.

.

.

.

domingo, 25 de outubro de 2015

Pode a câmara lavar os contentores na rua?

Expliquem-me uma coisa sff...
Se eu lavar uma viatura na rua sou ou não autuado?
Decerto que sou, apesar das viaturas terem normalmente apenas poeiras.
Pode a câmara lavar os contentores na rua? Para onde vão os resíduos contaminados e nauseabundos que são retirados dos contentores por via da lavagem?
Dá muito trabalho diáriamente substituir 6/8 contentores, levar os sujos para local apropriado, lavá-los convenientemente em local canalizado para a ETAR e no dia seguinte retomar o ciclo de lavagem e substituição?
Claro que toda esta operação deve ser devidamente registada para manter a periodicidade de lavagem de cada contentor e, para os serviços saberem em cada local quando foi a última intervenção.
Mas isto sou eu armado aos cucos porque quem sabe, sabe, e este executivo faz tudo bem.
Pelo menos é essa a imagem que tentam passar. Noticia relacionada: "LAVAGEM DE CONTENTORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANO ...": 

8 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, as lavagens na via pública são matéria de Posturas Municipais.

Se a Câmara de Alpiarça lava os contentores do lixo na via pública, da forma mostrada nas fotos, é porque não há nenhuma disposição regulamentar deste Município, a impedir que se vaze ou deixe escorrer nas sarjetas ou sumidouros, águas poluídas, ou quaisquer substâncias perigosas ou tóxicas. Assim sendo, ninguém o pode impedir de lavar o seu veículo na via pública, incluindo o reboque de espalhar esterco.

Cada um tem o executivo Municipal que merece.

Anónimo disse...

O caricato da situação é publicarem fotos a promoverem uma suposta ilegalidade. Às vezes dou comigo a pensar que Alpiarça não passa de uma aldeia que nada evoluiu em 40 anos. Há atuações tão ingénuas que parece que desconhecem que as leis de 2015 são muito diferentes das da década de 80 do século passado e que a questão ambiental passou a ter uma importância prioritária.

Anónimo disse...

acabei de ler o texto que acompanha as fotos da lavagem dos contentores na via pública e tomei nota dos conselhos que, penso terem vindo da parte da Câmara Municipal ou Junta de Freguesia de Alpiarça. Reza o texto entre outras posturas:

" Para uma correcta utilização dos contentores e melhorar o serviço de recolha do lixo, devemos ter todos em conta as seguintes regras básicas:



. colocar os sacos fechados dentro do contentor;"

Parece-me, com todo o respeito pelas pessoas honestas e de boa fé, que isto é de uma "canalhice", uma "fanfarronice" uma falta de responsabilidade a toda a prova de quem está à frente do organismo que emite estes conselhos! Então, durante anos dezenas de munícipes têm aqui e noutros sítios, denunciado o facto de um cidadão devidamente identificado, andar todos os dias com ganchos e forquilhas a romper os sacos de plástico atados e colocados dentro dos contentores e ninguém responsável da autarquia tomou qualquer medida e, mesmo assim, continuam a aconselhar que se coloquem os sacos fechados dentro do contentor? Para quê? Para em seguida alguém identificado os ir danificar e os maus cheiros serem de novo lançados para o ar que todos respiramos? Não seria melhor ideia, primeiro que tudo desmotivar quem anda desrespeitosa e reiteradamente desde há anos a fazer o contrário do que aqui é aconselhado e faz todo o sentido?
Meus senhores, vamos lá deixar as hipocrisias de lado, as palavras de ocasião que não resolvem coisa nenhuma e, vamos arregaçar as mangas fazendo o que deve ser feito, senão nunca mais saímos disto!
Haja ao menos um rasgo de bom senso da parte de alguém responsável, caramba!

Anónimo disse...

Falam, falam, falam, mas esta cena da lavagem dos contentores deve estar correcta do ponto de vista ambiental, já que é uma Câmara do Partido Ecologista "Os Verdes" (por fora). Ninguém melhor do que "Os Verdes" (por fora) sabe o que se deve ou não fazer. Portanto, estejam calados.

Anónimo disse...

Primeiro criticou o cheiro e agora critica a lavagem. Pergunto que diferença há entre um alpiarcense e um Português? Haverá por esse País fora politicos como os que temos em Alpiarça? ou são os independentes que criticam a limpeza dos contentores?

Anónimo disse...

Saberá o sr. comentador o que é lavar em local PRÓPRIO? Ou o senhor só porque pode c***r fá-lo no meio da rua? Claro que não. Decerto o faz no local apropriado para o efeito.
Ninguém está contra a lavagem dos contentores, antes pelo contrário. O que se diz é que esta não é a forma correcta de fazer uma limpeza dos mesmos.
Toda a população decerto está de acordo e exige que os contentores sejam lavados e DESINFECTADOS, mas não desta forma que é contrária à prática de qualquer município que se preze de cumprir a lei em vigor.
Ou lavam-se os contentores e poluem-se as ruas com bactérias e escorrências poluentes?
Calculo que não perceba a diferença ...

Anónimo disse...

Se bem percebemos, o comentarista das 13.00 em ponto, chama à atenção para um individuo, devidamente identificado segundo diz, que percorre Alpiarça (com que fim não sabemos) a destruir os sacos de plástico que guaram o lixo que alguns cidadãos têm por hábito acondicionar, seguindo aliás, uma prática correta numa ótica de bons costumes. Chama também à atenção o mesmo comentarista para o facto de as entidades competentes não ligarem patavina ao assunto, embora digam e repitam que os sacos do lixo devem ser fechados quando metidos no contentor. Modestamente, parece-nos haver aqui uma falta de pulso para corrigir o que está mal, na medida em que são conhecidas as causas contraditórias de um princípio de bom procedimento que, ao ser tolerado em jeito de rebaldaria pela entidade administrativa, acaba por desmotivar os munícipes cumpridores.
Que mais poderemos dizer? Talvez tenhamos vontade de dizer aquilo que todos pensamos:
Este problema dos lixos e contentores já há muito que cheira mal.
E a culpa é de quem? A culpa é sempre do macaco!

Anónimo disse...

Mas nesta questão dos contentores parece-me que a única Lei que é violada é que o desempregado que anda a lavar e desinfectar os contentores mandado pelo senhor encarregado dos serviços de limpeza e com a anuência do Executivo, é o facto (fotografado) de por ser desempregado, por lei deve andar em serviços de ajuda e o que se vê é o homem A LAVAR SOZINHO OS CONTENTORES.

Depois parece que os resíduos interiores dos contentores são recolhidos por uma camioneta do lixo e o que fica no chão é «apenas» a sujidade exterior. Do mal o menos.

Isto porque mesmo nos casos em que se vê empresas ou outras câmaras a lavarem e desinfectarem contentores, parte da desinfecção é sempre feita na rua, o que deixa pressupôr que a maioria das câmaras não cumprem Leis e Regulamentos no que ao ambiente diz respeito.

Depois há a questão de não quererem que se ponham ramagens e ervas nos contentores, mas ninguém explica como é que os munícipes se desfazem do que resta da limpeza dos seus quintais, porque também é proibido foguear.

http://www.rostos.pt/paginas/imagens/semanal/26/261486.jpg

http://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/s190469a6/6804104_0cWnz.jpeg