BRANCO DO SUL É DO TEJO

JÚRI INTERNACIONAL DISTINGUE ‘MARQUESA DE ALORNA RESERVA 2009’

O vinho da região do Tejo ‘Marquesa de Alorna Reserva 2009’, produzido pela Quinta da Alorna (Almeirim), foi eleito, na VINIPAX, o melhor vinho branco do sul do país.
Esta distinção foi atribuída por um painel internacional de jurados, em parceria com a Federação Internacional dos Jornalistas e Escritores de Vinhos (FIJEV), numa prova que colocou em competição os vinhos e produtores de referência das regiões vitivinícolas do Tejo, Alentejo, Algarve e Península de Setúbal.
“Trata-se de mais uma prova de reconhecimento de que os vinhos produzidos na região do Tejo são hoje capazes de ombrear, em qualidade, com os melhores vinhos produzidos em Portugal”, refere José Pinto Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).
Segundo Martta Simões, Enóloga da Quinta da Alorna, o ‘Marquesa de Alorna Reserva 2009’ é um vinho com aroma complexo e perfumado, onde predominam notas de fruta amarela muito madura, destacando-se o pêssego e a nêspera, envolvidas por um toque floral, completado com um aroma a baunilha discretamente transmitido pelo carvalho francês.
A mesma responsável acrescenta tratar-se de um néctar que acompanha bem peixes de forno, pratos tradicionais mediterrânicos com ervas ou carnes brancas, devendo ser servido à temperatura de 10-12ºC.
Na eleição dos melhores vinhos presentes na quinta edição da Vinipax, nota ainda para o nono lugar conquistado pelo vinho ‘Falcoaria Reserva Tinto 2007’, produzido na Quinta do Casal Branco, na categoria dos melhores vinhos tintos a concurso.
A feira Vinipax – Vinhos e Sensações do Sul decorreu em Beja, no Parque de Feiras e Exposições, de 7 a 9 de Outubro.

Sem comentários: